Casa de Barretos. Conheça o Atelier aqui!

Revista Anteprojectos Julho 2019 ed 300 pg14a

Pretende-se desenvolver um desenho arquitectónico de integração com a envolvente usando algumas referencias históricas da construção tradicional da zona (chaminés, telhas, beirados, portadas, estrutura da cobertura em madeira, entre outros). O reajuste das cérceas e cotas de cumeeira da nova proposta de ampliação, assim como o alinhamento aos volumes ampliados no edificado contíguo a Norte irão proporcionar significativamente unidade ao conjunto urbano definindo com clareza o desenho de rua e do casco urbano.

Revista Anteprojectos Julho 2019 ed 300 pg14b

Perante uma frente de rua consolidada pretendeu-se diferenciar o edificado na sua natureza tipológica. A maior singularidade é o entre-cruzado das duas habitações, proporcionando-lhes simultaneamente as duas frentes de rua com relacionamentos diferenciados. A tipologia de apenas um quarto, centra todas as áreas sociais no piso inferior, voltado a Sudeste, e a área de descanso em piso superior. A segunda habitação ocupa o restante piso térreo voltada a Noroeste, colocando os quartos sobre as áreas sociais da primeira habitação.

Ficha Técnica
Arquitectura: pedro novo arquitectos
Engenharia: HETC
Colaboradores: Fase 1: Carlos Vinagre, Xavier Ruivo;
Fase 2: Ana Gualda, Licia Comune, Xavier Ruivo, Mateo Recio, Brais Rodicio
Images 3D: Carlos Vinagre

- Designação
Casa de Barretos
- Função
Habitação
- Localização
Barretos – Marvão
- Dono de Obra
Grupo Pombais
- Data conclusão da obra
2019

Revista Anteprojectos Julho 2019 ed 300 pg14cRevista Anteprojectos Julho 2019 ed 300 pg14dPedro João Novo formado em 2003 pela Universidade Lusíada de Lisboa, cria o ateliê pedro novo arquitectos no mesmo ano, iniciando paralelamente colaborações com o ateliê MVarquitectos e Pedro Mendes Arquitectos em Lisboa e mais tarde com o arquitecto Carlos Castanheira no Porto. Nesse período participa em diversos projectos em Lisboa e na Coreia do Sul, nomeadamente uma Universidade da autoria de Álvaro Siza Vieira e Carlos Castanheira.

O ateliê Pedro novo arquitectos actualmente é constituído por arquitectos de diferentes nacionalidades que lhe permitem desenvolver projectos ajustados ao contexto internacional. Premiado em 2014 pela Revista “Construir” com o prémio de melhor projecto de Reabilitação em Habitação – “Apartamento de São Bento” em Lisboa, vencendo na mesma edição, o prémio de Melhor Ateliê de Arquitectura Nacional. Em 2017 integrou o grupo dos melhores 50 ateliês nacionais pela revista Anteprojectos. Na última década, projectou uma obra extensa e diversificada, disseminada substancialmente por Portugal, tendo actualmente obras construídas na Europa e África. Desenvolve diversos projectos de programas privados de habitação, equipamentos públicos e estruturas efémeras (essencialmente cenografias e projectos expositivos). Apresenta um trabalho pluridisciplinar com realizações nas mais diversas áreas, nomeadamente em intervenção social, divulgação, promoção das artes plásticas, critica, defesa do património, curadoria e ensino. O ateliê pedro novo arquitectos revela uma obra publicada em diversas revistas da especialidade e frequentemente é noticiado pelo seu trabalho nas áreas da defesa do património, empreendedorismo e inovação social.

Participou em diversas exposições no Fundão, Aveiro, Lisboa, Barcelona, Guiné-Bissau e recentemente na XX Bienal Iberoamericana de Arquitectura em Quito no Equador. Tem publicado vários artigos em edições e revistas de arquitectura portuguesas e internacionais.

Gabinete:

PEDRO NOVO – ARQUITECTOS

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.