Remodelação de edifício na Graça. Conheça o Atelier aqui!

Revista Anteprojectos 299 - Maio 2019 - pg08

A reabilitação deste imóvel para alojamento local, procura dar uma nova vida a um edifício localizado na zona histórica da Graça, permitindo a estadia a turistas que procuram a experiência de viver no centro histórico da cidade de Lisboa.

O objetivo da proposta é reabilitar e dotar o edifício de apartamentos compactos que combinem o conforto de uma casa, com a experiência de um hostel.

O projeto contempla apartamentos autónomos, um por piso, e uma zona exterior partilhada no logradouro tardoz.

Ao nível das alterações da fachada frontal, propomos a transformação de um dos vãos em porta, de modo a permitir o acesso directo ao apartamento do piso térreo, e na cobertura propomos a introdução de duas novas trapeiras para uma melhor iluminação do espaço interior, e tirando partido das vistas para o rio Tejo, com a criação de pequenos terraços recuados.

Quanto à restruturação interior do edifício, optou-se por definir claramente duas zonas distintas, permitindo uma maior flexibilidade das áreas dos apartamentos. Assim, decidiu-se agrupar as zonas funcionais dos apartamentos, como as I.S, cozinhas e armários técnicos, junto à circulação vertical comum de acesso aos vários pisos. Estes módulos funcionais permitem concentrar todas as necessidades mais técnicas e infraestruturais de um lado do edifício, libertando a outra metade para as áreas sociais dos apartamentos.
Com esta estratégia, o espaço torna-se bastante mais flexível à sua utilização, privilegiando uma disposição menos rígida das divisões, possibilitando tipologias em open-space, se pretendido.

Revista Anteprojectos 299 - Maio 2019 - pg08a

Em modo de conclusão, procuramos desenvolver um conceito de alojamento, moderno e contemporâneo adaptado às novas tendências de turismo nos centros históricos, privilegiando a criação de espaços sociais amplos e áreas comunitárias (lounges), e desenvolvendo uma tipologia de apartamento que tira partido das qualidades do edifício, assim como adopta uma linguagem moderna e adaptada ao modo de viajar dos turistas.

 Designação
Remodelação de edifício na Graça
 Função
Alojamento Local
 Localização
Travessa do Olival à Graça
 Dono de Obra
LUTEO – Gestão Imobiliária, Lda.
 Data conclusão da obra
A determinar

Ficha Técnica
Equipa Técnica: Estúdio AMATAM

Revista Anteprojectos 299 - Maio 2019 - pg08bRevista Anteprojectos 299 - Maio 2019 - pg08cNo Estúdio AMATAM somos apaixonados por desafios, mas acima de tudo o que nos motiva é a ambição em superá-los.

Aceitamos cada projecto como uma prova de fogo, uma oportunidade de potenciar as intenções iniciais dos nossos clientes, num produto final que traduza originalidade, eficiência, carisma e contribua com um acréscimo de valor. Motiva-nos poder dar conteúdo, forma e alma aos desafios que nos colocam, traduzindo-os em projectos, em maquetes, em obra construída. Os nossos projectos são únicos e específicos, procurando tirar proveito de todas as ferramentas ao nosso alcance, sejam tecnológicas como empíricas, por isso na génese são mais que projectos, são soluções integradas e transversais, que respondem a parâmetros funcionais, técnicos, estéticos mas acima de tudo sensoriais, pois os espaços devem ser sentidos, e nós adoramos contribuir para que as pessoas se sintam bem nos espaços que idealizamos.

No Estúdio AMATAM somos apaixonados por desafios, é verdade, mas o que realmente importa são as pessoas que os propõem e os concretizam.

Projectos em carteira:
– Moradia na Verdizela, Seixal;
– Moradia Quinta do Desembargador, Almada;
– Moradia Alto do Lagoal, Oeiras;
– Remodelação de Apartamento, Lisboa;
– Remodelação de Casa Rural, Santiago do Cacém;
– Remodelação de Casa Rural, Ferreira do Zêzere

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.