Liceu Francês Charles Lepierre. Conheça o Atelier aqui!

Revista Anteprojectos Setembro 2019 ed 302 pg008a

No âmbito do concurso internacional lançado pela AEFE (Agence pour l’enseignement français à l’étranger) para a Alteração do Liceu Francês Charles Lepierre em Lisboa, o atelier francês Méandre etc (Montreuil) foi a proposta vencedora, sendo que para a elaboração do Licenciamento do projeto na Câmara Municipal de Lisboa e do Projeto de Execução para obra, estabeleceu uma parceria com o atelier de arquitetura Matelier, de Lisboa. No desenrolar do processo, a Rio Plano foi convidada por este atelier para a elaboração do Projeto de Intervenção Paisagística em todas as suas fases.
A zona de intervenção apresenta uma área de 8330 m2 e diz respeito aos recintos escolares da Creche, da Primária e da zona de Campos de jogos ao ar livre, sendo que parte da escola não será alvo de intervenção. Serão construídos novos edifícios de apoio às duas áreas de ensino e todo o espaço de recreio destas zonas será requalificado e adaptado às novas exigências.

Revista Anteprojectos Setembro 2019 ed 302 pg008b

O conceito para a nova intervenção paisagística está associado à plasticidade das formas e presença de cores intensas, que nos reportam para o mundo imaginário das bandas desenhadas e filmes de ação, onde a os elementos gráficos desenhados no chão, os bancos em formas aleatórias, as zonas de borrachas de grande expressão e a vegetação com texturas e formas expressivas, associados a equipamentos de grande envergadura para as diferentes idades, nos conferem um ambiente diferenciado e apelativo para o recreio infantil e juvenil.
Associado a esta intenção, a consciência ambiental e ecológica é transversal em todo o projeto, quer nos edifícios, quer no espaço exterior.

- Designação
Liceu Francês Charles Lepierre
- Função
Educação
- Localização
Avenida Engenheiro Duarte Pacheco, 32, Lisboa
- Data início da obra
2019

Ficha Técnica
Paisagismo: Arquitecto Paisagista Paulo Simões;
Arquitectura: Méandre e Matelier, Lisboa
Engenharia: LAIII

Revista Anteprojectos Setembro 2019 ed 302 pg008cRevista Anteprojectos Setembro 2019 ed 302 pg008dA RIO PLANO surge no mercado no início de 2001, como uma empresa de concepção de projectos e consultoria nas áreas de Arquitectura Paisagista, Ambiente e Arte urbana. O atelier possui uma grande carteira de estudos onde a interdisciplinaridade constitui um factor impar no desenrolar dos projectos, com a presença de diversos consultores, nas áreas da Arquitectura, Engenharias (Civil, Ambiente, Florestal e Agronómica), Economia, Jurídica, Design e Arte. Para além da sua principal ação consistir em projetos de arquitetura paisagista, o atelier integra ainda na sua política de acção a criação de sinergias com o meio académico, com o estabelecimento de parcerias com entidades de ensino nacionais e internacionais.
As suas principais áreas de acção são reflectidas nos vários projectos realizados, onde se destacam, a requalificação de áreas naturais, planos de praia, centros históricos, requalificação ambiental e paisagística de aterros sanitários, recuperação de zonas degradadas, jardins municipais e quintas históricas, museus, empreendimentos turísticos, campos de Golf, escolas, campos de jogos, parques urbanos, zonas de recreio infantil e juvenil, condomínios privados e moradias, estudos de impacto ambiental bem como a fiscalização de obras.

Projectos em carteira:
– Projecto de Intervenção e Requalificação das Ilhas Barreira e Ilhotes – Ria Formosa (ilhas do Farol, Culatra, Armona, Fuseta e Tavira)
– Novo Cais da ilha de Tavira
– Projecto de requalificação urbana do Centro Histórico de Coruche e zona ribeirinha
– 12 Planos de requalificação urbana de ARU em Cascais
– Corredor Verde Oriental – Parque Urbano Vale do Fundão e ligação Quinta das Flores – Rio Tejo
– Projecto de Requalificação do Ambiente Urbano e Equipamentos Públicos de utilização coletiva da Margem do Rio Zêzere – Constância

Gabinete:

RIO PLANO – ARQUITECTURA PAISAGISTA, LDA

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.