Hotel do Dragão. Conheça o Atelier aqui!

destaque 1

O objecto da intervenção tem uma área de implantação de 561m2 e trata-se de um edifício construído na década de 30 do séc. XX na Avenida dos Aliados.

Durante décadas este edifício albergou a sede do Futebol Clube do Porto, bem como algumas actividades do clube, nomeadamente a sua famosa secção de bilhar.
Com a inauguração do Estádio do Dragão todas as actividades, e especialmente a Sede sairam deste edifício da Baixa, sendo o bilhar a última a abandonar-lo em 2009. Veio então a Direcção do Futebol Clube do Porto a decidir pela reabilitação da sua velha Sede, transformando-a numa emblemática unidade hoteleira.

No piso 0 faz-se o acesso ao equipamento, quer para a zona de clientes, quer para a zona de serviço. É também neste nível que estão localizados todos os espaços sociais, de convívio e lazer.
Acedendo ao vestíbulo temos à direita o restaurante, e à esquerda a loja de merchandising do FCP, junto da recepção do hotel, tendo ao fundo o bar com a zona de mesas.
No restaurante, temos a sala com as mesas com visibilidade para a cozinha, com balcão de show-cooking.

A recepção é uma zona de atendimento personalizado, com duas secretárias, tendo os hóspedes a partir deste espaço o acesso directo com o elevador, que os irá transportar aos vários pisos dos quartos.
No eixo da construção existe a escadaria original do edifício, que se pretende manter.
Uma faixa verde natural serve de cenário à sala de bar e à sala de restaurante como pano de fundo dos grandes envidraçados destes espaços.
Do Piso 1 ao Piso 5 a ocupação é feita exclusivamente com quartos, tendo um total de 54.
Será restaurado na íntegra o alçado voltado à Praça General Humberto Delgado, sendo de grande valor arquitectónico e de grande beleza toda a cantaria que possui. As caixilharias serão também recuperadas mas com uma pintura de uma cor diferente.

No envasamento, onde existem dois portões de garagem, foi feito um desenho de vãos iguais aos restantes, seguindo o mesmo alinhamento.
No topo superior do edifício foi proposto um novo desenho dos planos inclinados dos telhados com o revestimento em zinco com o sistema camarinha, de modo a possibilitar o aproveitamento do vão do telhado. Assim vamos ter um piso recuado com os vãos em caixilharia de madeira, com as proporções e alinhamentos dos restantes.

destaque 2

Todo o volume edificado é mantido, mantendo-se mesmo as várias lajes dos pisos, mantendo-se a cota da cumeeira e os alinhamentos, quer para o alçado principal, quer para o tardoz. Este alçado mantém as métricas dos vãos mas com vidros mais lisos, retirando a escada de emergência exterior e as varandas de pequena dimensão.

destaque 3

destaque 4

A Ferreira de Almeida Arquitectos é fundada pelo casal Rosário Rodrigues e Nelson de Almeida, mas apenas a partir de 2005 partilham conjuntamente e de forma plena o exercício da profissão e da empresa. Enquanto Rosário Rodrigues de Almeida se manteve sempre à frente dos destinos da empresa desde a sua fundação, Nelson Almeida exerceu cargos de direção e administração nos Grupos Sonae e Amorim de 1984 a 2005.
Com mais de 5 milhões de metros quadrados construídos, seja como arquitectos, seja como developers, Rosário e Nelson trabalham há mais de 30 anos para países como Portugal, Brasil, Angola, Moçambique e Colombia, abarcando as múltiplas disciplinas e escalas do planeamento urbano, shopping centers, complexos multiusos, residenciais, turísticos, renovação urbana e interiores.
Compreendendo a arquitectura não como uma fórmula ou um estilo, encaram-na acima de tudo como uma ferramenta que realiza a síntese de gestão complexa que resultam da comunidade em que se inserem, da envolvente, da gestão das expectativas e da criatividade e eficácia com que se atingem os objectivos manejando os aspectos legais, económicos e antecipando o futuro.

Projectos em carteira:
– PAVILHÃO ROSA MOTA – SUPER BOCK ARENA no Porto
– HOTEL MERCURE – Rua do Bonjardim no Porto
– HOTEL PLAZA CENTRAL em Braga

Ficha Técnica
Arquitectura: Ferreira de Almeida , Arquitectos
Mecânicas e Térmica: GET
Estruturas e Águas/ Saneamento: Civi4
Acústica: Logacústica
Electricidade e Segurança: OHM

■  Designação
Hotel do Dragão
■ Função
Equipamento hoteleiro de 4****
■ Localização
Praça General Humberto Delgado, nos 321,
325 e 329, na União das freguesias de
Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia,
São Nicolau e Vitória
■ Data conclusão da obra
2020

 

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.