Eco-Resort. Conheça o Atelier aqui!

Eco Resort
ECO-RESORT – INCLUSÃO – TRADICIONAL – INOVADOR Criar um resort que respeite as tradições e cultura local e ao mesmo tempo esteja na vanguarda dos conceitos arquitetónicos e ecológicos foi o desafio lançado pelo cliente. Duas orientações fortes dominantes na aldeia de TCHIAKPÉ- BENIN ditaram a organização do espaço e a distribuição dos diferentes equipamentos no terreno. Estas orientações serão a ancora para o embasamento e coberturas dos diferentes espaços, criando uma imagem homogénea e unificadora. Estes dois elementos (embasamento e cobertura) irão proteger os vários volumes dos diversos
programas, criando assim diferentes espaços mais orgânicos com diferentes características público/privado.
Sustentabilidade será a base de todas as intervenções num terreno virgem de forma a que a pegada ecológica seja a menor possível. Um consumo sustentável e consciente, utilização de energias renováveis, economia de energia, economia e reuso de água, reciclagem de lixo, utilização de madeira de origem certificada, etc. serão conceito que estarão presentes desde na fase de conceção, construção e exploração do resort.
A utilização de sistemas construtivos tradicionais do país e materiais locais sempre que possível, além de contribuir também para a redução da pegada ecológica referida anteriormente, contribuirá para uma integração com a arquitetura local. A utilização do máximo de mão de obra local e materiais que não impliquem grandes transportes impulsionarão a economia local e fomentará a criação de emprego.Para tornar o ato de construir um processo com uma menor pegada ecológica é necessário reduzir ao máximo todas as opções pelas energias não renováveis e optar pelo mais baixo valor de emissões possível.
ESTRATÉGIA-O sentido de chegada e a configuração do terreno foram os pontos de partida para desenvolver o programa. Estas, juntamente com as duas orientações fortes e dominantes na aldeia de TCHIAKPÉ, definem percursos e orientações dos edifícios. Os percursos rígidos e geométricos dão lugar a formas mais orgânicas à medida que nos afastamos da lagoa e chegamos à zona dos bungalows, que se pretende mais descontraída e natural. Todas as zonas estão perfeitamente definidas funcionalmente, mantendo a mesma linguagem que unificará todo o Resort.
Os materiais e as técnicas construtivas como os muros de taipa e as coberturas em colmo, complementarão a imagem homogénea, moderna e tradicional que se pretende.
O primeiro contacto com o Resort será através do cais de chegada. Este receberá os utilizadores, orientando-os para o edifício de receção antes de se dirigirem aos diferentes espaços – Spa, Restaurante ou Bungalows.

Eco Resort_2

A madeira de Teca será o material dominante em todos os percursos, procurando manter a identidade das construções locais e ao mesmo tempo permite obter um desenho moderno e atual.
O deck será utilizado em todos os percursos de forma a termos um material autóctone, interferindo assim o mínimo na paisagem natural.
REFÚGIOS INTEGRADOS NA NATUREZA- A perfeita harmonia entre arquitetura e natureza num cenário paradisíaco e em estado virgem.

- Designação
Eco-Resort

- Função
Turismo

- Localização
TCHIAKPÉ, Benin

- Data conclusão da obra
sem previsão

Ficha Técnica
Proprietários: Francis Nicaise Tckiakpe
Arquitetura: Space Emotions – arquitectura, construção e consultoria Lda
Equipa: Natacha Sofia Alves e Hugo Pacheco, arquitetos
Colaboração: Luís Santos, arquiteto
Design 3D: Gonçalo Alves

Eco Resort_FotoGabineteProjectista+Logotipo

Space Emotions é uma empresa criada recentemente, no entanto, conta Space Emotions é uma empresa criada recentemente, no entanto, conta já com uma vasta experiência desde 2000. Somos uma equipa multidisciplinar, com ambição de enfrentar novos desafios que procura uma nova forma de fazer arquitetura baseada na inovação, criatividade, conhecimento e rigor. Cada projeto é enfrentado como uma oportunidade de criar algo novo, na procura de uma solução adaptada ao local e ao programa pretendido.
“A arquitetura é um estado de emoções, prova diferentes sensações no Homem.”

Projectos em carteira:
– 2 Edifícios Multifamiliares – V. N. Gaia
– Moradia Unifamiliar – Penafiel

Gabinete:

SPACE EMOTIONS

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.