Habitação Vale Penela

A proposta para esta habitação sustentável faz parte integrante do futuro empreendimento de turismo rural situado em Vale de Penela, no concelho de S. João da Pesqueira, parte do convite feito pelo promotor a residir fora do concelho mas interessado em reabilitar a quinta de família para um “Turismo Rural”.

A quinta está devidamente integrada e adoçada a aldeia de forte componente rural, com grande potencial de reabilitação e valorização devido sobertudo a sua posição privilegiada sobre a paisagem.

Formalmente a habitação desenvolve-se a cota alta da quinta, e organiza-se entre 3 sobreiros centenários e sobre as ruínas de uma preexistência que marcam e caracterizam o local. Deste modo procurou-se desde início destacar o relação singular com a paisagem e com o terreno, propondo dois módulos balançados sobre a preexistência e que se interceptam consoante a localização dos 3 sobreiros. Estes módulos destacam-se pelas suas aberturas sobre a paisagem e pela abordagem do método construtivo.

A habitação sustentável caracteriza-se por um método construtivo composto por estrutura em ripado de madeira intercalado com revestimento a cortiça, minimizando deste modo o impacto ambiental e paisagístico, assim como beneficiando, para além da sua plasticidade, as características técnicas dos materiais, nomeadamente a beneficiação energética.

Programaticamente a habitação organiza-se através de dois módulos num único piso, no primeiro volume desenvolvem-se os espaços de cozinha, instalações sanitárias e sala de estar voltada para a paisagem, e o segundo volume que intercepta este primeiro, desenvolve-se o quarto, o espaço de leitura assim como duas varandas balançadas que abraçam os sobreiros.

Esta habitação sustentável, sendo parte integrante do empreendimento de turismo rural, permitirá que os hóspedes tirem partido de todas as potencialidades turísticas excepcionais intrínsecas da propriedade, assim como pelas valências introduzidas na proposta desenvolvida.

 

A ha+architects não é apenas mais uma prestadora de serviços de arquitectura, é sim um parceiro que sendo especialista em soluções integradas para o sector do turismo, reabilitação, investimento imobiliário e retalho, elabora um processo que tem por base uma visão integrada numa estratégia global de intervenção, isto é, ir ao encontro das expectativas do promotor e do cliente final.

Agimos com eficiência, pragmatismo e perseverança. Onde a Arquitectura é parte integrante de um todo, distinguimo-nos pela paixão e exigência transmitida a cada projecto, tornandonos competitivos e eficientes, tendo sempre em vista a viabilidade económica da operação pretendida. Somos um parceiro e assessor em todas as etapas do investimento.

A ha+architects é um atelier que trabalha para ser referência na área do projecto e da consultadoria, no sector da reabilitação. Garantimos uma capacidade de resposta multidisciplinar e pragmática que resulta da experiencia de toda a equipa que constitui a ha+architects, com um elevado grau de exigência e fortemente motivada nas várias áreas que são vitais para a criação de projectos integrados, conseguindo estabelecer uma relação contínua e profícua de confiança com o cliente (promotor).

Partimos de um estudo aprofundado sobre as expectativas do cliente (promotor), assim como do programa apresentado por este com as suas várias valências, desde económicas a prazos de execução.

A ha+architects, ao analisar o desafio em toda a sua extensão e estudando as possibilidades de construção, encontra uma solução eficaz e inteligente que viabilize o investimento.

Distinguimo-nos uma vez mais pelo facto de mantermos um fio condutor desde a ideia estratégica, passando pela fase crucial de obra e sua direcção, até a conclusão, pretende-se deste modo que o investimento do promotor ou particular seja o mais eficiente possível.

Elementos como prazos, rigor, excelência e qualidade são princípios basilares na nossa forma de trabalhar. Não vamos ver se fazemos, nós fazemos acontecer.

 

Projectos em carteira:
– Turismo Rural Quinta do Matoitinho | Montemor-o-Velho
– Reabilitação moradia Rio Tinto | Gondomar
– Turismo Rural S.João da Pesqueira | S.João da Pesqueira
– Turismo Rural Quinta da Samouca | Agueda
– Reabilitação (execução) Quinta do Cachao de Arnozelo | Carrazeda de Ansiães
– Reabilitação Predio Rua do Almada | Porto

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.