Alojamento para Estudantes. Conheça o Atelier aqui

destaque 1

A presente memória descritiva refere-se ao estudo de arquitectura para um edifício destinado a estudantes, com 109 fracções sendo 107T1 e 2 T2, que se pretende construir em Benfica, Lisboa.
A proposta pretende colmatar a ausência, não só nesta zona como na área da grande Lisboa, de equipamentos deste género.

Trata-se de uma zona servida por boas infraestruturas como de transportes públicos, de comércio, de equipamentos e de escolas privadas, públicas e também de ensino superior.
Pretende-se que a intervenção se assuma enquanto uma mais valia arquitectónica e urbana, sendo intenção que a mesma seja um importante contributo para a valorização do lugar a intervir.
O conceito subjacente ao projecto e que suportou a concretização funcional/programática e formal da proposta, apoia-se na ideia de oferecer à cidade de Lisboa, um edifício de excelência.

A geometria e o partido geral da composição da solução proposta é definida pelos alinhamentos e eixos tirados a partir das construções existentes e previstas confinantes, aos limites do edifício, respeitando a malha urbana, a harmonia com a escala envolvente e a legislação em vigor.
Ambiciona-se projectar um edifício, de traça contemporânea e elegante, dotado de uma gramática de formas equilibradas e com um evidente sentido de unidade, patente nos diversos elementos que o constituem.
Trata-se de uma parcela que possui na sua totalidade 1186.97 m2, com uma área de implantação de 478m2 caracterizada por uma configuração rectangular, sendo o terreno pouco acentuado, praticamente de nível.

A elevada altura dos edifícios contíguos permite a edificação de seis pisos acima do solo e mais um recuado, mais dois pisos abaixo do solo destinado a estacionamento.
De modo a salvaguardar um nível mínimo de permeabilidade dos solos, libertou-se no limite tardoz, criando um logradouro destinado a estacionamento com revestimento de pavimento 100% permeável e também ele ajardinado, aproveitando também para captar luz natural sobretudo para o piso térreo onde se localizam os serviços, as esplanadas, as áreas sociais, como salas de convívio e de estar, salas de reuniões, biblioteca, lavandaria e recepção.

destaque 2

Nos pisos superiores, localizam-se os quartos, cada um uma suite com a sua instalação sanitária completa, uma área de copa e uma varanda privada, excepto no piso recuado, onde se localizam mais 2 T2 e área técnica. Neste piso, todas as suites e os 2T2 são servidos por terraços privativos.

Todo o edifício é projectado de modo a receber luz natural de nascente a poente.
A rotação dos vãos permite a captar o máximo da luz natural solar, de modo a que cada suite tenha ainda mais privacidade tanto no seu interior como no exterior.

Ficha Técnica:
Equipa Técnica: HAZATELIER – PROJECTOS, ARQUITECTURA E ENGENHARIA, LDa
Arquitectura: Isabel Alves, Arq.

■ Designação
Edifício de Alojamento para Estudantes
■ Função
Habitação
■ Localização
Benfica, Lisboa
■ Data conclusão da obra
Não prevista

destaque 3

destaque 4A HAZATELIER é um gabinete que apresenta uma abrangência total na área de gestão e coordenação de projecto, análises e estudos, avaliações, fiscalização e construção, com uma vasta equipa de técnicos peritos certificados e profissionais qualificados.
Com duas décadas de experiência no mercado de construção e projecto, tem conseguido resultados de que se orgulha em toda a amplitude de vertentes desta área desde Loteamentos, Licenciamentos, Remodelações de moradias, escritórios, apartamentos, clínicas, restaurantes, lares, edifícios de habitação, de comércio e de escritórios, a Levantamentos topográficos, Certificações Energéticas, Avaliações acústicas, Consultoria, Diagnósticos de deformações estruturais e patologias de edifícios, ao Projecto de Arquitectura e respectivas especialidades de Engenharia.

Projectos em carteira:
– Licenciamento de arquitectura de edifício de alojamento para estudantes com 109 fracções, Benfica – Lisboa
– Loteamento terreno, Almada
– Projecto de arquitectura e obra de Loja Vinoteca, Santos – Lisboa
– Projecto de arquitectura e obra de hall de prédio de escritório na Av. da República – Lisboa
– Projecto de execução e obra de moradia unifamiliar em Alcabideche – Cascais
– Projecto de execução e obra de 2 Moradias unifamiliares em Cruz Quebrada – Lisboa
– Licenciamento de arquitectura e especialidades de moradia unifamiliar em Abrunheira – Sintra
– Projecto de arquitectura e obra de apartamento na Alameda – Lisboa
– Projecto de alteração de arquitectura de moradia unifamiliar, Abrunheira – Sintra
– Projecto de execução de arquitectura de moradia unifamiliar – Golf de Oeiras

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.