Future Pharmacy. Conheça o Atelier aqui!

Revista Anteprojectos 299 - Maio 2019 - pg16

“E se a sua farmácia mudasse todos os dias?” Foi com base nesta pergunta que o jovem gabinete de arquitetura SOLO ATELIER elaborou a proposta com que venceu no dia 26 de Março, a competição internacional “Future Pharmacy”, promovido pela Th.Kohl, nome histórico ligado ao design de espaços de farmácia, tendo sido a proposta escolhida de entre as mais de 170 em concurso.

Acreditamos que a farmácia deve ser um espaço onde cada cliente é atendido de acordo com suas necessidades e especificações, por isso a resposta ao poderia ser a “Future Pharmacy” parte de dualidade entre cliente e a interação que as futuras farmácias procuram com as tecnologias e automatismos.

A proposta tem por base uma estrutura metálica de 600x600mm, pensada como um instrumento adaptável que dinamiza a ocupação espacial de cada farmácia. A leveza desta estrutura é intercalada por um conjunto de módulos que se distribuem de forma orgânica pelo espaço e definem diferentes tipos de experiência para o utilizador, que vão desde o atendimento e acompanhamento tradicional cara a cara, até á interatividade com sistemas de serviço autónomos.

Revista Anteprojectos 299 - Maio 2019 - pg16a

A imagem construída situa-se entre um futurismo idílico e a tradição reconhecível, recorrendo-se a materiais clássicos e naturais, como o mármore verde, a madeira natural e o marmorite, que dialogam com o aspecto quase holográfico das superfícies de policarbonato reciclado, definindo-se assim um conjunto de espaços de serviço à comunidade, como cafetarias nutricionais, ou apoios educativos para crianças, que visam a alteração da habitual memória e experiência que o utilizador obtém em espaços de farmácia. O conceito inicial será agora alvo de desenvolvimento e detalhe, de forma a ser implementado em diversos estabelecimentos farmacêuticos no continente europeu.

 Designação
Future Pharmacy
 Função
Comércio e Serviços
 Localização
Itália
 Dono de Obra
Th.Kohl
 Data conclusão da obra
Por definir

Ficha Técnica
Proprietários: Th.Kohl
Arquitectura : Solo Atelier
Equipa: Arq. Sérgio Santos Cruz, Arq. Fábio Silva Santos

Revista Anteprojectos 299 - Maio 2019 - pg16bRevista Anteprojectos 299 - Maio 2019 - pg16cFundado no ano de 2018 na cidade do Porto, o SOLO ATELIER caracteriza-se como um espaço de desenvolvimento de projectos de arquitectura em todas as suas fases, escalas e programas, passando também pelo design de equipamento e pela visualização 3D.

Com um processo intimamente ligado à análise e reflexão sobre as qualidades do lugar e do território, o SOLO ATELIER desenvolve intervenções que se adaptem às necessidades de cada contexto e cliente, explorando as condicionantes como tema e motivo de valorização do projecto, utilizando a racionalidade do desenho como ferramenta para o alcance de uma dimensão espacial poética.

É composto por Fábio Silva Santos e Sérgio Santos Cruz, que após várias experiências de trabalho nacionais e internacionais, nas quais se cruzaram, e algumas colaborações pontuais,  resolveram criar um espaço de reflexão sobre as temáticas do contexto, do projecto e do lugar, dando aso à exploração e expressão de uma visão própria da arquitectura. Até ao momento, têm desenvolvido projectos ligados à habitação unifamiliar, como a Casa DR e a Casa CS, encontrando-se ainda a desenvolver projectos ligados à reabilitação de edifícios, unidades industriais, e turismo de natureza.

Projectos em carteira:
– Casa DR
– Casa CS
– Requalificação de Quinta no Marco de Canaveses

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.