Daqui a 25 anos

artigo de opinião focus group

Era eu ainda aluno do curso de Arquitectura da Faculdade de Arquitectura da Universidade (Técnica) de Lisboa quando nasceu a revista Anteprojectos. Confesso que não me apercebi do seu nascimento, mas, em minha defesa, na faculdade éramos incentivados a ver o que os arquitectos com maior notoriedade faziam. Essa foi a grande diferença que a revista Anteprojectos trouxe ao mercado. Os pequenos gabinetes de arquitectura e os projectos e obras que não tinham a dimensão ou a importância, para serem divulgados pelas revistas com maior exposição, passaram a ter um espaço para poder mostrar o seu trabalho. Pode parecer pouco à primeira vista, mas é muito, para quem não tinha atenção das revistas e jornais que existiam. Não nos podemos esquecer que em 1994 a internet, como a conhecemos hoje, não existia. Não havia Facebook, nem Instagram, nem sequer simples páginas de internet para consultar e muito menos smartphones ou tablets.

O mundo era diferente. E uma revista era vista, folheada e num mercado pequeno como o nosso, um jovem arquitecto poder mostrar, a um potencial cliente, um projecto seu numa revista do sector, poderia ser uma mais valia significativa.

Ao consultar a página da Anteprojectos verifico que desde 1994 já publicaram cerca de 36500 projectos.

Imagino que deve ter sido preciso coragem para editar a revista e esforço e dedicação para a divulgar.

Apenas em 2010 a revista Anteprojectos passou a estar disponível online. Em plena crise onde pouco haveria para divulgar deram mais um passo em frente.

Por tudo isto não poderia deixar passar esta oportunidade para dar os parabéns por este aniversário a toda a equipa actual e a todos os profissionais que por lá passaram, esperando que daqui a 25 anos ainda possa divulgar nesta revista um projecto que venha a fazer.

Gabinete:

FOCUS GROUP SGPS, SA

 

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.