Escolhas Inteligentes – Guias para Janelas Eficientes.

ETIQUETAClasse+_ ArtigoGuiaJanelasAs janelas são a componente na envolvente dos edifícios onde existe maior potencial de intervenção e na qual os proprietários estão mais disponíveis para investir com vista a melhorar o seu conforto e reduzir a factura energética com a climatização da sua habitação.

Janelas eficientes significam maior poupança energética, melhor insonorização acústica, mais isolamento térmico e melhor saúde para os habitantes de espaços residencial e comerciais. Por isso, fazer as escolhas certas na instalação de novas janelas, quer nas reabilitações de edifícios quer no projecto de edifícios novos, é determinante para a qualidade de vida dos seus ocupantes desses espaços.

Foi nesse sentido que o sistema de etiquetagem energética CLASSE+, enquanto iniciativa da ADENE – Agência para a Energia e para facilitar a escolha de produtos mais eficientes na reabilitação de edifícios, lançou o roteiro “3 Passos para Escolher Janelas Eficientes CLASSE+” e o “Guia Técnico para Janelas Eficientes” CLASSE+. Ambas as publicações estão disponíveis em www.classemais.pt e são úteis para orientar técnicos e consumidores numa escolha informada e exigente sobre as janelas mais adequadas às características e utilização dos espaços que servem.

Para uma escolha informada de novas janelas é fundamental:

1. Preparar a consulta ao mercado Deve ser recolhida a informação essencial sobre as janelas que se pretende substituir/instalar, de forma a facilitar o diálogo com as empresas e fazer com que as propostas que estas apresentem sejam mais assertivas [p. ex. número e dimensões (largura x altura) de janelas; respectiva orientação (sul, norte…); tipo de abertura (correr, batente, oscilo-batente, etc.), tipo de caixilho (alumínio, PVC, madeira, etc.)].

2. Consultar, pelo menos, 3 empresas aderentes ao CLASSE+ Preferencialmente deve ser efectuada uma consulta por escrito. Para escolher as empresas a consultar, está disponível no site CLASSE+ uma listagem com as empresas aderentes. Deve ser assegurado que as propostas recebidas incluam a simulação de etiqueta energética das janelas e que a instalação será feita por profissional credenciado CLASSE+. A substituição de uma janela vulgar, de vidro simples e sem corte térmico, por uma janela com etiqueta CLASSE+ com classificação “A+” permite reduzir em, pelo menos, 55% as perdas de energia associadas a esse elemento.

3. Comparar as propostas em vários aspectos que não apenas o preço Deve proceder-se a uma comparação cuidadosa das propostas indo para além da mera comparação do preço. A sua escolha deverá ser assente na proposta que lhe dará mais benefícios em termos de qualidade, conforto e poupança de energia.

O “Guia Técnico para Janelas Eficientes CLASSE+” contém informação sobre os parâmetros a considerar na escolha das melhores janelas, orientando também sobre os elementos a facultar às empresas fornecedoras para facilitar a recepção de propostas mais assertivas. O guia contém ainda orientações para uma manutenção e conservação adequadas das janelas, assegurando a sua eficácia e prolongando o tempo de vida destes elementos essenciais à nossa qualidade de vida nos edifícios.

Mais informação:

ADENE

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.