Verde Monte. Conheça o Atelier aqui!

destaque 1

O projecto do empreendimento turístico Verde Monte Hotel-Apartamento Resort ****, situa-se no Sítio da Senhora do Verde, Monte Canelas, na freguesia da Mexilhoeira Grande, concelho de Portimão e distrito de Faro.
Este conjunto turístico organiza-se em quatro núcleos, com diferentes composições mas com a mesma linguagem arquitectónica, caracterizada pelos edifícios de dois pisos acima da cota de soleira. Constituído por 187 unidades de alojamento (86 apartamentos e 101 casas), com apartamentos e casas diferenciadas, respeitando a exigente topografia do terreno.
Todo o projecto desenrolou-se sobre o desafio do terreno extremamente acidentado, com enormes ravinas e nenhum “Plateau”, obrigando a um exercício de grande rigor para se encontrar a melhor solução de implantação e agregação dos diferentes núcleos à topografia existente, salvaguardando simultâneamente, tanto quanto possível, as melhores orientações.
A morfologia do terreno condicionou de uma forma muito rígida a implantação dos núcleos.
Esta implantação por assim dizer, imposta por razões topográficas, implicou uma rara morfologia urbana, muito do que nós pensamos como urbanistas…Assim, pode verificar-se que este projecto tem uma forma “linear” a qual contraria a existência de “praças” e lugares de encontro, mais consentâneo com a nossa ideia de ambiente urbano.

destaque 2

Este projecto destina-se acima de tudo a seniores embora como ambiente construído possa vir a ser utilizado por qualquer grupo etário.
Apesar de tudo, o modo como distribuímos os 20.000 m2 previstos no PIP, permite ainda uma visão/imagem interessante.

destaque 3

destaque 4

A Empresa Tomás Taveira iniciou a sua actividade há 50 anos, o seu responsável Tomás  Cardoso Taveira    licenciou-se   em Arquitectura na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa Foi Vice-Presidente e Presidente da escola de  Arquitectura  de Lisboa (FA / UTL) durante vários anos.
Tem trabalhos teóricos publicados em revistas especializadas e jornais, dos quais destacamos as revistas Domus, Arquitetura Progressiva e Arquitectura Portuguesa, Revista LUI, A + U, etc.
Entre as quais: A Academy Editions of London e a St. Martin Press de Nova York publicaram um livro sobre seu trabalho em 1991.
Em Novembro de 2002, a Artmedia Press (Londres) publicou um livro chamado “Tomás Taveira” sobre seu trabalho, e em 2004 a Artemedia Press publicou um livro chamado “Taveira Sports Architecture”, sobre seu trabalho em Instalações Desportivas.
A sua Arquitectura é visível em Portugal, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Dubai, Macau, Angola, Cabo Verde, Moçambique, Brasil, Rússia, Argélia, etc.
Actualmente estamos com diversos trabalhos em Antuérpia, entre os quais a Remodelação do Aeroporto com estação de caminho de ferro; uma Plataforma Logística e uma Central de Camionagem.
Em São Tomé estamos a projectar um Porto de Águas Profundas.

Projectos em carteira:
– Remodelação do Aeroporto com estação de caminho de ferro em Antuérpia;
– Plataforma Logística e uma Central de Camionagem em Antuérpia.
– Porto de Águas Profundas em São Tomé e Príncipe.

Ficha Técnica
Arquitectura: Tomás Taveira & Associados, Lda.
Equipa Técnica: Prof. Arq. Tomás Cardoso Taveira;
Afonso José da Silva Cabrita | Ana Margarida Carvalho | Angela Nogueira
| Eliseu Pinto de Almeida | Élsio Lucas Silva| Estela Botelho | Fábio Rosa
| Fernanda Maria Magalhães Loureiro | Filipa Nunes Claudino | Gonçalo Esteves de Carvalho
| João Vaz dos Santos | Tiago Emanuel Gomes Ferreira | Vanda Pereira Matos

■ Designação
Verde Monte Hotel-Apartamento Resort ****
■ Função
Empreendimento Turistico
■ Localização
Sítio da Senhora do Verde – Portimão – Faro
■ Dono de Obra
Verde Monte, Promoção Imobiliária e Exploração Hoteleira, Lda.
■ Data conclusão
Fevereiro 2025

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.