logo
Esta página tem conteúdos que apenas estão disponíveis para Assinantes. Se já é assinante, faça login. Se ainda não é assinante, considere assinar a Anteprojectos.
logo

resultados

logo

Gateway Portugal

Categoria:  Artigos TécnicosCategoria:  Artigos Técnicos > Notícias Artigos técnicos

Publicado

eNTRE1

ENTRE2

- Quais as soluções inovadoras ao nível da eficiência energética para o mercado da arquitectura e construção que a Gateway apresenta?

O novo sistema de antena mono ACE foi projectado para operar com uma ampla faixa de detecção em ambientes desafiadores. A antena esteticamente projectada é construída na plataforma digital recém-desenvolvida da Gateways, que é actualizável e compatível com as soluções emergentes de armazenamento inteligente. O sistema é uma solução de prevenção de perdas robusta e confiável, minimizando falsos alarmes e aposta num sistema energy saver. A Ace foi concebida tendo por base uma tecnologia inovadora que permite uma abrangente escalabilidade e que garante possibilidades de integração com outros sistemas digitais. Oferece uma antena Mono RF com capacidade de detecção em ambos os lados, um design apelativo com perfis de alumínio reforçado e uma pegada reduzida para poupar espaço na instalação.

- Smart City, Soluções inteligentes de conectividade para mais comodidade, segurança e eficiência energética nas cidades são propostas da Gataway?

O Smart energy é a solução dedicada à gestão energética inteligente dos edifícios. Através de um sistema integrado que reúne a mais recente tecnologia de sensores de temperatura, pressão, humidade, presença humana, abertura de portas, entre outros, é possível acompanhar à distância e em tempo real todo o consumo energético do seu edifício. Nas lojas, a experiência do utilizador é um argumento essencial para angariar e reter clientes, e a Gateway Portugal apresenta uma plataforma especialmente concebida para exibir e proteger os equipamentos inteligentes domésticos do segmento da Internet das Coisas (IoT), com especial ênfase em smartphones e nos seus acessórios.

O Zips IoT é uma plataforma universal económica desenvolvida para exibir e proteger diversos equipamentos de IoT e dispositivos domésticos conectados. Esta solução consegue facultar uma experiência única ao utilizador e assegurar uma resposta assertiva às necessidades únicas de cada retalhista.

Sendo uma plataforma com um design modular, permite complementar as características do dispositivo e conta com uma enorme versatilidade. O Zips IoT dispõe de opção de alimentação energética para que o cliente possa utilizar o dispositivo na loja e explorar todas as suas capacidades. O seu design compacto é um argumento de peso em ambientes onde o espaço é limitado. Além disso, o Zips IoT permite a alocação de unidades de alarme montadas debaixo do balcão para uma utilização mais livre e menos intrusiva na experiência de utilização.

Concebido para uma ampla variedade de equipamentos e para as mais exigentes necessidades do retalho, o Zips IoT está disponível em três diferentes ofertas pensadas para diferentes cenários de exposição e utilização. Os retalhistas podem escolher entre um produto para exposição simples, com suportes para merchandising e segurança mecânica, adicionar a funcionalidade de alarme a esta opção ou por último optar por uma plataforma que inclui funcionalidades de alarme e de alimentação, além de garantir naturalmente toda a segurança do produto exibido.

- Tecnologia inteligente app para smartphone como guia para lugares de estacionamento para mobilidade, energia, edifícios, segurança e e-governance nas cidades inteligentes Inovação e Design o conceito da “Cidade Inteligente” Qual futuro?

Nos dias de hoje, milhares de empresas oferecem espaços de estacionamento. Com essa oferta, surge o dever e o desejo de melhorar constantemente a qualidade e a conveniência das suas instalações para os clientes. Desde negócios autónomos a centros comerciais, passando pelos estacionamentos públicos, fornecer um alto nível de serviço é a chave para garantir uma boa experiência do consumidor, consolidar negócios e criar uma base de clientes fiéis.

Assim, a Gateway Portugal divulga a sua nova solução de gestão inteligente de estacionamento de última geração, que garante o cumprimento dos objectivos de gestão eficiente, segurança e lucro dos espaços de estacionamento.

Gestão efectiva de acesso - Para estacionamentos próximos a centros urbanos ou instalações populares, o alto fluxo de clientes durante as horas de ponta cria, geralmente, congestionamentos no estacionamento. A segurança e a gestão eficazes do estacionamento são preocupações críticas, especialmente no sector do retalho.

O Sistema de Gestão Inteligente de Estacionamento da Gateway Portugal, aplica as mais recentes tecnologias de vídeo vigilância, combinando-as com o Reconhecimento Automático de matrículas, para garantir a entrada e saída de veículos e controlar os estacionamentos. A identificação rápida do veículo e o software integrado de controlo permitem minimizar as filas, aumentando a produtividade e a eficiência de qualquer estacionamento.

Orientação de estacionamento eficiente - As câmaras de orientação de estacionamento monitorizam automaticamente o uso do estacionamento bem como a disponibilidade de vagas, 24 horas por dia. Mais sofisticado e útil do que o habitual sinal de “Espaços disponíveis”, o sistema realça os lugares de estacionamento disponíveis para os clientes e orienta-os para esses espaços à chegada. Utilizando ecrãs de orientação de estacionamento em cruzamentos críticos dentro do parque de estacionamento, que mostram o número e a localização dos lugares de estacionamento disponíveis. Além disso, um sistema de indicador de iluminação dinâmica direcciona os clientes para um espaço específico disponível – reduzindo o tempo de estacionamento dos clientes e criando uma experiência onde os condutores encontram sempre um espaço de estacionamento rapidamente.

Recurso “Encontrar o meu carro” - Para criar valor adicional e melhorar a experiência do utilizador num estacionamento, o Sistema de Gestão de Estacionamento Inteligente da Gateway inclui uma opção de “Encontrar o meu carro”. Ao voltarem ao estacionamento, os condutores podem usar o ecrã touch do Quiosque Query: a inserção completa ou parcial da matrícula permite que os veículos sejam facilmente localizados num mapa esquemático do piso, e além da localização do veículo é também exibido o caminho mais rápido até ele. Isso significa que os veículos podem ser facilmente localizados pelos clientes em espaços naturalmente confusos, o que contribui para a criação de um ambiente seguro, que incentiva os clientes a usar as instalações com mais frequência – com o efeito de aumentar a receita do negócio.

Gestão centralizada de estacionamento - A gestão diária, incluindo controlo remoto de barreiras, gestão de acesso a matrículas de veículos, acidentes com veículos e estacionamento não autorizado, pode ser concretizada com a plataforma centralizada de gestão de estacionamento da Gateway. A Solução de Gestão de Estacionamento Inteligente emprega uma plataforma de gestão central que permite aos operadores ajustar a mão-de-obra, monitorizar de forma abrangente as instalações e responder a eventos planeados e não planeados com rapidez e eficiência.

- Que soluções apresentam para contagem de pessoas em edifícios?? Quais as vantagens destas soluções?

O GateCounter, permite optimizar diversas áreas de um negócio, nomeadamente, ao nível do atendimento ao cliente, do marketing e ainda da gestão/operacionalização do negócio. Acima de tudo, é uma ferramenta de análise estatística que possibilita a gestão pormenorizada de alguns dos mais importantes indicadores de negócio, associados à afluência dos pontos monitorizados.

A tecnologia de people counting, permite gerir de forma eficaz a afluência de clientes e usar isso como ferramenta ao serviço das vendas e da logística. Se por um lado permite perceber o verdadeiro potencial do negócio, por outro, permite reduzir/optimizar custos. Na área de atendimento ao cliente, permite aos retalhistas perceber quais os padrões de afluência diários, semanais e até mensais; permite actuar de forma à redução dos tempos de espera nas filas das caixas de pagamento;

gestão de stock e gestão optimizada da força de vendas. Do ponto de vista de marketing, a plataforma GateCounter permite optimizar vários aspectos operacionais da loja, tais como, a decoração, a gestão de promoções, publicidade ou saldos. Permite ainda medir o impacto das campanhas de publicidade e gerir os descontos em função dos horários de maior afluência, o que permitirá obter uma maior diferenciação face à concorrência. No ponto de vista da operacionalidade do negócio,tecnologia GateCounter permite gerir os recursos energéticos, de limpeza e segurança conforme os períodos de maior afluência.

Em comparação com a tecnologia de contagem de pessoas em 2D, os contadores de pessoas 3D possuem uma lente dupla que permite calcular a profundidade, permitindo assim contar crianças e adultos, distinguindo o que é carrinhos ou produtos, tornando a contagem muito mais fiel ao real. Para além disso, a câmara estéreo incorporada gera dados e informações de contagem de pessoas e acompanhamento do fluxo da loja, informações que podem ser aplicadas para melhorar o layout da loja, avaliar a acção promocional, gestão de pessoal e controle de tempos de serviço, entre outras funcionalidades.

Os resultados estatísticos são fornecidos pela ferramenta de análise GateCounter – i-Stats. Esta é uma ferramenta estatística de gestão centralizada de dados de contagem de pessoas e indicadores do seu negócio.

Os dispositivos de contagem de pessoas GateCounter são sistemas IP autónomos baseados em visão artificial a 2D e 3D, que permitem obter com máxima fiabilidade (superior a 95%) os dados de afluência nos estabelecimentos e locais de negócio onde seja instalada a solução. Os dados são armazenados em memória interna em intervalos temporais de cinco minutos, durante um período de 30 dias, ficando acessíveis remotamente via TCP/IP.

Do ponto de vista do equipamento em si, ao nível de hardware, os dispositivos que compõem o GateCounter podem apresentar diversas opções/funcionalidades, pois apresentam a forma circular ou rectangular para tecto falso, rectangular para tecto normal ou parede.

- Quais as vantagens dos sistemas de controlos de acesso em edifícios?

A utilização de chaves e cadeados vêm entrando em desuso devido a facilidade de cópias e arrombamentos. Além de não gerar nenhuma espécie de relatório ou emissão de alarmes para coação em casos de invasão ou pânico. O sistema de Controlo de Acesso pode ajudar a mitigar os riscos de segurança restringindo entrada de pedestres e até mesmo de veículos a locais não permitidos. O administrador do sistema pode, inclusive, determinar que horários e quais dias são permitidos os

acessos para cada grupo de usuário.

- Quais as principais mais-valias dos sistemas de video vigilância?

Os sistemas de CCTV (circuito fechado de televisão) permitem gravar todos os acontecimentos sendo uma ferramenta extremamente útil, não apenas na luta contra o furto, mas também como registo de consulta para qualquer outro incidente.

A Gateway como distribuidora e integradora dos produtos HikVision disponibiliza aos seus clientes, não só sistemas de video-vigilância extremamente fiáveis, mas também uma vasta gama de soluções, de forma a satisfazer qualquer tipo de necessidade neste âmbito, desde uma simples câmara analógica até aos mais avançados e completos sistemas IP.

Mais informação:

Gateway

Anteprojectos online é uma ferramenta de consulta diária, que lhe permite deter o conhecimento antecipado do que serão as futuras obras!

Contacto

Ângela Leitão

aleitao@anteprojectos.com.pt

Directora Geral

Av. Álvares Cabral, nº 61, 6º andar | 1250-017 Lisboa

Telefone 211 308 758 / 966 863 541

Gateway Portugal

Categoria:  Artigos TécnicosCategoria:  Artigos Técnicos > Notícias Artigos técnicos

Publicado

eNTRE1

ENTRE2

- Quais as soluções inovadoras ao nível da eficiência energética para o mercado da arquitectura e construção que a Gateway apresenta?

O novo sistema de antena mono ACE foi projectado para operar com uma ampla faixa de detecção em ambientes desafiadores. A antena esteticamente projectada é construída na plataforma digital recém-desenvolvida da Gateways, que é actualizável e compatível com as soluções emergentes de armazenamento inteligente. O sistema é uma solução de prevenção de perdas robusta e confiável, minimizando falsos alarmes e aposta num sistema energy saver. A Ace foi concebida tendo por base uma tecnologia inovadora que permite uma abrangente escalabilidade e que garante possibilidades de integração com outros sistemas digitais. Oferece uma antena Mono RF com capacidade de detecção em ambos os lados, um design apelativo com perfis de alumínio reforçado e uma pegada reduzida para poupar espaço na instalação.

- Smart City, Soluções inteligentes de conectividade para mais comodidade, segurança e eficiência energética nas cidades são propostas da Gataway?

O Smart energy é a solução dedicada à gestão energética inteligente dos edifícios. Através de um sistema integrado que reúne a mais recente tecnologia de sensores de temperatura, pressão, humidade, presença humana, abertura de portas, entre outros, é possível acompanhar à distância e em tempo real todo o consumo energético do seu edifício. Nas lojas, a experiência do utilizador é um argumento essencial para angariar e reter clientes, e a Gateway Portugal apresenta uma plataforma especialmente concebida para exibir e proteger os equipamentos inteligentes domésticos do segmento da Internet das Coisas (IoT), com especial ênfase em smartphones e nos seus acessórios.

O Zips IoT é uma plataforma universal económica desenvolvida para exibir e proteger diversos equipamentos de IoT e dispositivos domésticos conectados. Esta solução consegue facultar uma experiência única ao utilizador e assegurar uma resposta assertiva às necessidades únicas de cada retalhista.

Sendo uma plataforma com um design modular, permite complementar as características do dispositivo e conta com uma enorme versatilidade. O Zips IoT dispõe de opção de alimentação energética para que o cliente possa utilizar o dispositivo na loja e explorar todas as suas capacidades. O seu design compacto é um argumento de peso em ambientes onde o espaço é limitado. Além disso, o Zips IoT permite a alocação de unidades de alarme montadas debaixo do balcão para uma utilização mais livre e menos intrusiva na experiência de utilização.

Concebido para uma ampla variedade de equipamentos e para as mais exigentes necessidades do retalho, o Zips IoT está disponível em três diferentes ofertas pensadas para diferentes cenários de exposição e utilização. Os retalhistas podem escolher entre um produto para exposição simples, com suportes para merchandising e segurança mecânica, adicionar a funcionalidade de alarme a esta opção ou por último optar por uma plataforma que inclui funcionalidades de alarme e de alimentação, além de garantir naturalmente toda a segurança do produto exibido.

- Tecnologia inteligente app para smartphone como guia para lugares de estacionamento para mobilidade, energia, edifícios, segurança e e-governance nas cidades inteligentes Inovação e Design o conceito da “Cidade Inteligente” Qual futuro?

Nos dias de hoje, milhares de empresas oferecem espaços de estacionamento. Com essa oferta, surge o dever e o desejo de melhorar constantemente a qualidade e a conveniência das suas instalações para os clientes. Desde negócios autónomos a centros comerciais, passando pelos estacionamentos públicos, fornecer um alto nível de serviço é a chave para garantir uma boa experiência do consumidor, consolidar negócios e criar uma base de clientes fiéis.

Assim, a Gateway Portugal divulga a sua nova solução de gestão inteligente de estacionamento de última geração, que garante o cumprimento dos objectivos de gestão eficiente, segurança e lucro dos espaços de estacionamento.

Gestão efectiva de acesso - Para estacionamentos próximos a centros urbanos ou instalações populares, o alto fluxo de clientes durante as horas de ponta cria, geralmente, congestionamentos no estacionamento. A segurança e a gestão eficazes do estacionamento são preocupações críticas, especialmente no sector do retalho.

O Sistema de Gestão Inteligente de Estacionamento da Gateway Portugal, aplica as mais recentes tecnologias de vídeo vigilância, combinando-as com o Reconhecimento Automático de matrículas, para garantir a entrada e saída de veículos e controlar os estacionamentos. A identificação rápida do veículo e o software integrado de controlo permitem minimizar as filas, aumentando a produtividade e a eficiência de qualquer estacionamento.

Orientação de estacionamento eficiente - As câmaras de orientação de estacionamento monitorizam automaticamente o uso do estacionamento bem como a disponibilidade de vagas, 24 horas por dia. Mais sofisticado e útil do que o habitual sinal de “Espaços disponíveis”, o sistema realça os lugares de estacionamento disponíveis para os clientes e orienta-os para esses espaços à chegada. Utilizando ecrãs de orientação de estacionamento em cruzamentos críticos dentro do parque de estacionamento, que mostram o número e a localização dos lugares de estacionamento disponíveis. Além disso, um sistema de indicador de iluminação dinâmica direcciona os clientes para um espaço específico disponível – reduzindo o tempo de estacionamento dos clientes e criando uma experiência onde os condutores encontram sempre um espaço de estacionamento rapidamente.

Recurso “Encontrar o meu carro” - Para criar valor adicional e melhorar a experiência do utilizador num estacionamento, o Sistema de Gestão de Estacionamento Inteligente da Gateway inclui uma opção de “Encontrar o meu carro”. Ao voltarem ao estacionamento, os condutores podem usar o ecrã touch do Quiosque Query: a inserção completa ou parcial da matrícula permite que os veículos sejam facilmente localizados num mapa esquemático do piso, e além da localização do veículo é também exibido o caminho mais rápido até ele. Isso significa que os veículos podem ser facilmente localizados pelos clientes em espaços naturalmente confusos, o que contribui para a criação de um ambiente seguro, que incentiva os clientes a usar as instalações com mais frequência – com o efeito de aumentar a receita do negócio.

Gestão centralizada de estacionamento - A gestão diária, incluindo controlo remoto de barreiras, gestão de acesso a matrículas de veículos, acidentes com veículos e estacionamento não autorizado, pode ser concretizada com a plataforma centralizada de gestão de estacionamento da Gateway. A Solução de Gestão de Estacionamento Inteligente emprega uma plataforma de gestão central que permite aos operadores ajustar a mão-de-obra, monitorizar de forma abrangente as instalações e responder a eventos planeados e não planeados com rapidez e eficiência.

- Que soluções apresentam para contagem de pessoas em edifícios?? Quais as vantagens destas soluções?

O GateCounter, permite optimizar diversas áreas de um negócio, nomeadamente, ao nível do atendimento ao cliente, do marketing e ainda da gestão/operacionalização do negócio. Acima de tudo, é uma ferramenta de análise estatística que possibilita a gestão pormenorizada de alguns dos mais importantes indicadores de negócio, associados à afluência dos pontos monitorizados.

A tecnologia de people counting, permite gerir de forma eficaz a afluência de clientes e usar isso como ferramenta ao serviço das vendas e da logística. Se por um lado permite perceber o verdadeiro potencial do negócio, por outro, permite reduzir/optimizar custos. Na área de atendimento ao cliente, permite aos retalhistas perceber quais os padrões de afluência diários, semanais e até mensais; permite actuar de forma à redução dos tempos de espera nas filas das caixas de pagamento;

gestão de stock e gestão optimizada da força de vendas. Do ponto de vista de marketing, a plataforma GateCounter permite optimizar vários aspectos operacionais da loja, tais como, a decoração, a gestão de promoções, publicidade ou saldos. Permite ainda medir o impacto das campanhas de publicidade e gerir os descontos em função dos horários de maior afluência, o que permitirá obter uma maior diferenciação face à concorrência. No ponto de vista da operacionalidade do negócio,tecnologia GateCounter permite gerir os recursos energéticos, de limpeza e segurança conforme os períodos de maior afluência.

Em comparação com a tecnologia de contagem de pessoas em 2D, os contadores de pessoas 3D possuem uma lente dupla que permite calcular a profundidade, permitindo assim contar crianças e adultos, distinguindo o que é carrinhos ou produtos, tornando a contagem muito mais fiel ao real. Para além disso, a câmara estéreo incorporada gera dados e informações de contagem de pessoas e acompanhamento do fluxo da loja, informações que podem ser aplicadas para melhorar o layout da loja, avaliar a acção promocional, gestão de pessoal e controle de tempos de serviço, entre outras funcionalidades.

Os resultados estatísticos são fornecidos pela ferramenta de análise GateCounter – i-Stats. Esta é uma ferramenta estatística de gestão centralizada de dados de contagem de pessoas e indicadores do seu negócio.

Os dispositivos de contagem de pessoas GateCounter são sistemas IP autónomos baseados em visão artificial a 2D e 3D, que permitem obter com máxima fiabilidade (superior a 95%) os dados de afluência nos estabelecimentos e locais de negócio onde seja instalada a solução. Os dados são armazenados em memória interna em intervalos temporais de cinco minutos, durante um período de 30 dias, ficando acessíveis remotamente via TCP/IP.

Do ponto de vista do equipamento em si, ao nível de hardware, os dispositivos que compõem o GateCounter podem apresentar diversas opções/funcionalidades, pois apresentam a forma circular ou rectangular para tecto falso, rectangular para tecto normal ou parede.

- Quais as vantagens dos sistemas de controlos de acesso em edifícios?

A utilização de chaves e cadeados vêm entrando em desuso devido a facilidade de cópias e arrombamentos. Além de não gerar nenhuma espécie de relatório ou emissão de alarmes para coação em casos de invasão ou pânico. O sistema de Controlo de Acesso pode ajudar a mitigar os riscos de segurança restringindo entrada de pedestres e até mesmo de veículos a locais não permitidos. O administrador do sistema pode, inclusive, determinar que horários e quais dias são permitidos os

acessos para cada grupo de usuário.

- Quais as principais mais-valias dos sistemas de video vigilância?

Os sistemas de CCTV (circuito fechado de televisão) permitem gravar todos os acontecimentos sendo uma ferramenta extremamente útil, não apenas na luta contra o furto, mas também como registo de consulta para qualquer outro incidente.

A Gateway como distribuidora e integradora dos produtos HikVision disponibiliza aos seus clientes, não só sistemas de video-vigilância extremamente fiáveis, mas também uma vasta gama de soluções, de forma a satisfazer qualquer tipo de necessidade neste âmbito, desde uma simples câmara analógica até aos mais avançados e completos sistemas IP.

Mais informação:

Gateway

Voltar ao topo

Gateway Portugal

Categoria:  Artigos TécnicosCategoria:  Artigos Técnicos > Notícias Artigos técnicos

Publicado

eNTRE1

ENTRE2

- Quais as soluções inovadoras ao nível da eficiência energética para o mercado da arquitectura e construção que a Gateway apresenta?

O novo sistema de antena mono ACE foi projectado para operar com uma ampla faixa de detecção em ambientes desafiadores. A antena esteticamente projectada é construída na plataforma digital recém-desenvolvida da Gateways, que é actualizável e compatível com as soluções emergentes de armazenamento inteligente. O sistema é uma solução de prevenção de perdas robusta e confiável, minimizando falsos alarmes e aposta num sistema energy saver. A Ace foi concebida tendo por base uma tecnologia inovadora que permite uma abrangente escalabilidade e que garante possibilidades de integração com outros sistemas digitais. Oferece uma antena Mono RF com capacidade de detecção em ambos os lados, um design apelativo com perfis de alumínio reforçado e uma pegada reduzida para poupar espaço na instalação.

- Smart City, Soluções inteligentes de conectividade para mais comodidade, segurança e eficiência energética nas cidades são propostas da Gataway?

O Smart energy é a solução dedicada à gestão energética inteligente dos edifícios. Através de um sistema integrado que reúne a mais recente tecnologia de sensores de temperatura, pressão, humidade, presença humana, abertura de portas, entre outros, é possível acompanhar à distância e em tempo real todo o consumo energético do seu edifício. Nas lojas, a experiência do utilizador é um argumento essencial para angariar e reter clientes, e a Gateway Portugal apresenta uma plataforma especialmente concebida para exibir e proteger os equipamentos inteligentes domésticos do segmento da Internet das Coisas (IoT), com especial ênfase em smartphones e nos seus acessórios.

O Zips IoT é uma plataforma universal económica desenvolvida para exibir e proteger diversos equipamentos de IoT e dispositivos domésticos conectados. Esta solução consegue facultar uma experiência única ao utilizador e assegurar uma resposta assertiva às necessidades únicas de cada retalhista.

Sendo uma plataforma com um design modular, permite complementar as características do dispositivo e conta com uma enorme versatilidade. O Zips IoT dispõe de opção de alimentação energética para que o cliente possa utilizar o dispositivo na loja e explorar todas as suas capacidades. O seu design compacto é um argumento de peso em ambientes onde o espaço é limitado. Além disso, o Zips IoT permite a alocação de unidades de alarme montadas debaixo do balcão para uma utilização mais livre e menos intrusiva na experiência de utilização.

Concebido para uma ampla variedade de equipamentos e para as mais exigentes necessidades do retalho, o Zips IoT está disponível em três diferentes ofertas pensadas para diferentes cenários de exposição e utilização. Os retalhistas podem escolher entre um produto para exposição simples, com suportes para merchandising e segurança mecânica, adicionar a funcionalidade de alarme a esta opção ou por último optar por uma plataforma que inclui funcionalidades de alarme e de alimentação, além de garantir naturalmente toda a segurança do produto exibido.

- Tecnologia inteligente app para smartphone como guia para lugares de estacionamento para mobilidade, energia, edifícios, segurança e e-governance nas cidades inteligentes Inovação e Design o conceito da “Cidade Inteligente” Qual futuro?

Nos dias de hoje, milhares de empresas oferecem espaços de estacionamento. Com essa oferta, surge o dever e o desejo de melhorar constantemente a qualidade e a conveniência das suas instalações para os clientes. Desde negócios autónomos a centros comerciais, passando pelos estacionamentos públicos, fornecer um alto nível de serviço é a chave para garantir uma boa experiência do consumidor, consolidar negócios e criar uma base de clientes fiéis.

Assim, a Gateway Portugal divulga a sua nova solução de gestão inteligente de estacionamento de última geração, que garante o cumprimento dos objectivos de gestão eficiente, segurança e lucro dos espaços de estacionamento.

Gestão efectiva de acesso - Para estacionamentos próximos a centros urbanos ou instalações populares, o alto fluxo de clientes durante as horas de ponta cria, geralmente, congestionamentos no estacionamento. A segurança e a gestão eficazes do estacionamento são preocupações críticas, especialmente no sector do retalho.

O Sistema de Gestão Inteligente de Estacionamento da Gateway Portugal, aplica as mais recentes tecnologias de vídeo vigilância, combinando-as com o Reconhecimento Automático de matrículas, para garantir a entrada e saída de veículos e controlar os estacionamentos. A identificação rápida do veículo e o software integrado de controlo permitem minimizar as filas, aumentando a produtividade e a eficiência de qualquer estacionamento.

Orientação de estacionamento eficiente - As câmaras de orientação de estacionamento monitorizam automaticamente o uso do estacionamento bem como a disponibilidade de vagas, 24 horas por dia. Mais sofisticado e útil do que o habitual sinal de “Espaços disponíveis”, o sistema realça os lugares de estacionamento disponíveis para os clientes e orienta-os para esses espaços à chegada. Utilizando ecrãs de orientação de estacionamento em cruzamentos críticos dentro do parque de estacionamento, que mostram o número e a localização dos lugares de estacionamento disponíveis. Além disso, um sistema de indicador de iluminação dinâmica direcciona os clientes para um espaço específico disponível – reduzindo o tempo de estacionamento dos clientes e criando uma experiência onde os condutores encontram sempre um espaço de estacionamento rapidamente.

Recurso “Encontrar o meu carro” - Para criar valor adicional e melhorar a experiência do utilizador num estacionamento, o Sistema de Gestão de Estacionamento Inteligente da Gateway inclui uma opção de “Encontrar o meu carro”. Ao voltarem ao estacionamento, os condutores podem usar o ecrã touch do Quiosque Query: a inserção completa ou parcial da matrícula permite que os veículos sejam facilmente localizados num mapa esquemático do piso, e além da localização do veículo é também exibido o caminho mais rápido até ele. Isso significa que os veículos podem ser facilmente localizados pelos clientes em espaços naturalmente confusos, o que contribui para a criação de um ambiente seguro, que incentiva os clientes a usar as instalações com mais frequência – com o efeito de aumentar a receita do negócio.

Gestão centralizada de estacionamento - A gestão diária, incluindo controlo remoto de barreiras, gestão de acesso a matrículas de veículos, acidentes com veículos e estacionamento não autorizado, pode ser concretizada com a plataforma centralizada de gestão de estacionamento da Gateway. A Solução de Gestão de Estacionamento Inteligente emprega uma plataforma de gestão central que permite aos operadores ajustar a mão-de-obra, monitorizar de forma abrangente as instalações e responder a eventos planeados e não planeados com rapidez e eficiência.

- Que soluções apresentam para contagem de pessoas em edifícios?? Quais as vantagens destas soluções?

O GateCounter, permite optimizar diversas áreas de um negócio, nomeadamente, ao nível do atendimento ao cliente, do marketing e ainda da gestão/operacionalização do negócio. Acima de tudo, é uma ferramenta de análise estatística que possibilita a gestão pormenorizada de alguns dos mais importantes indicadores de negócio, associados à afluência dos pontos monitorizados.

A tecnologia de people counting, permite gerir de forma eficaz a afluência de clientes e usar isso como ferramenta ao serviço das vendas e da logística. Se por um lado permite perceber o verdadeiro potencial do negócio, por outro, permite reduzir/optimizar custos. Na área de atendimento ao cliente, permite aos retalhistas perceber quais os padrões de afluência diários, semanais e até mensais; permite actuar de forma à redução dos tempos de espera nas filas das caixas de pagamento;

gestão de stock e gestão optimizada da força de vendas. Do ponto de vista de marketing, a plataforma GateCounter permite optimizar vários aspectos operacionais da loja, tais como, a decoração, a gestão de promoções, publicidade ou saldos. Permite ainda medir o impacto das campanhas de publicidade e gerir os descontos em função dos horários de maior afluência, o que permitirá obter uma maior diferenciação face à concorrência. No ponto de vista da operacionalidade do negócio,tecnologia GateCounter permite gerir os recursos energéticos, de limpeza e segurança conforme os períodos de maior afluência.

Em comparação com a tecnologia de contagem de pessoas em 2D, os contadores de pessoas 3D possuem uma lente dupla que permite calcular a profundidade, permitindo assim contar crianças e adultos, distinguindo o que é carrinhos ou produtos, tornando a contagem muito mais fiel ao real. Para além disso, a câmara estéreo incorporada gera dados e informações de contagem de pessoas e acompanhamento do fluxo da loja, informações que podem ser aplicadas para melhorar o layout da loja, avaliar a acção promocional, gestão de pessoal e controle de tempos de serviço, entre outras funcionalidades.

Os resultados estatísticos são fornecidos pela ferramenta de análise GateCounter – i-Stats. Esta é uma ferramenta estatística de gestão centralizada de dados de contagem de pessoas e indicadores do seu negócio.

Os dispositivos de contagem de pessoas GateCounter são sistemas IP autónomos baseados em visão artificial a 2D e 3D, que permitem obter com máxima fiabilidade (superior a 95%) os dados de afluência nos estabelecimentos e locais de negócio onde seja instalada a solução. Os dados são armazenados em memória interna em intervalos temporais de cinco minutos, durante um período de 30 dias, ficando acessíveis remotamente via TCP/IP.

Do ponto de vista do equipamento em si, ao nível de hardware, os dispositivos que compõem o GateCounter podem apresentar diversas opções/funcionalidades, pois apresentam a forma circular ou rectangular para tecto falso, rectangular para tecto normal ou parede.

- Quais as vantagens dos sistemas de controlos de acesso em edifícios?

A utilização de chaves e cadeados vêm entrando em desuso devido a facilidade de cópias e arrombamentos. Além de não gerar nenhuma espécie de relatório ou emissão de alarmes para coação em casos de invasão ou pânico. O sistema de Controlo de Acesso pode ajudar a mitigar os riscos de segurança restringindo entrada de pedestres e até mesmo de veículos a locais não permitidos. O administrador do sistema pode, inclusive, determinar que horários e quais dias são permitidos os

acessos para cada grupo de usuário.

- Quais as principais mais-valias dos sistemas de video vigilância?

Os sistemas de CCTV (circuito fechado de televisão) permitem gravar todos os acontecimentos sendo uma ferramenta extremamente útil, não apenas na luta contra o furto, mas também como registo de consulta para qualquer outro incidente.

A Gateway como distribuidora e integradora dos produtos HikVision disponibiliza aos seus clientes, não só sistemas de video-vigilância extremamente fiáveis, mas também uma vasta gama de soluções, de forma a satisfazer qualquer tipo de necessidade neste âmbito, desde uma simples câmara analógica até aos mais avançados e completos sistemas IP.

Mais informação:

Gateway