Havay Motel. Conheça o Atelier aqui!

destaque 1

A intervenção na recepção do Havay motel tem como princípio compositivo a ideia de um túnel de luz indirecta que revestido de sensibilidade própria vai dialogando metricamente com a sua circunstância, as preexistências. Este diálogo resulta do ponto de vista plástico na intersecção entre chão e tecto que dialogam de forma intensa e por contraste, procurando uma harmonia, desenhando portas, aberturas e nichos, incluindo todos os elementos compositivos num todo que pretende criar conforto e depuração visual.

Deste jogo entre cheios e vazios procuram-se criar relações entre espaços confinantes como o bar e os W.C. por forma a que os pavimentos tenham continuidade, facto que hoje em dia não existe.

Paralelamente e uma vez uniformizado o espaço, depurado e despido de descontinuidades, está pronto para receber os apontamentos decorativos que o enriquecem. A ideia de introdução das madeiras de pau ferro , procurando uma linguagem clássica/moderna, contrasta com a introdução de tecidos, em tons mostarda e verde , que cortam a saturação dos apontamentos de madeira e dos pavimentos.

destaque 2

O conjunto harmonioso e rico procura uma identidade, Havay, e que a mesma seja reconhecível e integrada num processo de revitalização a que o edifício tem sido alvo.

destaque 3

destaque 4

Nasce na Maia em 1982, finaliza o curso de artes visuais na EscolaArtística de Soares dos Reis em 1999 e licencia-se em Arquitectura pela FAULP (Faculdade de Arquitectura da Universidade Lusíada do Porto) em 2006.
Em 2007 efectua o estágio de admissão á ordem dos arquitectos no atelier do Arquitecto José Miguel Regueiras e ao mesmo tempo inicia colaboração no Departamento de Obras Municipais da Câmara Municipal da Maia.
Em 2010 inicia colaboração no Departamento de Obras Municipais da Câmara Municipal do Marco de Canaveses e ao mesmo tempo inicia uma série de parcerias ligadas ao desenvolvimento e estudo de propostas para concursos públicos nacionais e internacionais fundando em 2013 o seu atelier com nome próprio.
Com actividade desde 2013 o atelier está essencialmente vocacionado para a elaboração de projectos de arquitectura e design, de âmbito e escala diversos, sendo que se encontra aberto a todo o tipo de intervenções no campo artístico.
A estrutura do atelier é volátil pois normalmente funciona num regime de parcerias, seja entre arquitectos ou com os demais intervenientes no natural desenvolvimento de um projecto, como engenheiros civis/mecânicos, designers gráficos e até mesmo artistas plásticos.
Maioritariamente dedicado numa primeira fase de formação à experimentação enquanto modelo de estudo/procura e consequentemente à elaboração de propostas para concursos públicos nacionais e internacionais dos quais se destacam projectos para a Dinamarca, Bulgária, Espanha e Itália, o atelier tem vindo a desenvolver um alargado e diverso portefólio que aponta brevemente para a consolidação dos conhecimentos e linhas orientadoras.
É uma pequena estrutura mas que tem a capacidade necessária para dar resposta a qualquer programa e tipologia nas mais diversas escalas.

Projectos em carteira:
– Habitação unifamiliar , São Pedro da Cova , 2019
– 3 Habitações geminadas , Carvalhos , Gaia , 2019

Ficha Técnica
Arquitectura: Mário Lima – arquitecto
Design de interiores: Mário Lima – arquitecto
Visualização 3d: Mário Lima – arquitecto

Designação
Renovação da recepção do Havay Motel
Função
Motel
Localização
Rua do Barroco , nº 112, Leça do Balio Matosinhos , Portugal
Dono de Obra
Companhia portuguesa de motéis Havay, Lda
Data conclusão da obra
2019

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.