ResiCAD e HidroCAD Cálculo redes de saneamento/abastecimento água.

st1

O ResiCAD é uma ferramenta de cálculo perfeitamente interligado com o Autodesk Civil 3D ou BricsCAD, possibilitando a leitura directa da cartografia, sem necessitar de ficheiros ou edição gráfica, mantendo assim a total coerência de dados, quer da parte da geometria, quer da parte dos dados
hidráulicos. Visualiza a rede graficamente em 2D/3D, sendo representado o terreno e as condutas.
• O dimensionamento é realizado de uma forma automática podendo ser melhorado de forma interactiva em perfil, o que permite simular várias soluções em fracções de segundos, modificando diâmetros, inclinações mínimas e máximas, assim como o recobrimento. Dotado de “inteligência artificial”, permite identificar os troços que podem ser melhorados.
• Analisa automaticamente a integridade de dados, detectando problemas do modelo ou erros nos dados. Podem coexistir no mesmo modelo vários pontos de descarga. Pode optimizar automaticamente a rede, reduzindo a escavação total.
• Calcula qualquer tipo de rede (doméstica ou pluvial), tem a possibilidade de fixar as cotas de soleira, os materiais são editáveis e as medições detalhadas.
• Exporta os resultados para Excel e realiza a geração automática de pentes de projecto, detalhados e em escala rigorosa, entre outras características.
• A leitura directa do modelo de CAD, com a leitura da topografia e a optimização da rede permite realizar em segundos o que poderia ser realizado em dias. Com a interactividade em perfil permite validar e obter a melhor solução possível, sem problemas, dado que visualização de todas as cotas e intersecções são vistas graficamente com rigor gráfico.

st2

O HidroCAD permite realizar a simulação de redes de abastecimento de forma simples e automática, importa o modelo geométrico directamente do Autodesk Civil 3D ou BricsCAD, incluindo a topografia, sendo os restantes dados definidos no próprio programa. As regras de dimensionamento
também estão incorporadas. O programa possui um conjunto de utilitários que ajudam a “filtrar” o modelo importado, ajustando ou corrigindo erros de uma forma automática.
O modelo de cálculo possui nós redundantes, principais e internos. São os nós principais que participam activamente no modelo de cálculo e que fazem parte da matriz de cálculo. Os redundantes são tratados de uma forma automática, reduzindo a complexidade do modelo e aumentando o
rigor e a fiabilidade. Os nós internos não entram na matriz de cálculo, mas o programa determina para cada um, o respectivo caudal e velocidade.
• Determina automaticamente os caudais populacionais distribuídos pela rede, através de um coeficiente de densidade, de forma a concentrar mais caudal onde é necessário. O equilíbrio do modelo será realizado através dos “pontos adução” que serão a ligação do modelo ao exterior, podendo ser bombas, reservatórios, válvulas redutoras de pressão ou ligação a redes existentes.
• Através de uma versátil simulação, poderá ser realizada a inativação de troços, de forma a saber como é que a rede funciona sem os mesmos. O programa poderá modificar o diâmetro de cada troço, através da verificação da velocidade limite regulamentar. O cálculo poderá simular situações existentes, assim como, verificar quais os locais onde é possível a colocação de bocas ou marcos de incêndio.
• A visualização do modelo, com os valores calculados poderá ser realizada em planta, assim como em 3D, apresentando o terreno e a linha da cota piezométrica.
• Está disponível a edição de perfis do terreno com as condutas assim como a indicação automática de acessórios (válvulas e ventosas) em adutoras.

Mais informação:

Mundisoft

 

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.