Novo sistema de eficiência térmica permite poupanças na ordem dos 90%

Habitacao unifamiliar

O Senergy Force, solução de módulos térmicos para fachadas energéticas aquecem água, ventilam e climatizam edifícios, desenvolvida pela empresa portuguesa AT Solar em parceria com a Universidade de Aveiro, consegue garantir uma autonomia e poupança de energia térmica muito acima das soluções convencionais de painéis solares disponíveis no mercado. As fachadas energéticas reduzem a necessidade de recurso a energias não renováveis, através do aumento da área de captação solar e da gestão eficiente da temperatura interior dos edifícios. Além disso, asseguram a boa qualidade do ar no interior dos edifícios, obtendo simultaneamente ganhos ao nível da climatização, uma vez que renovam o ar no período do dia em que a temperatura exterior for mais favorável. O fluxo de ar quente produzido pela fachada e induzido nas condutas de AVAC pode ainda ser utilizado em secadores de mãos, secadores de roupa, saunas, etc.

Centro Portugues Sustentabilidade

Augusto Teixeira, mentor desta tecnologia e Chief Operating Officer da AT Solar, explica que “esta solução consegue uma autonomia em climatização na ordem dos 90%, sendo que o investimento representa, em média, apenas 3% do total da construção de uma casa, com retorno estimado ao fim de 6 anos.”

“As fachadas produzidas pela AT SOLAR já estão a ser comercializadas em Portugal e na Europa e prevemos que numa janela de cinco anos o Senergy Force esteja a ser comercializado em grande escala, em quantidades na ordem de 13 mil unidades/ano, gerando resultados de cerca de seis milhões de euros anuais.”, acrescenta António Palhinhas, General Manager da AT Solar.

O projeto sustentável da AT Solar ganha especial relevância no contexto da Diretriz Europeia a entrar em vigor em 2021 que obriga os novos edifícios a ter um “balanço 0” a nível energético.

“Acreditamos que, em breve, o Senergy Force irá alterar por completo o atual paradigma mundial da construção, energia e climatização”, reforça António Palhinhas.

Mais informações:

Senergy Force

AT Solar

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.