Hotel Rural. Conheça o Atelier aqui!

Revista Anteprojectos Julho 2019 ed 300 pg12a

Uma empresa de turismo de base familiar convidou a MJARC Arquitectos a projectar um inovador conceito de Hotel Rural que combinara a experiência rural de produção de vinho com as comodidades de destino de lazer. Localizado no vale do rio Douro com vista para o rio e Montanha o presente edifício edifício Multidisciplinar (Recepção, restaurante, spa, incorpora ainda uma adega onde os hóspedes e visitantes experienciam todo o processo de fabrico do vinho, desde a selecção das uvas, esmagamento, fermentação, vinificação, maturação, filtragem e engarrafamento.

Topograficamente, o volume foi cuidadosamente posicionado de modo a minimizar o seu impacto. Integrado numa quinta com 8 hectares com características geográficas únicas: a bacia do rio Rio Douro e os socalcos da encosta.

Revista Anteprojectos Julho 2019 ed 300 pg12b

Este edifício surge então implantado no sopé da colina, que atua como pano de fundo, criando uma “frente e costas” que incentiva visitas com abertura total para o vale. No interior a forma arquitectónica responde ao sequenciamento da visita: sala de degustação, sala de estar, sala de jantar e terraço. Esta sequência desdobra-se em dois níveis, permitindo uma visão sobre as vinhas e o rio.

Serão utilizados alguns materiais como a madeira (de barris de vinho reciclados) e aço, que são materiais que pertencem aos processos de vinificação.

Ficha Técnica
Arquitectura: MJARC Arquitectos Associados
Equipa Técnica: MJARC Arquitectos Associados

- Designação
Hotel Rural
- Função
Turismo em espaço Rural
- Localização
Cinfães
- Dono de Obra
Ambitesse Lda
- Data conclusão da obra
Maio de 2022

Revista Anteprojectos Julho 2019 ed 300 pg12cRevista Anteprojectos Julho 2019 ed 300 pg12dFundado no Porto (2005) por Maria João Andrade e Ricardo Cordeiro, MJARC é um atelier de arquitectura sediado no Porto.

Em cada projecto, o lugar dita uma nova abordagem, é essa a ideia de inovação que nos interessa. Estamos certos que esta abordagem nos abre um campo de pesquisa muito abrangente, sendo esta experimentação que nos motiva. Cientes da importância do trabalho do arquitecto, em projectar edifícios sustentáveis, procuramos, testamos novos materiais e soluções que nos permitam minimizar o impacto ambiental e aumentar a sustentabilidade energética dos nossos projectos.

“A sustentabilidade consiste em construir pensando o futuro”. –  Renzo Piano

Em paralelo a MJARC encontra-se certificada com o Sistema de Gestão da qualidade – “ISO 9001” –, que assegura a qualidade dos nossos serviços profissionais.

Projectos em carteira:
– Projetos Residenciais Multifamiliares
– Hotel Rural – Cinfães – Portugal
– Residência de Estudantes – Porto – Portugal
– Moradias unifamiliares – Marechal Gomes da Costa – Porto – Portugal
– Moradia unifamiliar – Parque da Cidade – Porto – Portugal
– Moradias unifamiliares – Vila Nova de Gaia – Portugal
– Moradia unifamiliar – Marco de Canaveses – Portugal
– Escritórios – Luanda – Angola
– Remodelação interior de habitação – Macau

Gabinete:

MJARC ARQUITETOS ASSOCIADOS, LDA

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.