O sistema de isolamento térmico Cappotto® da Viero no desempenho energético dos edifícios

 

A Viero, uma marca da Tintas Robbialac, está presente no mercado português do isolamento térmico pelo exterior (ETICS – External Thermal Insulation Composite Systems) há 30 anos, com destaque para o Sistema Cappotto, que contribui em maior escala para a optimização do desempenho energético de um edifício – intervêm sobre 30% dos desperdícios de energia.

Sistema Cappotto®
O Sistema de Isolamento Térmico pelo Exterior – Cappotto da Viero é um método eficaz para isolamento de paredes e protecção dos edifícios pelo exterior através da fixação de placas isolantes nas fachadas. As placas são cobertas e reforçadas com uma massa adesiva armada com uma malha de fibra de vidro. O acabamento é feito com um revestimento final contínuo, o que lhe confere protecção e decoração.Revista Anteprojectos Junho 2019 - pg56

Vantagens do Sistema
A utilização do sistema correctamente integrado no projecto global de construção, tanto em obra nova ou de reabilitação, tem inúmeras vantagens para o desempenho energético dos edifícios. A melhoria do conforto térmico é significativa, pois evita a fuga do calor das paredes para o exterior no Inverno e, no Verão, impede a entrada de calor do exterior para o interior, proporcionando um ambiente mais fresco e garantindo o conforto térmico nas casas, durante todo o ano. Deste modo, obtêm-se uma diminuição do custo da energia no que diz respeito ao aquecimento e arrefecimento da casa, pois permite que os ambientes interiores mantenham temperaturas adequadas ao longo de todo o ano sem intervenção de aparelhos climatizadores. O sistema Cappotto contribui para uma melhoria substancial da qualidade do ar interior da casa.

Este sistema tem ainda a vantagem de ser aplicado em projectos novos ou de reabilitação. Em edifícios novos, é possível ir de encontro com as exigências regulamentares do RCCTE, diminuindo a espessura das paredes, tendo dessa forma um ganho de área útil e também de custos de execução. Na renovação, a aplicação das placas pelo exterior permite manter a área habitável e não perturbar a vivência dos seus moradores.

Para além da melhoria do desempenho energético dos edifícios, o sistema Cappotto também traz benefícios fiscais no IRS e IMI, com possibilidade de retorno imediato de parte do valor investido.

Mais informação:

Robbialac

 

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.