25 anos de mãos dadas com a Arquitectura portuguesa

art de opinião Marcio de Campos

Numa profunda comunhão com a arquitectura portuguesa e com os seus autores, a revista Anteprojectos é um exemplo, claro, de uma persistência editorial na forma como faz a ponte entre a publicação de projectos autorais e o público a que se destina. É de louvar os 25 anos de existência e a forma diferenciadora de apresentarem, digitalmente e em formato impresso, distintos projectos de Arquitectura e Engenharia, ainda antes da sua materialização. É esse enfoque que a distingue das restantes publicações.

Numa perspectiva de “parceria” com os gabinetes e autores, a relação que se efectiva é, de facto, importante para a promoção do trabalho dos arquitectos e engenheiros. A transversalidade e diversidade dos diversos trabalhos apresentados, tanto de jovens arquitectos como de gerações mais consolidadas, resulta em edições ímpares onde o resultado do processo criativo é exposto nas suas mais diversas variantes programáticas e de escala.

A Anteprojectos é uma publicação que mantém a actualidade nas escolhas editoriais que apresenta publicando, sempre, os mais recentes projectos. Consolida e inventaria, ainda, quase como um portfolio de gabinetes projectistas e seus autores que dá a conhecer.

A arquitectura é um acto de criação introspectivo. É uma actividade mental que se alimenta camada a camada. É a ideia que se formaliza e que, depois, ganha forma. Mas não é necessariamente forçoso que, durante uma fase de anteprojecto, essa mesma ideia fique apenas na memória de quem a concebe. A colaboração com a revista permitiu o reconhecimento do trabalho desenvolvido, fazendo chegar a um público mais vasto e especializado a antevisão de uma obra de construção e respectivas metodologias criativas que delineiam a forma de abordagem projectual.

Foi neste contexto que a minha parceria com a revista Anteprojectos efectivou-se e é com este texto que celebro um quarto de século desta honrosa publicação que espero que perdure no tempo, pelo menos, por mais 25 anos. Parabéns Anteprojectos.

Gabinete:

MÁRCIO DE CAMPOS | ARCHITECTURE & INTERIOR DESIGN + CARLOS MINGOTE

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.