Ponto C – Cultura e Criatividade. Conheça o Atelier aqui!

Ponto C - Cultura e Criatividade_1
O Ponto C – Cultura e Criatividade nasce de uma requalificação e ampliação de um edifício para fins culturais, no centro histórico de Penafiel. Este centro cultural pretende assumir-se como um pólo de referência no concelho e na região do Tâmega e Sousa, podendo ser utilizado para eventos diversos, desde concertos e teatro, a cinema e congressos. Será constituído por um auditório, uma sala polivalente para eventos de menor dimensão, uma nova praça, zonas verdes e um anfiteatro natural. No âmbito da Acústica destaca-se, pela sua importância, a construção de raiz de um Auditório – com capacidade para 400 pessoas e diversos tipos de eventos, mas com principal foco na Música – e a Sala 2, alojada num edifício preexistente que irá capacitar este centro com atividades culturais e recreativas de grande polivalência.

Procurou-se desde o início do projeto garantir condições acústicas de elevada qualidade para as valências funcionais previstas, cuja diversidade representa do ponto de vista da Acústica, requisitos por vezes incompatíveis entre si. Para dar resposta a esta solicitação, foi necessário partir de uma configuração para concertos, com as devidas adaptações geométricas a outras valências, mas também utilizando sistemas de acústica variável, que permitem a modificação das condições acústicas da sala às necessidades específicas de cada tipo de evento.

Ponto C - Cultura e Criatividade_2

De acordo com os critérios para o desenho de salas de concerto de grande qualidade do ponto de vista acústico, foi decidido como premissa base de projeto limitar ao máximo a utilização de superfícies com características de absorção sonora, de forma a obter um tempo de reverberação base adequado – necessário à realização de concertos com orquestra  – e realizar o controlo do campo sonoro através do cuidado desenho da geometria do espaço e utilização de revestimentos difusores onde necessário.

 Designação
Ponto C – Cultura e Criatividade

 Função
Centro Cultural podendo ser utilizado para eventos diversos, desde concertos, teatro, cinema e congressos

 Localização
Penafiel, Portugal

 Dono de Obra
Câmara Municipal de Penafiel

 Data conclusão da obra
2020 (previsão)

Ficha Técnica
Arquitectura: Galeria Gabinete
Acústica: InAcoustics

Ponto C - Cultura e Criatividade_Logotipo

Ponto C - Cultura e Criatividade_LogotipoA InAcoustics – Engenharia Acústica, Vibrações e Ambiente, fundada em 2004 pelo Eng.º Octávio Inácio, é uma empresa especializada na elaboração de projetos e estudos em Acústica e Vibrações. Nesta área, presta uma grande diversidade de serviços de engenharia: da Acústica Arquitetónica à Eletroacústica, do Controlo de Ruído e Vibrações aos Mapas de Ruído, da Monitorização à Investigação e Desenvolvimento. A sua atuação abrange diversos mercados como a Arte e Cultura (salas de concerto, teatros, museus), os Transportes (ruído rodoviário, ferroviário e aeronáutico), a Energia (centrais termoelétricas, energia eólica), a Construção (habitação, hospitais, escolas) e a Indústria (transformadora, extrativa). Com esta extensão de serviços é possível responder às necessidades da sociedade no âmbito da interação que o Som tem com os espaços e as pessoas.

Colabora regularmente em projetos dos arquitetos Álvaro Siza Vieira, Eduardo Souto de Moura, João Luís Carrilho da Graça e Aires Mateus, elaborando consultoria e projetos a nível nacional e internacional. Dos projetos atualmente em curso, destacam-se o Centro de Música de Cracóvia, o Museu de Belas-Artes de Reims, o Pavilhão do Brasil na EXPO 2020 Dubai e as Estações da Ampliação das Linhas do Metro do Porto.

Gabinete:

INACOUSTICS – ENGENHARIA ACÚSTICA, VIBRAÇÕES E AMBIENTE, LDA.

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.