DALI no controlo e gestão de iluminação

Revista Anteprojectos - n297 - Abril 2019 - pg100aA tecnologia DALI é um sistema em bus que foi desenvolvido para o controlo e gestão da iluminação. Definido na norma IEC60929, surgiu como uma alternativa digital ao tradicional sistema de controlo de iluminação analógico por sinal 1..10VDC. Tem como grandes vantagens a linearidade do controlo de intensidade luminosa, o reporte de falhas e a flexibilidade da instalação, permitindo nos sistemas endereçáveis a alteração do funcionamento da iluminação (transformando o Open Spaces em gabinetes por exemplo) sem realizar intervenção física na instalação, uma vez que todas as alterações são realizadas somente por software, reduzindo assim os tempos de intervenção nas constantes alterações de espaços nas instalações dos edifícios de serviços.

A DiiA (Digital Illumination Interface Alliance) é um consórcio aberto e global de empresas de iluminação, com o principal objectivo de promover soluções de controle de iluminação com base no protocolo DALI que foi criado em resposta às solicitações do sector para um programa de certificação, verificado e independentemente, que cubra as funcionalidades especificadas pelo novo DALI-2, a versão mais recente do protocolo DALI.

Esta certificação de produtos DALI-2 da DiiA, permite aquilo que anteriormente não era possível que é a interoperabilidade entre controladores e sensores, algo que com o protocolo anterior não era possível uma vez que apenas os drivers / balastros eram standard. Os controladores eram sistemas proprietários o que não permitia por exemplo juntar numa mesma instalação, detectores da B.E.G. com controladores de outros fabricantes.

Para além da interoperabilidade o DALI-2 traz também funcionalidades adicionais significativamente melhoradas. Como exemplo destaca-se o controlo de iluminação com variação da temperatura de cor. Uma nova tecnologia que a industria de iluminação está a trazer para dentro do edifícios, que permite a melhoria da qualidade de vida dos utilizadores e consecutivamente melhorias significativas na produtividade das empresas, com redução de acidentes de trabalho, redução do absentismo, e no caso das instalações de saúde um recobro mais rápido de doentes.

O protocolo DALI tem 2 modos principais de funcionamento: o modo Broadcast, muito utilizado em sistemas de detecção de presença como por exemplo a linha de produtos DALI Compact da BEG, e no qual todas as luminárias ligadas na mesma linha recebem o mesmo comando. Este é um sistema simples de implementar normalmente sem programação e por isso muito utilizado em pequenas instalações.

O modo endereçável, permite interligar numa mesma linha de bus até 64 dispositivos e a criação de até 16 grupos e 16 cenários. A solução ideal quando se pretende a flexibilização da instalação e um controlo integrado de toda a instalação. São exemplos deste tipo de soluções o DALI LINK da B.E.G. um sistema muito simples de implementar e facilmente programável através de uma aplicação Bluetooth com a qual o utilizador final pode realizar o controlo da iluminação e a configuração de cenários. O outro sistema endereçável, mas este destinado a todo o tipo de edifícios e de funções, é o DALISYS. Com capacidade de gerir até 25600 dispositivos distribuídos por 400 linhas DALI. Tem a possibilidade de controlar e gerir a iluminação de emergência, com realização de testes automáticos calendarizados com arquivo dos resultados dos testes. O software de colocação em serviço é residente e foi desenhado para ser acedido por webservice por intermédio de equipamentos móveis: tablets ou telemóveis, possibilitando ás equipas de manutenção um fácil acesso ao sistema local ou remotamente. Disponibiliza ainda software de supervisão e a possibilidade de interligação a sistemas de gestão de edifícios de níveis superiores, permitindo através de BACnet/IP a passagem de informação de ocupação dos espaços para controlo dos sistemas de AVAC.

Uma outra solução é a utilização dos detectores da B.E.G. interligados a controladores DALI-2, a gama completa de detectores de presença conhecidos pela sua elevada confiabilidade e com grandes área de cobertura disponíveis para interligação com controladores DALI-2 dos principais fabricantes de sistemas de gestão técnica.

Mais informação:

B.E.G

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.