Sistema X-LOCK da Bosch Professional em teste na construção da ponte do vale do Fils na Alemanha

Fotograf: André Wagenzik,Jeschenko Medienagentur GmbH, Bosch, X

A Bosch Ferramentas Eléctricas Profissionais colocou em teste no vale do Fils, na Alemanha, onde está a ser construída uma ponte, a sua mais recente inovação – o sistema X-LOCK, a última inovação em sistemas de substituição de acessórios para rebarbadoras angulares. “Os comboios de alta velocidade vão passar sobre o vale em apenas sete segundos. Até que a ponte de quase 500 metros de comprimento esteja preparada, temos ainda um trabalho de engenharia pioneiro pela frente”, afirma Manfred May, diretor da obra do grupo empresarial Max Bögl, tendo como cenário envolvente o vale do Fils até ao túnel de Steinbühl e encontrando-se na 3ª secção de construção da ponte, a 85 metros de altura. Ainda há mais sete secções a serem construídas antes que o betão e a construção de aço cheguem ao outro lado e, finalmente, a segunda estrutura de apoio seja construída.

Fotograf: André Wagenzik,Jeschenko Medienagentur GmbH, Bosch, X

“A ponte do vale do Fils é composta por duas pontes monocarril que cruzam o vale em paralelo a uma distância de 30 entre elas. A separação é determinada pelos tubos do túnel” – explica o director de obra que considera desafiante a construção do projecto ferroviário Stuttgart-Ulm desafiante. A ponte do vale do Fils, com cerca de 85 metros, é a terceira ponte ferroviária mais alta da Alemanha e apresenta uma construção exigente que reúne vários especialistas integrados num grupo de trabalho, o Arge EÜ Filstal.

Fotograf: André Wagenzik,Jeschenko Medienagentur GmbH, Bosch, X

Martin Mayer, encarregado da obra que representa no terreno a equipa da Max Bögl, explica que “de momento estamos a trabalhar na armadura”, que inclui por exemplo uma tarefa diária de assentar, rapidamente, mais de 160 toneladas de metal para que o betão possa ser vazado. “A armadura é muito estreita. Se as posições não estiverem corretas, o metal deve ser cortado com rebarbadoras. Portanto, a equipa deve ter as ferramentas e os acessórios à mão. Se falta algum destes elementos, há um longo caminho a percorrer até ao armazém de ferramentas. Isto custa-nos tempo. Estamos sempre à procura de soluções para alcançar os objectivos”, explica o encarregado que testou a rebarbadora profissional sem fio GWX 18V-10 SC da Bosch com sistema X-LOCK.

Fotograf: André Wagenzik,Jeschenko Medienagentur GmbH, Bosch, X

“Com o uso de rebarbadoras estamos quase sempre à procura da chave. Está sempre em qualquer lado. Também perdemos tempo quando o disco fica bloqueado e a porca de aperto encrava”, descreve Martin Mayer sublinhado a constante preocupação com o tempo. Com o sistema X-LOCK da Bosch esta luta contra o tempo é minimizada: “O novo sistema é rápido. Consigo substituir o disco em apenas alguns segundos. E nem necessito de uma ferramenta.” Com a GWX 18V-10 SC Professional da Bosch, Martin Mayer consegue fazer tudo com um só clique: basta posicionar o disco no encaixe X-LOCK, fixar com um clique e está pronto. Se precisar de substituir um disco, basta desbloqueá-lo com a alavanca para o poder retirar de imediato. “Nem preciso de tirar as luvas para isso”, afirma o encarregado. A rebarbadora com sistema X-LOCK oferece-lhe uma vantagem decisiva também ao nível da segurança para o utilizador: “a função de travão faz com que o disco se imobilize em apenas um segundo depois da desconexão da ferramenta. Isto reduz em muito o risco de lesões”.

Fotograf: André Wagenzik,Jeschenko Medienagentur GmbH, Bosch, X

A nova gama X-LOCK é muito completa, dispondo de um total de doze mini rebarbadoras – oito modelos com fio de 900 até 1 900 W, assim como quatro modelos sem fio com 18V – bem como mais de 130 acessórios. Para trabalhar metal, Martin Mayer tem uma ampla oferta de discos de corte, de desbaste, de fibra, SCM e de lamelas, assim como catrabuchas tipo tacho e redondas.

X-LOCK é outro marco Bosch no caminho da inovação, tal como já aconteceu anteriormente com o sistema de inserção SDS plus e SDS max para martelos perfuradores, o encabadouro tipo T para serras verticais ou o sistema Starlock para multiferramentas.

Mais informação:

Bosch

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.