logo
Esta página tem conteúdos que apenas estão disponíveis para Assinantes. Se já é assinante, faça login. Se ainda não é assinante, considere assinar a Anteprojectos.
logo

resultados

logo

nunca a domótica foi tão fácil. Abb-free@home, um caso prático de instalação

Categoria:  Artigos TécnicosCategoria:  Artigos Técnicos > Notícias Artigos técnicos

Publicado

Revista Anteprojectos Junho 2019 - pg26c

Revista Anteprojectos Junho 2019 - pg26Equipar uma casa com um sistema de gestão domótica requeria, habitualmente, uma infindável lista de preocupações, horas perdidas de ‘navegação’ nos manuais em 14 línguas e, muitos impropérios depois, o inevitável recurso a ajuda profissional. O ABBfree@ home, ao contrário de outros, trouxe o utilizador doméstico para dentro do sistema, devolveu-lhe o controlo e fez dele um programador legítimo.

Quem melhor do que o utilizador pode identificar as funções que, no momento certo, se adequam às suas necessidades quotidianas? A pergunta tem uma resposta quase óbvia mas, ainda assim, esta deve ser a filosofia para a conceção de sistemas que interagem e partilham os nossos quotidianos, sistemas que embora tecnologicamente avançados sejam de uma perceção acessível e uso simples.

Miguel Carvalho, proprietário de uma casa na zona de Nafarros, arredores de Sintra, é o exemplo desta interação amigável entre sistema e utilizador final. O imóvel em questão, de linhas contemporâneas com ampla superfície vidrada e 150 metros quadrados de área útil, está equipado com o ABB-free@home. “o electricista” foi saber porquê.

o electricista (oe): Pode explicar o contexto em que surge a instalação deste equipamento e que arquitetura de sistema pretendia para a sua casa?

Miguel Carvalho (MC): O tema domótica sempre me cativou, o que me levou a estar envolvido em projetos desde o início do protocolo X10. Como ia projetar e construir uma casa de raiz, optei por procurar no mercado uma arquitetura que se enquadrasse no projeto como um todo, fosse de baixo custo, evoluída tecnologicamente, com possibilidade de atualização constante e facilidade de programação em termos de utilizador final.

Questões como simplicidade e segurança e gestão de tempo foram fundamentais para a minha escolha: um local onde todas as tarefas são controladas a partir de um tablet, PC ou smartphone, com um simples toque do dedo, poupando tempo à vida atarefada que todos temos hoje em dia. Poder ir para o trabalho, para uma reunião, ir buscar os meus filhos ou levá-los atempadamente à escola sem ter de me preocupar com as portas, o sistema de segurança, as luzes e a temperatura da casa, sabendo que posso gerir tudo à distância, economizando tempo e recursos tão preciosos, foram algumas das razões que me levaram a escolher este sistema.

oe: Como é que chegou à ABB?

MC: Sou um apreciador de tecnologia e tento estar sempre a par de todas as evoluções e invenções que me permitam viver de uma forma mais despreocupada e confortável. Como utilizador final faz-me pouco sentido a dependência total de técnicos para todas as intervenções no sistema (sejam elas falhas ou alterações de programação) e esta postura levou-me a derivar dos sistemas de automação mais “tradicionais” que usualmente apresentam poucas garantias de atualização do sistema em termos de software e hardware.

O protocolo mais usual e recente, o KNX, implica a contratação de programadores profissionais da área, envolvendo custos adicionais. Ao analisar todas estas variáveis optei pelo sistema da ABB.

oe: Recorreu a um instalador profissional?

MC: Como referi na questão anterior, uma das grandes vantagens do sistema ABB é a facilidade de configuração, pelo que apenas recorri a um eletricista profissional para fazer a pré-montagem de todo o hardware necessário para a integração do equipamento na casa. Devido à simplicidade do sistema, eu próprio consegui definir, com a ajuda da ABB, todos os equipamentos e funcionalidades que pretendia que a minha habitação tivesse.

oe: Pode fazer uma descrição sumária do equipamento que instalou?

MC: Em termos de equipamento foram montadas uma estação meteorológica, entradas binárias como detetores de incêndio, detetores de inundação, sensores de quebra de vidros, sistema CCTV e sensores de janelas.

Ainda foram instalados atuadores para os estores de rolo, sistema On/Off e ‘dimmers’ para a iluminação, termostatos com ligação às válvulas do piso radiante, atuadores na porta de entrada elétrica, válvula elétrica para o controlo da central do sistema de água doméstica, uma sirene interior, sistema do portão exterior automático na garagem e videoporteiro.

Ficou ainda disponível a opção para uma futura instalação de atuadores para a ligação de um sistema de rega automática, sistema central de aquecimento (controlado diretamente através do compressor da bomba de calor) e tomadas.

Revista Anteprojectos Junho 2019 - pg26aoe: Que eventos e cenários é possível programar?

MC: Por exemplo a abertura ou fecho dos estores de rolo, dependendo da luminosidade e/ou da temperatura exterior detetada pela estação meteorológica com controlo On/Off do sistema, o sistema de aquecimento e regulação da percentagem máxima de intensidade de luz das lâmpadas de LED com notificação via ABB app. Há possibilidade de corte do sistema de rega com deteção de chuva (futura instalação), atuação automática de luzes exteriores por aproximação da habitação ou outro cenário similar. Existem cenários específicos para o dia, noite, simulação de férias, TV, festa e outros, de modo a permitir atuar luzes, a porta de entrada, portão exterior, estores de rolo, sirene interior, entre outros.

Tenho possibilidade de definir intervalos de tempo, alterando os termostatos para ECO em dias com muita luminosidade, e muito mais…

oe: Que grau de facilidade/dificuldade encontrou para programar o sistema de forma a responder às necessidades da casa?

MC: Na realidade fiquei surpreendido pela facilidade de programação ao nível do utilizador final, apenas sendo necessário definir entradas e saídas com uma simples ligação entre um e outro. É de tal forma user friendly que, por curiosidade, foi o meu filho de 13 anos que acabou por fazer parte da programação após uma simples explicação de como o sistema funciona.

oe: Como é que interage com o sistema quando está no exterior?

MC: A interação através da ABB app dá-me a possibilidade de usar todas as funções programáveis que descrevi antes, de forma a gerir a habitação de acordo com as necessidades do dia-a-dia. A título de exemplo tenho usado a aplicação para desligar as luzes em caso de esquecimento, regular a temperatura ambiente da casa, abrir e fechar o portão exterior ou a porta de entrada sem ter a necessidade de me deslocar à habitação.

oe: Como descreveria o ABB-free@home do ponto de vista da funcionalidade, flexibilidade para se adaptar ao espaço e às rotinas quotidianas dos residentes, conforto, segurança e, obviamente, que resultados práticos tem apresentado?

MC: No meu entender é bastante prático, cómodo, simples, intuitivo e inovador, tendo ainda como vantagem a possibilidade de expansão do equipamento no futuro, seja com ligação por cabo ou wireless juntamente com a constante atualização de novas funções no software. A flexibilidade do sistema é total, dando a cada um a possibilidade de usufruir do mesmo, de acordo com as suas necessidades.

oe: Também instalou uma aparelhagem de manobra da série Zenit (interruptores, por exemplo). O que motivou a escolha?

MC: O design e a simplicidade, pois apesar de haver uma redução de interruptores permite com um só botão executar várias funções. Mas também pesaram na minha escolha a qualidade e fiabilidade do equipamento.

oe: A integração do vídeoporteiro ABB-Welcome com o sistema domótica foi importante na escolha do sistema? Porquê?

MC: Sem dúvida. Além da sua função de vídeoporteiro permite-nos inserir no ecrã tátil diversas funcionalidades e botões ou funções já definidas no meu sistema.

oe: Recomendaria o ABB-free@home?

MC: Com toda a certeza. A simplicidade, qualidade, fiabilidade, funcionalidade, facilidade de programação, rapidez de execução da app versus o custo do equipamento, são razões sobejamente importantes para me levar a recomendar esta solução.

Como referi anteriormente, estudei de forma aprofundada todas as opções disponíveis no mercado e nenhuma delas conseguiu igualar todas as vantagens versus custo que o produto ABB disponibiliza. ---FUNÇÕES PARA TODAS AS NECESSIDADES

Disponível nesta casa de Nafarros estão, entre outra funções possíveis para o ABB-free@home, o variador da intensidade de luz com um sistema de iluminação LED, regulação dos estores de rolo, notificações de alarme via ABB app ou por correio eletrónico, em caso de deteção de incêndio e/ou disparo do sistema de alarme devido a inundação, vidros quebrados ou deteção de intrusos no exterior das câmaras de vigilância.

Ativas estão igualmente as funções de controlo do aquecimento de cada zona da casa com controlo automático, no caso da abertura ou fecho das janelas de forma a manter uma temperatura constante, regulação de temperatura ambiente em cada zona da casa permitindo, respetivamente, diferentes temperaturas de conforto, com a abertura automática ou fecho das válvulas elétricas do piso radiante para cada divisão.

O sistema pode ser acionado por voz e controla ainda a abertura e fecho elétrico da porta de entrada de casa, do portão da garagem e da “porta de homem” que dá acesso à rua.

Em caso de inundação, o ABB-free@home usa a válvula elétrica central de água para cortar o fornecimento à habitação. O videoporteiro dispõe da gravação de imagens e vídeo, programação de abertura de portão, entre outros.

marketing.abb@pt.abb.comRevista Anteprojectos Junho 2019 - pg26b

Anteprojectos online é uma ferramenta de consulta diária, que lhe permite deter o conhecimento antecipado do que serão as futuras obras!

Contacto

Ângela Leitão

aleitao@anteprojectos.com.pt

Directora Geral

Av. Álvares Cabral, nº 61, 6º andar | 1250-017 Lisboa

Telefone 211 308 758 / 966 863 541

nunca a domótica foi tão fácil. Abb-free@home, um caso prático de instalação

Categoria:  Artigos TécnicosCategoria:  Artigos Técnicos > Notícias Artigos técnicos

Publicado

Revista Anteprojectos Junho 2019 - pg26c

Revista Anteprojectos Junho 2019 - pg26Equipar uma casa com um sistema de gestão domótica requeria, habitualmente, uma infindável lista de preocupações, horas perdidas de ‘navegação’ nos manuais em 14 línguas e, muitos impropérios depois, o inevitável recurso a ajuda profissional. O ABBfree@ home, ao contrário de outros, trouxe o utilizador doméstico para dentro do sistema, devolveu-lhe o controlo e fez dele um programador legítimo.

Quem melhor do que o utilizador pode identificar as funções que, no momento certo, se adequam às suas necessidades quotidianas? A pergunta tem uma resposta quase óbvia mas, ainda assim, esta deve ser a filosofia para a conceção de sistemas que interagem e partilham os nossos quotidianos, sistemas que embora tecnologicamente avançados sejam de uma perceção acessível e uso simples.

Miguel Carvalho, proprietário de uma casa na zona de Nafarros, arredores de Sintra, é o exemplo desta interação amigável entre sistema e utilizador final. O imóvel em questão, de linhas contemporâneas com ampla superfície vidrada e 150 metros quadrados de área útil, está equipado com o ABB-free@home. “o electricista” foi saber porquê.

o electricista (oe): Pode explicar o contexto em que surge a instalação deste equipamento e que arquitetura de sistema pretendia para a sua casa?

Miguel Carvalho (MC): O tema domótica sempre me cativou, o que me levou a estar envolvido em projetos desde o início do protocolo X10. Como ia projetar e construir uma casa de raiz, optei por procurar no mercado uma arquitetura que se enquadrasse no projeto como um todo, fosse de baixo custo, evoluída tecnologicamente, com possibilidade de atualização constante e facilidade de programação em termos de utilizador final.

Questões como simplicidade e segurança e gestão de tempo foram fundamentais para a minha escolha: um local onde todas as tarefas são controladas a partir de um tablet, PC ou smartphone, com um simples toque do dedo, poupando tempo à vida atarefada que todos temos hoje em dia. Poder ir para o trabalho, para uma reunião, ir buscar os meus filhos ou levá-los atempadamente à escola sem ter de me preocupar com as portas, o sistema de segurança, as luzes e a temperatura da casa, sabendo que posso gerir tudo à distância, economizando tempo e recursos tão preciosos, foram algumas das razões que me levaram a escolher este sistema.

oe: Como é que chegou à ABB?

MC: Sou um apreciador de tecnologia e tento estar sempre a par de todas as evoluções e invenções que me permitam viver de uma forma mais despreocupada e confortável. Como utilizador final faz-me pouco sentido a dependência total de técnicos para todas as intervenções no sistema (sejam elas falhas ou alterações de programação) e esta postura levou-me a derivar dos sistemas de automação mais “tradicionais” que usualmente apresentam poucas garantias de atualização do sistema em termos de software e hardware.

O protocolo mais usual e recente, o KNX, implica a contratação de programadores profissionais da área, envolvendo custos adicionais. Ao analisar todas estas variáveis optei pelo sistema da ABB.

oe: Recorreu a um instalador profissional?

MC: Como referi na questão anterior, uma das grandes vantagens do sistema ABB é a facilidade de configuração, pelo que apenas recorri a um eletricista profissional para fazer a pré-montagem de todo o hardware necessário para a integração do equipamento na casa. Devido à simplicidade do sistema, eu próprio consegui definir, com a ajuda da ABB, todos os equipamentos e funcionalidades que pretendia que a minha habitação tivesse.

oe: Pode fazer uma descrição sumária do equipamento que instalou?

MC: Em termos de equipamento foram montadas uma estação meteorológica, entradas binárias como detetores de incêndio, detetores de inundação, sensores de quebra de vidros, sistema CCTV e sensores de janelas.

Ainda foram instalados atuadores para os estores de rolo, sistema On/Off e ‘dimmers’ para a iluminação, termostatos com ligação às válvulas do piso radiante, atuadores na porta de entrada elétrica, válvula elétrica para o controlo da central do sistema de água doméstica, uma sirene interior, sistema do portão exterior automático na garagem e videoporteiro.

Ficou ainda disponível a opção para uma futura instalação de atuadores para a ligação de um sistema de rega automática, sistema central de aquecimento (controlado diretamente através do compressor da bomba de calor) e tomadas.

Revista Anteprojectos Junho 2019 - pg26aoe: Que eventos e cenários é possível programar?

MC: Por exemplo a abertura ou fecho dos estores de rolo, dependendo da luminosidade e/ou da temperatura exterior detetada pela estação meteorológica com controlo On/Off do sistema, o sistema de aquecimento e regulação da percentagem máxima de intensidade de luz das lâmpadas de LED com notificação via ABB app. Há possibilidade de corte do sistema de rega com deteção de chuva (futura instalação), atuação automática de luzes exteriores por aproximação da habitação ou outro cenário similar. Existem cenários específicos para o dia, noite, simulação de férias, TV, festa e outros, de modo a permitir atuar luzes, a porta de entrada, portão exterior, estores de rolo, sirene interior, entre outros.

Tenho possibilidade de definir intervalos de tempo, alterando os termostatos para ECO em dias com muita luminosidade, e muito mais…

oe: Que grau de facilidade/dificuldade encontrou para programar o sistema de forma a responder às necessidades da casa?

MC: Na realidade fiquei surpreendido pela facilidade de programação ao nível do utilizador final, apenas sendo necessário definir entradas e saídas com uma simples ligação entre um e outro. É de tal forma user friendly que, por curiosidade, foi o meu filho de 13 anos que acabou por fazer parte da programação após uma simples explicação de como o sistema funciona.

oe: Como é que interage com o sistema quando está no exterior?

MC: A interação através da ABB app dá-me a possibilidade de usar todas as funções programáveis que descrevi antes, de forma a gerir a habitação de acordo com as necessidades do dia-a-dia. A título de exemplo tenho usado a aplicação para desligar as luzes em caso de esquecimento, regular a temperatura ambiente da casa, abrir e fechar o portão exterior ou a porta de entrada sem ter a necessidade de me deslocar à habitação.

oe: Como descreveria o ABB-free@home do ponto de vista da funcionalidade, flexibilidade para se adaptar ao espaço e às rotinas quotidianas dos residentes, conforto, segurança e, obviamente, que resultados práticos tem apresentado?

MC: No meu entender é bastante prático, cómodo, simples, intuitivo e inovador, tendo ainda como vantagem a possibilidade de expansão do equipamento no futuro, seja com ligação por cabo ou wireless juntamente com a constante atualização de novas funções no software. A flexibilidade do sistema é total, dando a cada um a possibilidade de usufruir do mesmo, de acordo com as suas necessidades.

oe: Também instalou uma aparelhagem de manobra da série Zenit (interruptores, por exemplo). O que motivou a escolha?

MC: O design e a simplicidade, pois apesar de haver uma redução de interruptores permite com um só botão executar várias funções. Mas também pesaram na minha escolha a qualidade e fiabilidade do equipamento.

oe: A integração do vídeoporteiro ABB-Welcome com o sistema domótica foi importante na escolha do sistema? Porquê?

MC: Sem dúvida. Além da sua função de vídeoporteiro permite-nos inserir no ecrã tátil diversas funcionalidades e botões ou funções já definidas no meu sistema.

oe: Recomendaria o ABB-free@home?

MC: Com toda a certeza. A simplicidade, qualidade, fiabilidade, funcionalidade, facilidade de programação, rapidez de execução da app versus o custo do equipamento, são razões sobejamente importantes para me levar a recomendar esta solução.

Como referi anteriormente, estudei de forma aprofundada todas as opções disponíveis no mercado e nenhuma delas conseguiu igualar todas as vantagens versus custo que o produto ABB disponibiliza. ---FUNÇÕES PARA TODAS AS NECESSIDADES

Disponível nesta casa de Nafarros estão, entre outra funções possíveis para o ABB-free@home, o variador da intensidade de luz com um sistema de iluminação LED, regulação dos estores de rolo, notificações de alarme via ABB app ou por correio eletrónico, em caso de deteção de incêndio e/ou disparo do sistema de alarme devido a inundação, vidros quebrados ou deteção de intrusos no exterior das câmaras de vigilância.

Ativas estão igualmente as funções de controlo do aquecimento de cada zona da casa com controlo automático, no caso da abertura ou fecho das janelas de forma a manter uma temperatura constante, regulação de temperatura ambiente em cada zona da casa permitindo, respetivamente, diferentes temperaturas de conforto, com a abertura automática ou fecho das válvulas elétricas do piso radiante para cada divisão.

O sistema pode ser acionado por voz e controla ainda a abertura e fecho elétrico da porta de entrada de casa, do portão da garagem e da “porta de homem” que dá acesso à rua.

Em caso de inundação, o ABB-free@home usa a válvula elétrica central de água para cortar o fornecimento à habitação. O videoporteiro dispõe da gravação de imagens e vídeo, programação de abertura de portão, entre outros.

marketing.abb@pt.abb.comRevista Anteprojectos Junho 2019 - pg26b

Voltar ao topo

nunca a domótica foi tão fácil. Abb-free@home, um caso prático de instalação

Categoria:  Artigos TécnicosCategoria:  Artigos Técnicos > Notícias Artigos técnicos

Publicado

Revista Anteprojectos Junho 2019 - pg26c

Revista Anteprojectos Junho 2019 - pg26Equipar uma casa com um sistema de gestão domótica requeria, habitualmente, uma infindável lista de preocupações, horas perdidas de ‘navegação’ nos manuais em 14 línguas e, muitos impropérios depois, o inevitável recurso a ajuda profissional. O ABBfree@ home, ao contrário de outros, trouxe o utilizador doméstico para dentro do sistema, devolveu-lhe o controlo e fez dele um programador legítimo.

Quem melhor do que o utilizador pode identificar as funções que, no momento certo, se adequam às suas necessidades quotidianas? A pergunta tem uma resposta quase óbvia mas, ainda assim, esta deve ser a filosofia para a conceção de sistemas que interagem e partilham os nossos quotidianos, sistemas que embora tecnologicamente avançados sejam de uma perceção acessível e uso simples.

Miguel Carvalho, proprietário de uma casa na zona de Nafarros, arredores de Sintra, é o exemplo desta interação amigável entre sistema e utilizador final. O imóvel em questão, de linhas contemporâneas com ampla superfície vidrada e 150 metros quadrados de área útil, está equipado com o ABB-free@home. “o electricista” foi saber porquê.

o electricista (oe): Pode explicar o contexto em que surge a instalação deste equipamento e que arquitetura de sistema pretendia para a sua casa?

Miguel Carvalho (MC): O tema domótica sempre me cativou, o que me levou a estar envolvido em projetos desde o início do protocolo X10. Como ia projetar e construir uma casa de raiz, optei por procurar no mercado uma arquitetura que se enquadrasse no projeto como um todo, fosse de baixo custo, evoluída tecnologicamente, com possibilidade de atualização constante e facilidade de programação em termos de utilizador final.

Questões como simplicidade e segurança e gestão de tempo foram fundamentais para a minha escolha: um local onde todas as tarefas são controladas a partir de um tablet, PC ou smartphone, com um simples toque do dedo, poupando tempo à vida atarefada que todos temos hoje em dia. Poder ir para o trabalho, para uma reunião, ir buscar os meus filhos ou levá-los atempadamente à escola sem ter de me preocupar com as portas, o sistema de segurança, as luzes e a temperatura da casa, sabendo que posso gerir tudo à distância, economizando tempo e recursos tão preciosos, foram algumas das razões que me levaram a escolher este sistema.

oe: Como é que chegou à ABB?

MC: Sou um apreciador de tecnologia e tento estar sempre a par de todas as evoluções e invenções que me permitam viver de uma forma mais despreocupada e confortável. Como utilizador final faz-me pouco sentido a dependência total de técnicos para todas as intervenções no sistema (sejam elas falhas ou alterações de programação) e esta postura levou-me a derivar dos sistemas de automação mais “tradicionais” que usualmente apresentam poucas garantias de atualização do sistema em termos de software e hardware.

O protocolo mais usual e recente, o KNX, implica a contratação de programadores profissionais da área, envolvendo custos adicionais. Ao analisar todas estas variáveis optei pelo sistema da ABB.

oe: Recorreu a um instalador profissional?

MC: Como referi na questão anterior, uma das grandes vantagens do sistema ABB é a facilidade de configuração, pelo que apenas recorri a um eletricista profissional para fazer a pré-montagem de todo o hardware necessário para a integração do equipamento na casa. Devido à simplicidade do sistema, eu próprio consegui definir, com a ajuda da ABB, todos os equipamentos e funcionalidades que pretendia que a minha habitação tivesse.

oe: Pode fazer uma descrição sumária do equipamento que instalou?

MC: Em termos de equipamento foram montadas uma estação meteorológica, entradas binárias como detetores de incêndio, detetores de inundação, sensores de quebra de vidros, sistema CCTV e sensores de janelas.

Ainda foram instalados atuadores para os estores de rolo, sistema On/Off e ‘dimmers’ para a iluminação, termostatos com ligação às válvulas do piso radiante, atuadores na porta de entrada elétrica, válvula elétrica para o controlo da central do sistema de água doméstica, uma sirene interior, sistema do portão exterior automático na garagem e videoporteiro.

Ficou ainda disponível a opção para uma futura instalação de atuadores para a ligação de um sistema de rega automática, sistema central de aquecimento (controlado diretamente através do compressor da bomba de calor) e tomadas.

Revista Anteprojectos Junho 2019 - pg26aoe: Que eventos e cenários é possível programar?

MC: Por exemplo a abertura ou fecho dos estores de rolo, dependendo da luminosidade e/ou da temperatura exterior detetada pela estação meteorológica com controlo On/Off do sistema, o sistema de aquecimento e regulação da percentagem máxima de intensidade de luz das lâmpadas de LED com notificação via ABB app. Há possibilidade de corte do sistema de rega com deteção de chuva (futura instalação), atuação automática de luzes exteriores por aproximação da habitação ou outro cenário similar. Existem cenários específicos para o dia, noite, simulação de férias, TV, festa e outros, de modo a permitir atuar luzes, a porta de entrada, portão exterior, estores de rolo, sirene interior, entre outros.

Tenho possibilidade de definir intervalos de tempo, alterando os termostatos para ECO em dias com muita luminosidade, e muito mais…

oe: Que grau de facilidade/dificuldade encontrou para programar o sistema de forma a responder às necessidades da casa?

MC: Na realidade fiquei surpreendido pela facilidade de programação ao nível do utilizador final, apenas sendo necessário definir entradas e saídas com uma simples ligação entre um e outro. É de tal forma user friendly que, por curiosidade, foi o meu filho de 13 anos que acabou por fazer parte da programação após uma simples explicação de como o sistema funciona.

oe: Como é que interage com o sistema quando está no exterior?

MC: A interação através da ABB app dá-me a possibilidade de usar todas as funções programáveis que descrevi antes, de forma a gerir a habitação de acordo com as necessidades do dia-a-dia. A título de exemplo tenho usado a aplicação para desligar as luzes em caso de esquecimento, regular a temperatura ambiente da casa, abrir e fechar o portão exterior ou a porta de entrada sem ter a necessidade de me deslocar à habitação.

oe: Como descreveria o ABB-free@home do ponto de vista da funcionalidade, flexibilidade para se adaptar ao espaço e às rotinas quotidianas dos residentes, conforto, segurança e, obviamente, que resultados práticos tem apresentado?

MC: No meu entender é bastante prático, cómodo, simples, intuitivo e inovador, tendo ainda como vantagem a possibilidade de expansão do equipamento no futuro, seja com ligação por cabo ou wireless juntamente com a constante atualização de novas funções no software. A flexibilidade do sistema é total, dando a cada um a possibilidade de usufruir do mesmo, de acordo com as suas necessidades.

oe: Também instalou uma aparelhagem de manobra da série Zenit (interruptores, por exemplo). O que motivou a escolha?

MC: O design e a simplicidade, pois apesar de haver uma redução de interruptores permite com um só botão executar várias funções. Mas também pesaram na minha escolha a qualidade e fiabilidade do equipamento.

oe: A integração do vídeoporteiro ABB-Welcome com o sistema domótica foi importante na escolha do sistema? Porquê?

MC: Sem dúvida. Além da sua função de vídeoporteiro permite-nos inserir no ecrã tátil diversas funcionalidades e botões ou funções já definidas no meu sistema.

oe: Recomendaria o ABB-free@home?

MC: Com toda a certeza. A simplicidade, qualidade, fiabilidade, funcionalidade, facilidade de programação, rapidez de execução da app versus o custo do equipamento, são razões sobejamente importantes para me levar a recomendar esta solução.

Como referi anteriormente, estudei de forma aprofundada todas as opções disponíveis no mercado e nenhuma delas conseguiu igualar todas as vantagens versus custo que o produto ABB disponibiliza. ---FUNÇÕES PARA TODAS AS NECESSIDADES

Disponível nesta casa de Nafarros estão, entre outra funções possíveis para o ABB-free@home, o variador da intensidade de luz com um sistema de iluminação LED, regulação dos estores de rolo, notificações de alarme via ABB app ou por correio eletrónico, em caso de deteção de incêndio e/ou disparo do sistema de alarme devido a inundação, vidros quebrados ou deteção de intrusos no exterior das câmaras de vigilância.

Ativas estão igualmente as funções de controlo do aquecimento de cada zona da casa com controlo automático, no caso da abertura ou fecho das janelas de forma a manter uma temperatura constante, regulação de temperatura ambiente em cada zona da casa permitindo, respetivamente, diferentes temperaturas de conforto, com a abertura automática ou fecho das válvulas elétricas do piso radiante para cada divisão.

O sistema pode ser acionado por voz e controla ainda a abertura e fecho elétrico da porta de entrada de casa, do portão da garagem e da “porta de homem” que dá acesso à rua.

Em caso de inundação, o ABB-free@home usa a válvula elétrica central de água para cortar o fornecimento à habitação. O videoporteiro dispõe da gravação de imagens e vídeo, programação de abertura de portão, entre outros.

marketing.abb@pt.abb.comRevista Anteprojectos Junho 2019 - pg26b