CLINALCO – Clínica Médica e Dentária de Alcochete, Lda. Conheça o Atelier aqui!

Revista Anteprojectos 299 - Maio 2019 - pg10

Apresenta-se o projecto de instalação de uma unidade privada de saúde, designadamente, uma Clínica Médica e Dentária – “CLINALCO – Clínica Médica e Dentária de Alcochete, Lda.”.

A fracção objecto de intervenção está integrada num edifício misto de habitação e serviços com 3 pisos, que se localiza na malha urbana do núcleo antigo de Alcochete, nomeadamente, no centro histórico da freguesia de Alcochete.

Este núcleo urbano ribeirinho é definido por uma sequência de quarteirões mais ou menos irregulares em torno da Praça Pública e afastado da Igreja Matriz, onde podemos encontrar edifícios de 2 e 3 pisos, como também edifícios térreos.

Pelas características deste território, faz todo o sentido a criação deste tipo de oferta, visto que a actividade proposta, para além de servir a população local, tem uma vertente importante para a revitalização e regeneração do território, ou seja, complementará e qualificará o conjunto de funções urbanas já existentes, assim como, as que potencialmente se desenvolverão na envolvente, contendo todos os requisitos necessários para o exercício da sua actividade, e características para o desenvolvimento da economia local.

A fracção objecto da pretensão foi licenciada em 2009 para ocupação de uma agência bancária e consistia num espaço de serviços, composto por 3 pisos, dois acima do solo e um em cave.

O desenho interior proposto para a clínica, apresenta uma configuração regular, com uma área útil total de 174.13m2 e mantem o seu acesso independente da entrada comum do edifício.

Revista Anteprojectos 299 - Maio 2019 - pg10a

O projecto desenvolve-se em 3 pisos, com 2 tipos de utilização diferente, o piso 0 e o piso 1 têm acesso ao público, a cave tem o acesso restrito aos funcionários.

No Piso 0 localiza-se a recepção, zona de espera, 2 gabinetes de consulta, sala de apoio e arrumos.

No Piso 1, localiza-se a zona de espera, 2 gabinetes de consulta, escritório, área de esterilização, instalação sanitária pública (adaptada a utilizadores com mobilidade condicionada) e instalação sanitária de pessoal.

Ao nível da cave, encontra-se a sala/zona de sujos, arrumos, sala de vestiário de pessoal com zona de cacifos e 2 espaços de instalações técnicas (um para as máquinas de apoio ao elevador e outro de apoio ao sistema de ventilação).

A distribuição interior dos espaços procurou tirar partido dos vãos exteriores existentes, desenvolvendo soluções com o intuito de trazer luz natural aos espaços de zona de espera e atendimento, assim como, aos gabinetes de consulta, revelando como principal prioridade da proposta reforçar e compor a imagem geral da clínica como um espaço harmonioso e cuidado.

 Designação
CLINALCO – Clínica Médica e Dentária
de Alcochete, Lda.
 Função
Serviços
 Localização
Alcochete – Setúbal
 Data conclusão da obra
a determinar

Ficha Técnica
Técnico de projecto: João Marques. Arq.
Arquitectura: João Marques. Arq.

Revista Anteprojectos 299 - Maio 2019 - pg10bRevista Anteprojectos 299 - Maio 2019 - pg10cJoão Marques, licenciado em 2004 na Universidade Lusíada de Lisboa, começou o seu percurso profissional em 2005 com o estágio de admissão à O.A. na Câmara Municipal do Barreiro, passando entre 2007-2008 pela S.ENERGIA – Agência Regional de Energia para os Concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete, onde a sua actividade passou pela área da energia e educação ambiental, elaboração de projectos de reabilitação e adaptação de edifícios, nomeadamente, projectos na área da Construção Sustentável e Arquitectura Bioclimática, o que viria a influenciar significativamente o seu caminho na arquitectura.

Actualmente exerce funções na Câmara Municipal do Barreiro, na Divisão de Planeamento, Ordenamento Território e Informação Geográfica, e exteriormente desenvolve os seus projectos procurando através do seu ato projectual responder às necessidades de cada cliente, onde cada projecto é único, tornando cada local de intervenção com uma identidade própria.

A busca da união entre a função e a forma é uma constante, com o objectivo de conciliar a “beleza” às necessidades funcionais.

Cada projecto tem uma abordagem criativa procurando reinventar o simples e interpretar o programa de cada cliente, projetando edifícios mais conscientes e surpreendentes, que valorizem o contexto da sua localização, respeitando as questões técnicas, ambientais, económicas e funcionais.

Com uma equipa multidisciplinar desenvolve projectos de arquitectura, engenharia, arquitectura de interiores, decoração, design, construção, fiscalização e certificação energética.

Projectos em carteira:
– Clínica Médica e Dentária – Alcochete, Setúbal
– Habitação Unifamiliar – Casa 36 – Moita, Setúbal
– Habitação Unifamiliar – Casa 10 – Moita, Setúbal
– Habitação Unifamiliar – Casa 2 – Moita, Setúbal
– Loja REPLAY – Freeport Lisboa
– Loja STOCK OUT – Design Outlet Algarve

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.