Edíficio de Habitação Multifamiliar
- Publicado em 20-03-2018, por Conceição Pedro
- Destaque | Engenharia | Reportagens
GEOTECNIA E FUNDAÇÕES
Como não existiu Relatório Geológico-geotécnico, adoptou-se uma tensão de segurança de 300 KPa, que terá de se verificar em obra.
Em todo o perímetro dos pisos enterrados, foi considerada a utilização de paredes em betão armado, representadas nas peças desenhadas. Os pilares e paredes das caves são fundados em sapatas continuas.
A solução preconizada para as caixas de elevador consiste em paredes em betão armado.
Estruturalmente, o restante edifício, conta com lajes em betão pré-esforçadas com 0.25 m de espessura com recurso a vigas periféricas onde são ancoradas as armaduras de pré-esforço. Essas vigas periféricas descarregam diretamente em pilares que por sua vez vão descarregar na sapata continua.
A solução preconizada para a cobertura consiste numa solução de lajes colaborantes apoiadas em vigas (perfis metálicos HEA 180), que por sua vez descarregam nos pilares de betão que nascem nas fundações.
COMBINAÇÃO DE ACÇÕES
Efectuaram-se as combinações fundamentais necessárias à verificação da segurança em relação aos estados limites últimos de resistência e estados limites de utilização. Os coeficientes de majoração a considerar nas combinações fundamentais de acções foram os seguintes: Cargas Permanentes e Sobrecargas: 1.5 – 1.5 Cargas Permanentes; Sobrecargas e Sismo: 1.0 – 1.5 – 0.4
MÉTODOS DE CÁLCULO
A obtenção de esforços foi feita com recurso a programas de cálculo automático de estruturas.
Foram tomados em conta elementos de barra para simular as vigas e pilares. No caso das lajes, os elementos de barra verticais foram ligados aos elementos adjacentes através de barras rígidas, sem massa nem peso.
A nível sísmico foram considerados espectros de resposta com amortecimento de 5% a actuarem em 2 direcções perpendiculares em simultâneo e reduzidos de 2/3 na direcção vertical, para cada tipologia de sismo considerada.
Na memória de cálculo poderão ser consultadas as frequências próprias e os respectivos factores de participação de massas.
VERIFICAÇÃO DA SEGURANÇA E DIMENSIONAMENTO
A verificação da segurança em relação aos Estados Limites Últimos e Estados Limites de Utilização foi efectuada de acordo com os critérios estabelecidos no Regulamento de Segurança e Acções (R.S.A.), nos Eurocodigos 1, 2 e 3.
O dimensionamento foi efectuado de acordo com o estipulado nos Eurocodigos 1, 2 e 3.
MATERIAIS
Os materiais preconizados, considerando uma vida útil de projecto de 50 anos, foram os seguintes:
– Betão B30 -C25/30 Dmáx22 S3 XC2 em fundações;
– Betão B30 -C25/30 Dmáx22 S3 XC2 em geral;
– Betão do Massame e formação de pendentes – C16/20;
– Betão de regularização – C12/15;
– Aço A500 NR nas armaduras em varão em geral e reforço;
– Aço de Pré-Esforço – Y 1680 C5;
– Aço em Perfis Metálicos – S275JR e parafusos classe 8.8;
– Malhasol CQ35.
A SILVA MENDES ENGENHARIA LDA é uma empresa de Consultores e Projectistas em Engenharia, fundada em meados de 2007 pelo seu Director Técnico – Eng.º Nuno Silva Mendes. A génese do grupo, bem como a formação base dos seus colaboradores é o Projecto de Estruturas, Segurança contra Incêndios, Instalações Hidráulicas, Estudos de Comportamento Térmico e Acústico e a Coordenação e Gestão de Empreitadas, constituindo estas áreas de prestação de serviços ainda hoje o Core Business da equipa.
O nosso objectivo é encontrar a melhor solução para o Cliente, garantindo o rigor e competência, cumprindo prazos, que nos distinguem dos concorrentes.
A nossa equipa assegura que os trabalhos sejam executados com a máxima eficiência e profissionalismo.
MISSÃO
“Oferecer atendimento e soluções completas através de uma relação personalizada com o cliente, para que ambos alcancem plenamente os seus objetivos e expectativas, de forma ética e responsável”.
PRINCÍPIOS
1. Satisfazer sempre as necessidades dos nossos clientes
2. Aplicar plenamente a engenharia na busca de soluções
3. Promover pessoas realizadas
4. Buscar continuamente o aperfeiçoamento dos processos e a qualidade final
5. Cumprir metas e acordos, através de relacionamentos justos e transparentes
6. Segurança e solidez
VALORES
1. Clientes
2. Colaboradores
3. Parceiros
4. Competitividade
Principais projectos em carteira
- 15 Moradias
– Rede de abastecimento de águas ao parque de Monsanto
– Fábrica Aviludo, redes prediais
– Acessos à fábrica da Silvex, rede de drenagem
– Edificio de habitação na Lapa
– Fiscalização posto de limpeza do Beato
– Fiscalização espaço fazeres do Beato
– Sede da Santa Casa da Misericórdia de Canha
– Fiscalização casa do guarda na EB1 do Beato