Aconteceu a Conferência: “Os Desafios da Iluminação”

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A KNX realizou ontem uma Conferência subordinada ao tema “Os Desafios da Iluminação”, procurando mostrar a evolução tecnológica na iluminação em edifícios, as soluções de gestão inteligente e os desafios dos projectos de iluminação.

A Associação KNX Portugal realizou a 23 de Abril, em Lisboa, mais uma conferência do Ciclo “Mundo 4.0: Cidades Inteligentes e Sustentáveis”, numa organização conjunta com a ROCA, para dar a conhecer temas relacionados com os edifícios do futuro, as cidades inteligentes e as soluções técnicas oferecidas no âmbito do protocolo KNX.

Esta Conferência teve como tema “Os Desafios da Iluminação” e contou com um painel formado por Miguel Soares e Nuno Silva, moderado por Rui Horta Carneiro, secretário executivo da Associação KNX Portugal.

Depois de décadas de alguma estagnação tecnológica, a iluminação arrancou nos últimos anos para uma revolução tecnológica – o advento da tecnologia LED, novos materiais, novos designs, controlo de temperaturas de cor, redução de consumo energético, os benefícios da evolução dos sensores e o aumento exponencial da gestão integrada alteraram radicalmente a iluminação dos edifícios. Os Projectos de iluminação são hoje uma técnica e uma arte.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Miguel Soares, da BEG, teve oportunidade de apresentar o quadro geral das soluções técnicas hoje disponíveis no mercado, incluindo os vários protocolos que permitem a gestão inteligente da iluminação nos vários perfis de edifícios, designadamente o DALI e o KNX. Para Miguel Soares, é muito importante que a par da eficiência energética que estes sistemas oferecem, se acrescente a componente de conforto e bem-estar, tendo destacado os estudos que demonstram o aumento da produtividade e da saúde na utilização correta dos níveis e da temperatura da luz ambiente.

Nuno Silva centrou a sua comunicação nos desafios que hoje se colocam na conceção dos projetos de iluminação, considerando as soluções técnicas disponíveis e as crescentes necessidades dos clientes e utilizadores. Destacou ainda as preocupações com a segurança das redes e a crescente exigência dos clientes nesta matéria.

Mais informações:

KNX Portugal

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.