Jardins & Afins

Revista Anteprojectos Julho 2019 ed 300 pg98a

Para além de questões estéticas a seleção de pavimentos em projetos de espaços exteriores requer algumas garantias relativamente a durabilidade e facilidade de manutenção. A Jardins & Afins acumula anos de experiência na procura de soluções inovadoras para responder a essas premissas.
Desde as soluções com grelhas alveolares TTE® preenchidas por inertes, terra, pedra e/ou elementos pré-fabricados, passando pelos saibros estabilizados, Organic Lock®, até à gravilha aglomerada com resinas Terraway®, todas estas soluções adaptam-se às diferentes situações de uso nos espaços exteriores.
Tendo em consideração as questões ambientais, entre as quais as politicas de fomento para utilização de materiais locais, ecológica e economicamente mais sustentáveis, todas estas soluções permitem a adaptação a diferentes tipos de inertes em forma de cubo e/ou britados, saibros e mesmo terra vegetal. Pelo facto de garantirem a permeabilidade, promovem a infiltração e recarga de aquíferos locais em vez de obrigarem a instalação de grelhas, sarjetas e outros elementos de recolha e encaminhamento, elementos que integram os onerosos sistemas de recolha e condução de águas pluviais.
As grelhas alveolares preenchidas com elementos pré-fabricados ou pedra, com grande capacidade de resistência, asseguram uma permeabilidade total do solo, para zonas de circulação pedonal e mecânica com uso intenso, mas preenchidas com terra vegetal, podem manter espaços relvados que embora com usos menos intensos não podem deixar de ter capacidade de carga. Estas grelhas fabricadas com plástico reciclado e reciclável, podem adaptar-se as diferentes situações de projeto, como um elemento inovador, tecnologicamente avançado, mas que garante um respeito para pelas preexistências construídas e naturais entre das quais destacamos as árvores.
O saibro estabilizados, Organic Lock®, com um inovador ligante de origem vegetal, destaca-se como uma solução de excelência, que pode ser usado mesmo no mais caprichoso jardim histórico até ao trilho num qualquer espaço de caráter mais natural. Para situações de circulação e estadia pedonal e ciclável, mas quando devidamente construído, para o tráfego mais intenso com pendentes até 20%. Permeável, com uma variedade de cores dependente dos saibros acessíveis nos locais de instalação, permite a rápida e fácil reparação com a simples espalhamento e compactação do inerte e rega com água.

Revista Anteprojectos Julho 2019 ed 300 pg98cAvenida Manuel Violas, 476 — 4410-137 São Felix da Marinha
tel. (+351) 227 459 841 | tel. (+351) 918 788 065
[email protected]
[email protected]

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.