FRP. Conheça o Atelier aqui!

Anteprojectos Agosto 2019 pg12a

FRP é um projeto de habitação plurifamiliar localizado em Chave, no concelho de Arouca.
O edifício é composto por cinco apartamentos individuais, combinando duas tipologias – T2 e T3 duplex. Para a sua conceção, e dentro das limitações de área do terreno e de orçamento que foram apresentadas, estabeleceram-se dois requisitos básicos:
– atribuir espaços exteriores de uso privado a cada fração, na maior área possível – através da criação de terraços cobertos, no piso térreo, sobranceiros à paisagem serrana, bem como de varandas e terraços no piso superior;
– conceder a cada fração a maior privacidade possível – com a criação de entradas individuais a partir do espaço de circulação exterior e com a sobrelevação do edifício face à via pública.
Recorre-se a um sistema construtivo de peças pré-fabricadas em betão armado, otimizando-se tempo e preço de construção e de mão-de-obra. Utilizam-se dois tipos de peças: painéis e módulos em “U” invertidos, ambos contendo isolamento térmico na sua constituição – solução técnica desenvolvida pela Farcimar, Soluções em Pré-fabricados de Betão, S.A.

Anteprojectos Agosto 2019 pg12b

Cria-se, assim, uma estrutura simples de paredes portantes, paralelas entre si, compostas por fileiras de painéis justapostos, no piso térreo. Sobre elas, apoia-se uma grande laje, como uma mesa, onde se dispõem as peças em “U” invertidas, conformando três “caixas” que correspondem ao piso superior dos T3 duplex.
Obtém-se assim uma base sólida, regular e estável, de cor cinza, à qual se contrapõe um piso superior mais livre, abstrato e leve, composto por elementos soltos de cor esverdeada – conseguida pela pigmentação do betão, durante o seu processo de fabrico, das peças aí dispostas.

Ficha Técnica
Arquitectura: SUMMARY, Lda
Equipa Técnica do Projecto: Samuel Gonçalves, Inês Vieira Rodrigues, João Meira, Giacomo Tacchi
Engenharias: FTS – Technical Solutions, Unipessoal, Lda. (Estruturas, Hidráulica);
ARproj – Projectos de Engenharia Unipessoal, Lda. (Eletricidade, ITED, Gás)

 Designação
FRP
 Função
Habitação plurifamiliar
 Localização
Chave, Arouca – Portugal
 Dono de Obra
Arouconstrói – Engenharia e Construções, S.A.
 Data conclusão da obra
2020

Anteprojectos Agosto 2019 pg12cAnteprojectos Agosto 2019 pg12dSUMMARY é um estúdio de arquitetura, fundado em 2015, no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC). Procurando o equilíbrio entre pragmatismo e experimentalismo, o estúdio desenvolve sistemas construtivos pré-fabricados e modulares, assumindo a otimização de tempo e recursos físicos como tema central da sua prática.
SUMMARY procura responder àquele que considera o maior desafio atribuído à arquitetura contemporânea – fazer do ato da construção um processo cada vez mais simples. Na raiz desse desafio está a necessidade de criar respostas mais rápidas e eficazes para a construção de edifícios, de forma a albergar um crescente e exponencial número de pessoas que habitam as cidades.
Depois da conceção e aplicações práticas de um primeiro sistema construtivo modular em betão armado pré-fabricado, fruto deste trabalho – o Sistema Gomos -, o estúdio prossegue na busca de novas soluções que melhor se adaptem a cada nova situação e às suas exigências.

Projectos em carteira:
– FRP – edifício de habitação plurifamiliar, Arouca
– 4CS – edifícios de habitação geminada, Arouca
– PRD – empreendimento turístico, Arouca
– QDC – loteamento habitacional, Arouca
– R-IPP – residência de estudantes para o Instituto Politécnico do Porto, Felgueiras
– CSE – Centro Social de Escariz

Gabinete:

SUMMARY

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.