Acessos Mecânicos ao Castelo de Leiria. Conheça o Atelier aqui!

Anteprojectos Agosto 2019 pg16a

O Acesso Mecânico ao Castelo de Leiria é uma das intervenções propostas no Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS), e é parte integrante do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) para a Cidade de Leiria constituindo, este último, uma das ferramentas para implementar estratégias de reabilitação e regeneração de uma forma integrada1.
Assim, pretende-se criar dois percursos alternativos ao Castelo de Leiria (um pelo lado norte e outro pelo lado sul), que se complementam, fechando um circuito, com vista a dotar o Castelo de meios de acesso mecânicos, ou seja, um acesso pedonal assistido, que alcancem o objectivo geral de melhorar as acessibilidades dos seus visitantes e residentes na zona, e, em particular, evitem os constrangimentos que resultam da utilização do transporte individual, atentas as características do acesso que não permite a sua utilização de modo sustentável, potenciem os estacionamentos periféricos e a retirada dos carros da zona histórica, reduzam as emissões de CO2 e promovam modos suaves de transporte, caracterizados como meios de deslocação e transporte a velocidade reduzida, que ocupam pouco espaço na via pública e não emitem poluentes atmosféricos nem ruído, sendo encarados como uma mais-valia económica, social e ambiental, e uma verdadeira alternativa ao veículo automóvel2.

Anteprojectos Agosto 2019 pg16b

Em suma, o objectivo é facilitar o acesso ao Castelo através da instalação de elevadores, tanto do lado Norte como do lado Sul, numa óptica de um movimento pendular, que permite aos visitantes e residentes aceder ao Castelo e à parte alta da cidade seja a partir da zona de estacionamentos que existe na zona do estádio, seja a partir do centro da cidade.

Ficha Técnica
Especialidades:Urban Point, Civil; Agostinho Silva, Eléctrico; Paisagismo, Ideia Verde;
Mecânico, AMVC; Geotecnia, Deltatau; Arqueologia, Atalaia Plural.

 Designação
Projecto para Acessos Mecânicos ao Castelo de Leiria
 Função
Acessos mecânicos inseridos Plano de Mobilidade Urbana Sustentável
 Localização
Castelo de Leiria, Leiria
 Dono de Obra
Município de Leiria
 Data conclusão da obra
2019 (final do ano – previsão)

Anteprojectos Agosto 2019 pg16cAnteprojectos Agosto 2019 pg16dA exercer desde Julho de 1999, formamos uma equipa jovem e dinâmica com uma empresa competitiva capaz de responder de forma eficaz aos trabalhos solicitados.
Tendo em conta a multidisciplinaridade no âmbito da Arquitectura, apostamos na flexibilidade da equipa, sempre em colaboração directa com as áreas que se relacionam com a actividade que desenvolvemos.
O âmbito dos nossos projectos abrange diferentes áreas da arquitectura, tais como: habitação colectiva e individual; equipamentos; serviços; interiores; espaço público; planeamento e urbanismo; ambiente e paisagismo.
Temos um particular interesse pela área da recuperação e preservação do património arquitectónico. Esta é aliás uma área de formação específica dos sócios fundadores.
Assim, temos como objectivo a satisfação do cliente através de projectos integrados com elevado rigor na execução, inovadores e com o sentido do lugar.
Tudo isto, respeitando sempre a memória das preexistências, o sítio e a envolvente, deixando uma marca contemporânea.

Projectos em carteira:
– Conjunto Habitação Multifamiliar Stª Eugénia
– Conjunto Habitação Multifamiliar Quinta do Serrado
– Unidade Hoteleira da Ribeira

Gabinete:

AMVC – ARQUITECTOS ASSOCIADOS, LDA

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.