Casa da Costa

Casa da Costa_Alçado Lateral Esquerdo

O património construído e natural é um dos sinais de identidade de um local, contribuindo de forma significativa para a história das localidades e para a valorização da imagem urbana. Assim, a implantação, desenho em planta, materiais, cores e volumetria da moradia tiveram em consideração as características tão próprias dos bairros de São João da Caparica, mantendo sempre uma imagem contemporânea.

O desenho da habitação fez-se a partir de um pátio central exterior arborizado, respeitando o maciço arbóreo existente, permitindo manter a essência do lote no interior da casa. Prevê-se uma linguagem arquitectónica contemporânea com cobertura em terraço e vãos amplamente rasgados, principalmente no seu alçado sul, com vista para a piscina. Estes novos elementos permitem um jogo de volumes, cores e texturas que animam uma composição em que os contrastes fortes dão o tom: a saliência e a reentrância dos planos da fachada, o contraste da opacidade dos paramentos rebocados e a transparência dos vãos generosos, a amenização dos balanços da cobertura na relação do construído versus não construído e a sua cumplicidade no jogo claro/escuro.

Pretende-se enfatizar a integração da arquitectura interior com o espaço exterior da casa, envolta na arborização existente.

Casa da Costa_Alçado Tardoz_Alçado Principal

Trata-se de uma moradia que se organiza em dois pisos. No piso 0 desenvolve-se fundamentalmente a área social da casa e no piso 1 a área privativa. Um amplo pátio central que funciona como uma sala exterior é o elemento chave da organização dos pisos que garante excelentes condições de luz natural para os vários compartimentos. Ao nível do piso 0, o pátio estabelece a separação entre a área social e a área privativa da casa. No piso 1 garante a separação entre a ala da suite principal e a ala dos restantes quartos.

- Designação
Casa da Costa
- Função
Habitação
- Localização
São João da Caparica
- Data início da obra
Novembro 2020

Ficha Técnica
Coordenadores Mário Ferreira e Margarida Costa e Silva
Equipa de Arquitectura: Arqª Margarida Costa e Silva, Arqº Sérgio Torres, Arqª Mariana de Morais
Equipa de Engenharia: Engº Mário Ferreira, Engª Andreia Costa, Engº Gil Santos
Paisagismo: Rio Plano – Arquitectura Paisagista, Lda.
Imagem 3D: João Duarte

Equipa 1mLdaLogo 1MLdaA 1M ARQUITECTURA ENGENHARIA foi criada em 2004 por Mário Ferreira e Margarida Costa e Silva. Um Engenheiro Civil e uma Arquitecta que desenvolvem projectos nas diversas áreas de Engenharia e Arquitectura, privilegiando um relacionamento próximo com os seus clientes.

Uma equipa coesa e fortemente motivada garante elevados índices de rendimento sempre com o apoio de tecnologia avançada e constante actualização.

A empresa desenvolve a sua actividade de forma multidisciplinar somando experiências em vários sectores como habitação, comércio, serviços e indústria.

Cada projecto corresponde a uma nova abordagem, que requer uma pesquisa abrangente que motiva a equipa no desenvolvimento de novos projectos com o objectivo de promover novas formas de vida, através de um trabalho coordenado entre arquitectos e engenheiros garantindo qualidade nas suas intervenções.

Projectos em carteira:
– Casa da Costa, Almada;
– Casa da Mata, Arruda dos Vinhos;
– Casa do Vimeiro, Torres Vedras;
– Hotel Mouraria, Lisboa;
– Hotel Sta. Apolónia, Lisboa;
– Casa de Birre, Cascais;
– Oficina de Veículos Pesados, Mangualde.

Gabinete:

1M ARQUITECTURA ENGENHARIA, LDA

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.