Reabilitação de Edifício de Habitação

O presente projeto de reabilitação de um edifico de habitação, cuja construção original data de 1901, suporta-se na sua história e do bairro em que se situa – Alfama.

O edifício, hoje desabitado por força da sua degradação, será alvo de uma reabilitação profunda, onde se prevê o redesenho dos seus apartamentos de forma a tornar a sua compartimentação verdadeiramente funcional, Prevê-se manter, ainda assim, os valores históricos existentes, como o sistema construtivo tradicional, ou a preservação do seu núcleo de escadas central, para que os futuros habitantes não percam toda esta história riquíssima mas com todas as condições de habitabilidade.

A urgência em recuperar este património arquitetónico é uma evidencia. Em primeiro lugar para o consolidar estruturalmente evitando uma maior deterioração; em segundo lugar, para recuperar o uso habitacional com todo o conforto atualmente exigível, promovendo uma melhoria das condições de segurança e de salubridade da edificação e oferecendo assim mais uma opção para fixar pessoas no centro histórico da cidade.

DESCRIÇÃO DA SOLUÇÃO

Com a reabilitação do edifico, pretende-se preservar a sua história, valorizando a sua tipologia habitacional característica, mas intervindo de forma a criar condições reais de conforto para que o edifício volte a ser vivido.

Mantendo toda a sua estrutura de suporte e as características construtivas, como panos de fachada, núcleo de caixa de escadas e pavimentos de madeira. pretende-se intervir acima de tudo ao nível da compartimentação interior, melhorando significativamente a sua funcionalidade.

Atualmente o edifício alberga 2 apartamentos por piso, com áreas de 18 m² e 23 m². A solução apresentada suprime um dos apartamentos e cria apenas uma habitação por piso, conseguindo assim uma área já aceitável para os parâmetros habitacionais atuais.

O ultimo piso, atualmente mais degradado e com um acesso bastante difícil será alvo de adaptações que permitirão melhorar significativamente a habitabilidade e salubridade daquela habitação.

Desenho De Fachada

Procurando uma melhor integração urbanística do edifício, decidiu-se intervir pontualmente ao nível do alçado principal, tentando harmonizar os elementos arquitetónicos de forma a encontrar uma unidade formal que hoje não existe. Serão recriados para isso alguns elementos característicos da arquitetura de Alfama e demais bairros históricos de Lisboa.

A composição de fachada acrescenta agora nos pisos 1 e 2 duas janelas de sacada ao centro, conseguindo um novo equilíbrio formal.

Ao nível do piso 4, redesenhou-se os vãos passando a janelas de sacada e criando uma pequena varanda corrida sobre o primeiro beiral.

No ultimo piso, harmonizou-se o desenho dos vãos integrando-os na logica compositiva do alçado, repetindo novamente a varanda corrida sobre a platibanda.

ATELIER
PEDRO CARRILHO é um atelier inovador, fortemente apostado na internacionalização, capaz de responder às necessidades e expectativas dos seus clientes, oferecendo soluções globais nas áreas da Arquitetura, Reabilitação e Recuperação de Património Edificado, Regeneração Urbana e Planeamento Urbano. Com um sólido portfólio reconhecido pelo seu know-how, criatividade, inovação, rigor e seriedade.

PROCESSO
Com uma abordagem transversal dentro do universo da arquitetura, a PEDRO CARRILHO conta com um conjunto de técnicos próprios, consultores especialistas nas suas diversas disciplinas e empresas de referência que permitem uma abordagem global do projecto.

RELAÇÃO
Tendo por base uma relação forte e de parceria com cada um dos seus clientes, a PEDRO CARRILHO “está ao seu lado desde o princípio ao fim de cada projecto. Acreditando no processo de trabalho participativo, cada cliente acompanha ativamente o desenvolvimento das soluções. O resultado será sempre um projecto com a assinatura de uma equipa multidisciplinar, que vai muito para além do arquiteto que empresta o nome ao atelier.

Projectos em carteira:
– Projeto de Condómino Fechado em Agra do Reis – RJ – Brasil, Luiz Clemenceu, 2013, em curso
– Projeto de Reabilitação de Edifício de Habitação na Rua da Prata, Lisboa, Incorporadora Premium, Lda, 2013 – em curso
– Projeto de Requalificação da Escola EB1 dos Arneiros – Caldas da Rainha, Câmara Municipal de Caldas da Rainha, 2013 – em curso;
– Projeto de Reabilitação de edifício de Habitação na Calçadinha de Santo Estevão, Alfama – Lisboa, STATESPAZIO;LDA, 2013- em curso;
– Projeto de Reabilitação de edifício de habitação na Calçada do Cascão, Alfama – Lisboa, STATESPAZIO,LDA, 2013-em curso;
Habitação unifamiliar em Tires – Cascais, Joaquim Cabral, 2011;
– Requalificação da Feira Cascais – área de intervenção 10.000m², C.M. de Cascais / Pluriescala, em curso;
– Requalificação da Feira e Mercado de Carcavelos – área de intervenção 22.000m², C.M. de Cascais / Pluriescala, em curso;
– Projeto de Requalificação e Ampliação do Quartel de Bombeiros Voluntários de Carregal do Sal, Associação Humanitária dos B.V. de Carregal do Sal, em curso

Volume de negócios
200.000 euros

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.