Moradia Bi-familiar. Conheça o Atelier aqui!

Anteprojectos Agosto 2019 pg09a

No lote em causa é proposta a construção de uma moradia bi-familiar com dois fogos, perfazendo uma área de implantação total de 219,65 m² e 421,23 m² de área bruta de construção.
• Fracção A – 206,60 m2 (área bruta) + 209,60 m2 (área de logradouro)
• Fracção B – 214,63 m2 (área bruta) + 200,75 m2 (área de logradouro)
O lote de terreno tem uma área total de 663m².
A proposta acautela a necessária beneficiação do espaço público contíguo prevendo a cedência de área para passeios, num arruamento onde são inexistentes, beneficiando a circulação pedonal e viária, ficando o lote com 630m² de área.
O terreno é elevado em relação à cota da rua assim como algumas das moradias na proximidade, incluindo o lote contíguo ao objecto de estudo, a Norte e a Oeste. Esta questão obriga à criação de lances de escadas exteriores para vencer o desnível apresentado, são no entanto tidos em conta os parâmetros legais que dizem respeito à acessibilidade de acordo com o Decreto- Lei nº 163/2006 de 8 de Agosto.

Anteprojectos Agosto 2019 pg09b

Em relação à distribuição funcional dos diversos compartimentos interiores dos fogos, os mesmos apresentam-se da seguinte forma:
A cota de entrada no lote permite o acesso de viaturas e o seu estacionamento do interior (num total de 6 lugares de estacionamento, 3 por fogo), embora numa zona não coberta. Seguem-se lances de escadas que, tal como referido anteriormente, vencem o desnível do terreno, até atingir a cota soleira de entrada nas habitações. Este piso de entrada desenvolve-se em duas cotas (190.12 e à cota 190,72), e tem as áreas sociais da moradia com sala de estar, zona de refeições, uma cozinha com ligação direta para o espaço de refeições, uma instalação sanitária social, assim como um escritório.
No piso superior ( Piso 1 ) existem as áreas privativas compostas por um quarto suite com instalação sanitária privativa , dois quartos de casal, e uma instalação sanitária comum de apoio aos mesmos.
A cobertura, plana, prevê a instalação de sistema de painéis solares para obtenção de energia.
Arquitetonicamente, a moradia segue um estilo contemporâneo, que procura enquadrar-se na sua envolvente através de eixos que garantem o alinhamento da fachada principal, e existe um jogo de volumes recuados e projectados. A moradia desenvolve-se através de um pátio, criado como forma de trazer mais iluminação natural para os espaços de circulação interiores, quebrando o limite tradicional interior/exterior.

Ficha Técnica
Arquitectura e 3D: GIMA Projectos
Equipa Técnica do Projecto: Arq. José Possidónio, Arq. Ana Prata, Arq. Filipa Malaca, Arq. Bernardo Nunes
Especialidades: Silva Mendes Engenharia

 Designação
Moradia Bi-familiar
 Função
Habitação
 Localização
Rua dos Cravos, Rinchoa
 Data conclusão da obra
2020

Anteprojectos Agosto 2019 pg09cAnteprojectos Agosto 2019 pg09dA GIMA PROJECTOS está em actividade desde 2003 com gabinete próprio em Lisboa.
José Possidónio, Arquitecto Fundador, permanece à frente da empresa como CEO e líder de projecto.
Somos um gabinete de projectos de arquitectura e de consultores permanentes que, em associação regular com outros gabinetes das áreas das engenharias e design, formam equipas pluridisciplinares com a constituição e a especialização adequada para abordar todos os projectos, qualquer que seja a sua complexidade.
Do estudo prévio ao projecto de execução e acompanhamento técnico em obra, a GIMA Projectos organiza os processos e coordena as equipas de arquitectura e das especialidades técnicas, garantindo a execução do projecto final e a elaboração dos procedimentos para os concursos públicos. A sua actividade
pauta-se pelo rigor na elaboração dos projectos e no cumprimento dos prazos em todas as suas fases, estabelecendo um sistema eficaz de comunicação entre as diversas equipas técnicas e o dono da obra. O portfólio do atelier apresenta uma grande multiplicidade de projectos, revelando uma notável diversidade tipológica e cultural.

Projectos em carteira:
– Unidade de Saúde de Alcântara em Lisboa
– Escola EB 23 de Santa Luzia em Elvas
– Posto de Limpeza da Ajuda em Lisboa

Gabinete:

GIMA PROJECTOS – ARQUITECTURA E ENGENHARIA, LDA

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.