Dona – Smart Home & Buildings

st1

O início
Este projecto surgiu de várias conversas e trocas de ideias após a instalação de um sistema equivalente num edifício. O Dona pretende ser uma solução tecnologicamente robusta, economicamente acessível, fácil de instalar, cuja gestão e manutenção fica na mão do cliente final, não dependendo permanentemente da prestação de serviços de terceiros e/ou técnicos especializados. Com base neste conceito, “uma solução de domótica universal, acessível a todos”, surgiu o Dona que, acreditamos, fará parte das necessidades futuras de qualquer edifício. Este projecto está a ser apoiado pelo Programa Norte 2020.

Faz sentido construir sem domótica?
A tecnologia, que proporciona uma vida mais cómoda, é transversal a todos os sectores. Dos têxteis ao calçado, do bem estar à saúde, da mobilidade às telecomunicações, a tecnologia evolui, impõe-se de acordo com as necessidades e muitas vezes além das expectativas do consumidor final. O edifício inteligente deve corresponder às nossas necessidades, através de cenários totalmente automatizados que nos libertam das rotinas diárias, assim como deve garantir segurança e eficiência, ao ter um sistema que reage a sensores e, se for caso disso, envia alertas sobre comportamentos atípicos.

Conceito Dona – Universal e acessível a todos
st2A necessidade de tornar os edifícios mais seguros, mais inteligentes e mais sustentáveis faz com que as soluções de automação sejam uma realidade cada vez mais presente na vida das pessoas.
A nossa intenção passa por desmistificar a ideia de que a domótica é um produto de luxo. Assim sendo, a Winwel desenvolveu as soluções Dona que se baseiam numa tecnologia universal, não necessitando de equipamento específico, é compatível com a maioria dos dispositivos convencionais, permitindo que o custo para a automação de um edifício seja mais reduzido e acessível a todos.

Como funciona
Todo o edifício, habitacional, fabril ou comercial, pode ser controlado a partir de uma aplicação web ou através das aplicações móveis Dona, no local ou remotamente; cada utilizador pode ligar/desligar dispositivos (como aparelhos domésticos, p.e.), controlar iluminação, abrir/fechar estores, automatizar a rega, gerir e controlar consumos, etc.
Um dos principais factores diferenciadores das soluções Dona é a facilidade em criar cenários inteligentes (conjunto de acções sequenciais automáticas) de forma a reduzir consumos, dar mais segurança e trazer mais conforto à casa.
Permite, por exemplo, criar um horário de rega para o verão e inverno, fechar e abrir estores de acordo com a luminosidade ou hora, acender as luzes principais da casa fora dela ou assim que entra no portão, trancar portas e ligar alarmes, entre outras soluções. Os cenários são muito fáceis de programar e podem ser feitos em breves minutos sem necessidade de chamar técnicos especializados.

Dona Home
st3O Dona Home é uma solução destinada a edifícios em construção ou reconstrução (é necessário fazer a passagem de cabos para poder fazer a instalação).
Uma das mais valias do sistema Dona é o módulo multifunções que permite controlar vários tipos de dispositivos diminuindo a necessidade de instalar outros aparelhos ou utilizar tecnologia específica.
O módulo multifunções é um módulo universal, às suas entradas pode ser ligado qualquer equipamento que possua uma saída digital ou analógica de 0-10V. Estas entradas podem ser configuradas como qualquer tipo de interruptor ou sensor.
As saídas, de forma similar às entradas, podem ser configuradas como qualquer tipo de dispositivo existente nas instalações eléctricas convencionais. Este módulo comunica por ethernet utilizando assim a estrutura de rede já existente/projectada.
Durante a fase de configuração, existem dois mecanismos, as associações e os cenários. As associações estabelecem ligações entre as entradas e saídas num nível mais básico e directo. Nos cenários, é possível, de forma fácil e intuitiva, criar regras de automação complexas permitindo criar um nível superior de inteligência e automatização no edifício.

Dona Wifi
st4Com o Dona Wifi, (em fase de pré-lançamento) será possível trazer automação a um edifício já construído, através de módulos que comunicam por wireless, usando a infraestrutura eléctrica já existente. O Dona Wifi estará disponível em três módulos: luzes, tomadas e estores. Os pequenos módulos são facilmente instalados por trás de interruptores, tomadas, interruptores de estores e caixas de derivação ou nos tectos falsos. As suas entradas e saídas podem ser configuradas para controlar qualquer tipo de dispositivo, podendo este sistema ter a mesma potencialidade do sistema cabelado “Dona Home”.

Casa inteligente à sua medida
O Dona Home e o Dona Wifi são soluções modulares e compatíveis permitindo adicionar funcionalidades sempre que necessário, possibilitando construir um edifício inteligente à medida das necessidades. Para além disso, o sistema Dona permite integrar sistemas de alarme de intrusão, CCTV e video-porteiro de outros fabricantes.

O Futuro
A nossa aposta passa por criar o ecossistema DONA tornando possível controlar e fornecer cada vez mais inteligência ao edifício. O caminho será uma solução Cloud que irá desmaterializar o DPU (Dona Processing Unit) e colocar as configurações e controlo num sistema de nuvem.

Mais informação:

Winwel

 

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.