Um parceiro para a competitividade com longa experiência e qualidade

Revista Anteprojectos Julho 2019 ed 300 pg96aO CTCV é uma entidade do Sistema Científico e Tecnológico (SCT), reconhecido como Centro de Interface Tecnológico (CIT) e com uma cultura de IDI orientada para resultados e valorização dos conteúdos de utilidade industrial.
Através dos serviços que presta à Indústria e dos projetos que desenvolve, promove a transferência tecnológica e a inovação das empresas, suportadas em projetos de Inovação e I&DT. Os serviços que oferece, correspondem a soluções integradas nas áreas da Inovação, I&DT, Medição e Ensaio, Consultoria
Técnica Especializada, Engenharia Industrial, Auditoria, Gestão do Conhecimento e Formação Profissional. Tendo a sua vocação orientada para os setores da Cerâmica, do Vidro e outros setores da esfera do Habitat (construção e casa), desenvolve inúmeros projetos em consórcio com associações setoriais, universidades, outros centros de saber e empresas de base industrial.
Na esfera dos materiais de construção, o CTCV tem desenvolvido vários projetos, nomeadamente o Revisense, para sensorização táctil do revestimento cerâmico, em parceria com a Revigrés, ou o Thermocer, pavimentos cerâmicos com materiais com mudança de fase para melhoria da eficiência energética, em parceria com a CINCA, ou o SolarTiles para desenvolvimento de sistemas solares fotovoltaicos em coberturas e revestimentos cerâmicos. Estes projetos foram reconhecidos com prémios de inovação tecnológica.
Revista Anteprojectos Julho 2019 ed 300 pg96bAtualmente em curso, são referência os Projetos Europeus, PVSITES que visa explorar a tecnologia BIPV (Building- Integrated PhotoVoltaics), ou o LIFE CERSUDS – Pavimentos cerâmicos filtrantes que visa desenvolver um sistema de drenagem, tendo por base produtos cerâmicos, para utilização em zonas urbanas, o BIM CLAY, que permite explorar a potencialidade do modelo BIM (Building Information Modelling) para produtos cerâmicos, ou o DEGREN, que permite criar e promover o desenvolvimento de ideias, I&D e atuação na área do Ecodesign.
Ainda a nível nacional, destacam-se os projetos REVIDRY – Desenvolvimento sustentável de porcelânico técnico por via seca, SEVen – Desenvolvimento de Paredes de Alvenaria de Tijolo Cerâmico Sustentáveis para Envolventes de Edifícios, bem como o CerU4, que visa o desenvolvimento de pavimentos cerâmicos decorados, com elevada resistência ao desgaste, compatível com o nível máximo de exigência U4 preconizado no teste de Mazaud no âmbito da classificação UPEC. Todos estes projetos são apoiados com Fundos Europeus, pelo Sistema de Incentivos Portugal 2020, através do Compete 2020.

Revista Anteprojectos Julho 2019 ed 300 pg96ciParque – Parque Tecnológico de Coimbra
3040-540 ANTANHOL
T.: 239 499 200
[email protected]
www.ctcv.pt

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.