O isolamento e o mito da densidade.

A lã mineral Volcalis é um produto à base de areia e ligante de origem biológica, fabricado em Portugal, com elevado desempenho térmico e acústico, resistente ao fogo e de fácil manuseamento. Fabricado com recurso à melhor matéria-prima e à utilização de tecnologias de ponta, este produto, de crescente procura no sector da construção, vem aumentar a vasta gama de soluções disponibilizadas pelas empresas do Grupo Preceram, e mais directamente complementar os sistemas de placas de gesso da Gyptec Ibérica.

solução tecnica 1

Devido à sua estrutura interna, a lã mineral Volcalis tem prestações semelhantes às das lãs de rocha, mas com menos densidade. Ou seja, com o mesmo desempenho acústico e térmico, a lã mineral Volcalis tem menos peso, é mais compressível e fácil de transportar e instalar do que as lãs de rocha. A densidade não é uma característica determinada ou declarada na normativa das lãs de isolamento, sendo que o que importa é o seu desempenho.

Térmica
A capacidade de isolamento térmico de um material homogéneo é declarada pela sua Condutibilidade Térmica.
Quando falamos de materiais de espessura constante, o seu desempenho térmico é representado pela Resistência Térmica. Esta define-se por:

solucão tecnica 2em que:

solução tecnica 3

 

 

 

 

Torna-se assim evidente que a densidade não é um parâmetro indicativo do seu isolamento térmico. Significa isto que comparando uma lã mineral de baixa densidade com uma lã de rocha de maior densidade (70 kg/m3), com iguais espessuras e condutibilidades térmicas, a sua resistência térmica será a mesma.

O recurso a isolamento em lã mineral Volcalis permite excelentes níveis de isolamento térmico com uma redução substancial do peso da solução.

Acústica
A prestação acústica das lãs minerais é caracterizada pela Resistência ao Fluxo de Ar (AFr) e ainda pelos Coeficientes
de Absorção Sonora.

A Resistência ao Fluxo de ar traduz o atrito entre as ondas sonoras e as fibras da lã mineral. Uma lã mineral com uma estrutura muito aberta gera pouco atrito, e como tal permite a passagem das ondas sonoras. Produtos menos porosos geram maiores níveis de atrito, reflectindo as ondas sonoras e promovendo assim a sua dissipação. No entanto, para lãs de maior densidade, este efeito poderá ser penalizante, em particular quando estas se encontram inseridas em sistemas “Massa-Mola-Massa”. Neste tipo de sistemas, a lã funciona como um amortecer do som, reduzindo a ressonância das ondas sonoras. Para uma lã de alta densidade, este efeito de mola pode perder-se devido à maior rigidez do sistema, podendo ser prejudicial no isolamento de ondas sonoras de baixa frequência.

solução teccica 4

Outros parâmetros importantes para aferir as propriedades acústicas das lãs minerais são os Coeficientes de Absorção Acústica (αs), que são apresentados para as várias frequências do espectro e o Coeficiente de Absorção Sonora Ponderado (αw). Um óptimo absorvente acústico terá um Coeficiente de Absorção Sonora Ponderado igual a 1. Este é mais um dos distintos atributos técnicos da lã mineral Volcalis, e que fazem deste produto um excelente material de isolamento que contribui para o conforto e para a eficiência acústica dos edifícios.

Mais informação:

logo volcalis

 

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.