Edifício do Infante. Conheça o Atelier aqui!

DESTAQUE1

O edifício no qual se pretende intervir integra o conjunto da Ribeira da cidade do Porto, em área classificada como Área Histórica. Dada a localização privilegiada do imóvel, e considerando igualmente a sua traça arquitectónica característica, a obra proposta pretende preservar na íntegra as características originais da construção, minimizando o impacto da intervenção tanto quanto possível e devolvendo a configuração original nos aspectos em que esta terá sido alterada ao longo do tempo. O edifício, datado do ano de 1919, destinava-se no seu projecto original a armazém no piso inferior, loja no piso intermédio e escritórios ocupando os dois últimos pisos, com entrada principal pela praceta confinante com a Rua do Infante D. Henrique. A intervenção proposta destina-se à introdução de uma unidade hoteleira constituída por 9 suites, complementada por uma cafetaria e uma unidade de restauração com funcionamento independente. A reversibilidade foi um factor considerado em projecto, visto que estes edifícios, com uma alargada vida útil e arquitectura característica do final do século XIX e início do século XX, têm demonstrado uma grande adaptabilidade a diferentes contextos e programas, pelo que se pretende manter o seu futuro potencial de transformação. As condições de conforto serão melhoradas através da introdução de isolamento acústico e térmico, infra-estruturação completamente nova e reforço estrutural onde este possa ser necessário. Será desta forma dada preferência à manutenção do sistema construtivo existente e os acabamentos introduzidos respeitarão a natureza patrimonial do edifício, nomeadamente através da selecção de materiais nobres de produção nacional, assegurando assim a compatibilidade de materiais.

DESTAQUE2

O objectivo final da intervenção será a restituição, tanto quando possível, da condição original do imóvel, respeitando porém as exigências actuais, para que possa ser preservado o seu valor enquanto referência urbana da cidade e, igualmente, como património material.

Ficha Técnica Arquitectura:
Ana Coelho Arq., Lda

 Designação Edifício do Infante
 Função Hotelaria e restauração
 Localização Rua do Infante D. Henrique, Porto
 Data conclusão da obra Setembro 2020

DESTAQUE3

DESTAQUE4

Ana Coelho é arquitecta (FAUP, 2008) e mestre em Construção e Reabilitação Sustentáveis/Conservação e Reabilitação de Edifícios (UM, 2012). Fundou atelier em nome próprio no ano de 2014, na cidade do Porto. Desde então a equipa de Ana Coelho Arq. dedica-se ao desenvolvimento de projectos transversais, desde a selecção de imóveis, licenciamento, projecto de execução, acompanhamento e fiscalização de obras, assim como ao fornecimento de serviços “chave na mão”, em todas as áreas e escalas de intervenção. Dando resposta à realidade actual do mercado imobiliário e de construção, os projectos do atelier têm incidido maioritariamente na recuperação e adaptação de edifícios Portuenses dos séculos XVIII a XX, adaptando-os às exigências actuais de conforto e habitabilidade. O atelier possui também intervenções em unidades fabris, espaços de hotelaria e ainda alguns projectos de remodelação e decoração de interiores.

Projectos em carteira:

– Rua da Conceição: Recuperação e ampliação de edifício para habitação colectiva e restauração
– Santo Ildefonso: alteração e ampliação de edifício
– Rua do Breiner: recuperação e ampliação de edifício para habitação colectiva
– Bainharia: alteração e ampliação de edifício
– Passeio Alegre: Recuperação e adaptação de edifício para unidade de restauração – Constituição: edifício de habitação colectiva
– Correia de Sá: Alteração de edifício
– Rua da Paz: Recuperação de moradia unifamiliar
– Rodrigues Sampaio: remodelação e alteração de unidades unifamiliares em edifício
– Pinhal Velho: Recuperação e ampliação de moradia unifamiliar
– Apartamento J: decoração de interior de apartamento.
– Cândido dos Reis: recuperação de edifício em ruína.

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.