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Os estudos de mobilidade nos projetos urbanísticos

Categoria:  Artigos TécnicosCategoria:  Artigos Técnicos > Soluções Técnicas

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SolucoesTecnicas-1

Novos projetos, novos desafios

O êxito de um projeto urbanístico depende também das condições de acessibilidade/mobilidade. Mais do que um estudo de tráfego tradicional, centrado em salvaguardar a acessibilidade em transporte individual motorizado, é fundamental assegurar a acessibilidade multimodal (todos dos modos de deslocação), privilegiando e promovendo ativamente os modos mais sustentáveis.

Acessibilidade multimodal no espaço público

É fundamental enfatizar a necessidade de reequilibrar a afetação do espaço aos diferentes modos de deslocação, garantindo as condições de segurança e conforto dos modos mais vulneráveis, e salvaguardando que as condições de circulação motorizada se coadunam com o espaço atravessado. O desenho urbano pode influenciar as velocidades praticadas e os volumes de tráfego motorizado.

O objetivo da acalmia de tráfego traduz-se em espaços públicos que favorecem os modos mais SolucoesTecnicas-2sustentáveis, assim como a gestão dos lugares de estacionamento.

Pretende-se:

  • Ajustar a oferta e a procura de estacionamento, numa perspetiva de maior eficiência/eficácia;
  • Valorizar a acessibilidade pedonal e ciclável;
  • Integrar medidas inovadoras de mobilidade no que se prende com os serviços partilhados (bicicleta e veículo individual).

A quantificação das práticas de deslocação pretendidas através de uma abordagem prospetiva, conjugando ambição (transferência modal) e pragmatismo, assegurando assim a comercialização do projeto e a sua sustentabilidade.

Pacotes de serviços de mobilidade

É fundamental criar um eco-sistema de serviços de mobilidade que promova a utilização dos modos mais sustentáveis.

Intervenção nas diferentes escalas

Desenvolvimento de uma abordagem multimodal e transversal para as diversas escalas:

  • do planeamento estratégico ao detalhe do desenho urbano;
  • da escala metropolitana à interseção.

P_Logo_Transitec_quadriRua dos Douradores 135, 2º Esq. · PT-1100-204 Lisboa

Tlf +351 213 879 111 · lisboa@transitec.net · www.transitec.net

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Contacto

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aleitao@anteprojectos.com.pt

Directora Geral

Av. Álvares Cabral, nº 61, 6º andar | 1250-017 Lisboa

Telefone 211 308 758 / 966 863 541

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Novos projetos, novos desafios

O êxito de um projeto urbanístico depende também das condições de acessibilidade/mobilidade. Mais do que um estudo de tráfego tradicional, centrado em salvaguardar a acessibilidade em transporte individual motorizado, é fundamental assegurar a acessibilidade multimodal (todos dos modos de deslocação), privilegiando e promovendo ativamente os modos mais sustentáveis.

Acessibilidade multimodal no espaço público

É fundamental enfatizar a necessidade de reequilibrar a afetação do espaço aos diferentes modos de deslocação, garantindo as condições de segurança e conforto dos modos mais vulneráveis, e salvaguardando que as condições de circulação motorizada se coadunam com o espaço atravessado. O desenho urbano pode influenciar as velocidades praticadas e os volumes de tráfego motorizado.

O objetivo da acalmia de tráfego traduz-se em espaços públicos que favorecem os modos mais SolucoesTecnicas-2sustentáveis, assim como a gestão dos lugares de estacionamento.

Pretende-se:

  • Ajustar a oferta e a procura de estacionamento, numa perspetiva de maior eficiência/eficácia;
  • Valorizar a acessibilidade pedonal e ciclável;
  • Integrar medidas inovadoras de mobilidade no que se prende com os serviços partilhados (bicicleta e veículo individual).

A quantificação das práticas de deslocação pretendidas através de uma abordagem prospetiva, conjugando ambição (transferência modal) e pragmatismo, assegurando assim a comercialização do projeto e a sua sustentabilidade.

Pacotes de serviços de mobilidade

É fundamental criar um eco-sistema de serviços de mobilidade que promova a utilização dos modos mais sustentáveis.

Intervenção nas diferentes escalas

Desenvolvimento de uma abordagem multimodal e transversal para as diversas escalas:

  • do planeamento estratégico ao detalhe do desenho urbano;
  • da escala metropolitana à interseção.

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O êxito de um projeto urbanístico depende também das condições de acessibilidade/mobilidade. Mais do que um estudo de tráfego tradicional, centrado em salvaguardar a acessibilidade em transporte individual motorizado, é fundamental assegurar a acessibilidade multimodal (todos dos modos de deslocação), privilegiando e promovendo ativamente os modos mais sustentáveis.

Acessibilidade multimodal no espaço público

É fundamental enfatizar a necessidade de reequilibrar a afetação do espaço aos diferentes modos de deslocação, garantindo as condições de segurança e conforto dos modos mais vulneráveis, e salvaguardando que as condições de circulação motorizada se coadunam com o espaço atravessado. O desenho urbano pode influenciar as velocidades praticadas e os volumes de tráfego motorizado.

O objetivo da acalmia de tráfego traduz-se em espaços públicos que favorecem os modos mais SolucoesTecnicas-2sustentáveis, assim como a gestão dos lugares de estacionamento.

Pretende-se:

  • Ajustar a oferta e a procura de estacionamento, numa perspetiva de maior eficiência/eficácia;
  • Valorizar a acessibilidade pedonal e ciclável;
  • Integrar medidas inovadoras de mobilidade no que se prende com os serviços partilhados (bicicleta e veículo individual).

A quantificação das práticas de deslocação pretendidas através de uma abordagem prospetiva, conjugando ambição (transferência modal) e pragmatismo, assegurando assim a comercialização do projeto e a sua sustentabilidade.

Pacotes de serviços de mobilidade

É fundamental criar um eco-sistema de serviços de mobilidade que promova a utilização dos modos mais sustentáveis.

Intervenção nas diferentes escalas

Desenvolvimento de uma abordagem multimodal e transversal para as diversas escalas:

  • do planeamento estratégico ao detalhe do desenho urbano;
  • da escala metropolitana à interseção.

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