Reabilitação da Igreja e Convento das Concepcionistas . SCMAH. Conheça o Atelier aqui!

Revista Anteprojectos 299 - Maio 2019 - pg15

Estamos em presença de um imóvel de grande interesse arquitectónico. Embora tenha sofrido grandes alterações durante o Séc. XIX aquando da sua adaptação a hospital, este imóvel é um excelente exemplo da arquitectura do Séc. XVII, com a sua Igreja, Sacristia e Claustro originais.

A zona de intervenção, que se desenvolve à volta do Claustro do antigo Convento, encontra-se muito degradada. Neste momento só parte do corpo nordeste, que estabelece ligação com o Lar de Idosos (existente), está a ser utilizada, estando todo o resto do imóvel em estado de completa ruína.

O projecto foi desenvolvido com base nos levantamentos disponíveis, inúmeras visitas ao local e levantamentos pontuais e de pormenor, levantamentos fotográficos, para além de um estudo arqueológico elaborado por equipa da especialidade. Todos estes instrumentos de trabalho deram à equipa projectista um profundo conhecimento do que foi o Convento e o seu funcionamento original.

O Projecto recupera o que terá sido a volumetria original do Convento. Serão mantidas e recuperadas todas as paredes mestras existentes.

Revista Anteprojectos 299 - Maio 2019 - pg15a

Conforme Programa de Intervenção a recuperação da Igreja e Convento será destinada a quatro valências/serviços complementares:
a. Igreja e Sacristia. A utilizar pelo utentes e também pela comunidade.
b. SCM – Provedoria. Nos dois pisos do corpo nascente poente serão instalados os serviços da Provedoria da Santa Casa da Misericórdia.
c. SCM UCC/CD. As três alas à volta do Claustro (a ala Sul é ocupada pela Igreja) e parte do corpo norte/sul ficarão destinadas à Unidade de Cuidados Continuados de apoio à Demência.
d. SCM Lar de Idosos ERPI. O corpo norte/sul, destinado à ERPI (ampliação), incluirá sala de actividades, quatro quartos e Centro de Dia.

Ficha Técnica
Arquitectura e Coordenação Geral do Projecto: MMC Arquitectura e Design, Lda
Arq. Miguel M. Cunha
Engenharias e Especialidades: PE Projecto de Engenharia, Lda
Eng. Marco Poim; Eng. Helena Vargas; Eng. Sérgio Cardeira
Arranjos Exteriores: MMC Arquitectura e Design, Lda

 Designação
Reabilitação da Igreja e Convento das Concepcionistas . SCMAH
 Função
Serviços Religiosos, Unidade de Cuidados Continuados Demência, Lar de Idosos, Centro de Dia e sede da Provedoria.
 Localização
Rua da Guarita / Av. 1º de Maio, ANGRA DO HEROÍSMO, AÇORES
 Dono de Obra
Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo
 Data início da obra
1ª Fase em Julho 2019

Revista Anteprojectos 299 - Maio 2019 - pg15bRevista Anteprojectos 299 - Maio 2019 - pg15cA MMC arquitectura e design, lda. está vocacionada para a prestação de serviços nas áreas de projecto.

O seu coordenador e sócio-gerente, Arqº Miguel Cunha, cursou arquitectura na University of California at Berkeley, tendo terminado a sua formação escolar em Junho de 1983, com a classificação académica mais distinta daquela universidade – highest honors. Teve equivalência pela ESBAL / Departamento de Arquitectura em Fevereiro de 1984, tendo o júri de avaliação sido presidido pelo Prof/Arqº Pancho Miranda Guedes. Estagiou em Lisboa, entre Setembro Melo de 1983 e Junho de 1985, nos gabinetes dos arquitectos Troufa Real e José Carvalheira.

Em 1985 regressa a Angra do Heroísmo, aonde se estabelece como profissional liberal. Em 1991 cria a MMC arquitetura e design lda, sendo, desde então, o seu arquitecto principal e coordenador geral de projectos.

A MMC executa e coordenada projectos gerais, liderando equipas de projecto que constitui em parceria com empresas na área da engenharia. Tem executado projectos tanto para edificações novas como para intervenções de reabilitação e restauro em imóveis existentes.

Conta no seu curriculum com projectos nas mais variadas áreas, desde habitações unifamiliares até edifícios industriais e comerciais, passando por edifícios para fins educacionais e culturais, para fins turísticos, e ainda edifícios nas áreas da saúde e solidariedade social.

Projectos em carteira:
– Reabilitação de edifício escritório, armazéns e oficina – Porto de Praia da Vitória
– Complexo NASF – North Atlantic Azores Sea Farming Lda – Parque Ind. Ilha Terceira
– Casa JFR – Ribeirinha
– Casa BLG – Angra do Heroísmo
– Casa JMM – S. Pedro

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.