Edifício Varandas do Vau. Conheça o Atelier aqui!

Revista Anteprojectos Julho 2019 ed 300 pg18a

A estratégia de intervenção passa pelo desenvolvimento de uma proposta que vise a otimização funcional, espacial e legal dos diferentes espaços que compreendem o programa de habitação coletiva e a sua articulação com envolvente – em particular, a relação visual com o mar – que resulta no objeto arquitetónico proposto para aquele lugar.

Neste contexto, o projeto assenta na criação de um condomínio fechado em que a implantação do edificado acompanha a configuração do lote e privilegia o sistema de vistas para um melhor aproveitamento solar, visando a rentabilização das energias renováveis.

Uma das principais premissas do projeto passa, exatamente, pela interpretação do conceito de “sustentabilidade” e, consequentemente, a sua aplicabilidade termos de eficiência energética e redução do impacto ambiental.

Revista Anteprojectos Julho 2019 ed 300 pg18b

Seja a partir da seleção de materiais de construção/revestimento e/ou pela implementação de elementos verdes – floreiras e cobertura ajardinada – a utilização de vegetação na arquitetura permite, não só, construir uma imagem mais apelativa do local como também contribuir para a biodiversidade das espécies.
Conceptualmente, pretende-se que a massa edificada surja como um objeto orgânico – fluído, composto por elementos verdes (floreiras) e planos curvos assentes numa plataforma, em contraponto, de linhas direitas (lajes) que acompanham o perímetro do edifício, criando um sistema contínuo de varandas.

Numa relação estreita entre “cheio” e “vazio”, os planos horizontais (lajes) prolongam-se até aos volumes das comunicações verticais, encerrando um gesto aberto/dinâmico com uma intensão claramente encerrada, de charneira, que concretiza a entrada – ao centro do edifício.

Ficha Técnica
Arquitectura: HRA-Lisboa – Humberto Conde Arquitectos
Equipa Técnica: Arq. Humberto Conde
Colaboradores: Arq. Filipa Santos Costa, Arq. Francisco Marques, Arq. Sara Faria,
Victor Hugo Faustino, Ricardo Abrunhosa, Laura Gomes, Eduardo Queiroz

- Designação
Edifício Varandas do Vau
- Função
Habitação Coletiva
- Localização
Portimão
- Dono de Obra
Val Hala Lusitanos Lda.
- Data conclusão da obra
2021

Revista Anteprojectos Julho 2019 ed 300 pg18cRevista Anteprojectos Julho 2019 ed 300 pg18dA HRA-Lisboa, fundada em 1993 é uma equipa multidisciplinar, formada por especialistas de diferentes áreas preparada para o desenvolvimento de estudos e projetos nas áreas do Urbanismo, da Arquitetura, da Arquitetura de Interiores e da Reabilitação.

A multiplicidade e diversidade dos projetos realizados – edifícios de habitação, comércio, serviços, hotelaria e restauração, entre outros – muitos dos quais já construídos, atestam a polivalência desta equipa, assegurando o cumprimento rigoroso de prazos e objetivos para com os inúmeros promotores com quem trabalhamos.

A experiência do atelier em Projetos e Concursos Internacionais levou-nos a aprofundar conceitos de Eficiência Energética e aplicar os mesmos em todos os Projetos que desenvolvemos.

Projectos em carteira:
– Habitação Coletiva Vista Verde e Mar, Portimão.
– Condomínio Habitação + Aparthotel + Comércio, Sesimbra
– Residência Sénior, Amadora
– Programa misto: Unidade Hoteleira + Apartamentos + Lagar, Mourão
– Moradia Verdizela, Seixal
– Moradia Bicesse, Cascais
– Moradia Sassoeiros, Cascais
– Moradia Amoreira, Cascais
– Moradias Vale Ferro 1 & 2, Vale Ferro

Gabinete:

HUMBERTO CONDE, ARQ. (HRA-LISBOA, LDA.)

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.