Ilha em Nossa Senhora de Fátima. Conheça o Atelier aqui!

Revista Anteprojectos - Dezembro de 2018 - pg16

A poucos metros da rotunda da Boavista, mantem-se ainda uma típica estrutura urbana da cidade do Porto, com origens anteriores ao século XIX: a Ilha. No início previa-se apenas a ampliação de um prédio, e posteriormente acabou por se reabilitar a ilha que existe no quintal da casa.
Vista da rua a intervenção é percebida pela reabilitação e ampliação de três pisos, aumentando a cércea existente. A volumetria ampliada procura relacionar-se com o edifício original e contíguos, principalmente através do ritmo e da proporção dos vãos exteriores. Esta nova fachada apresenta-se recuada, criando pequenas áreas de varanda. O projeto propõe a instalação de um elevador com acesso ao logradouro da ilha, mantendo a escada e espaço da loja existentes.
Em relação à construção, a casa preexistente encontrava-se bastante devoluta. Nesse sentido foi pensada uma estratégia de intervenção, que vise uma maior integração do volume antigo nas novas dinâmicas de construção.
A estratégia para a intervenção a ser construída na ilha, pretende aumentar a qualidade de estar do espaços comuns e criação de conforto ambiental para as unidades.

Revista Anteprojectos - Dezembro de 2018 - pg16a

Os pisos superiores e as unidades da ilha são destinados à habitação, no entanto o rés-do-chão é de uso comercial, mantendo assim a tabacaria existente.
No interior da ilha, o projeto contempla a reabilitação do edificado existente, tanto nas áreas interiores como exteriores, para uma melhoria da salubridade e conforto dos espaços. A tipologia mais frequente é o T1, com a criação de um mezzanine onde se localiza o quarto.

Revista Anteprojectos - Dezembro de 2018 - pg16b Revista Anteprojectos - Dezembro de 2018 - pg16cA ANARCHLAB ARQUITECTURA, LDA foi fundada em 2013 pelo arquitecto Pedro Ribeiro da Silva (Porto, 1980). Licenciado pela FAUP iniciou a sua carreira profissional colaborando com o arquitecto Alcino Soutinho de 2004 até 2008 e na empresa Jofebar até 2011.
Desde 2013, o escritório tem desenvolvido diversos projectos, com destaque na reabilitação, nas cidades do Porto e Lisboa.
Em 2017, cria uma parceria com o arquitecto Pedro Castro Barata (Porto, 1980). Licenciado pela FAUP, mestre em Arquitectura e Cultura Urbana pela Universidade Politècnica de Catalunya e doutorando na actualidade pela FAUP.
Da equipa actual fazem parte: André Gomes (UBI), Andrea Caldas (ETSA Vallès, Barcelona) Cristina Pino (ETSA Granada), Cristina Pinto (UM), Estera Biernat (Politechnika Krakowska), Fábio Peixoto (UBI), Inês Barreira (UBI), Inês Silva (UBI), José Azevedo (ESAP) e Tiago Silva (FAUP), criando no seu conjunto um grupo jovem, ambicioso e de carácter internacional.

Ficha Técnica
Arquitectura: ANARCHLAB – ARCHITECTURE LABORATORY, LDA.
Engenharia: NUNO MONTEIRO Eng.

Designação
Ilha em Nossa Senhora de Fátima
Função
Habitação e Comércio
Localização
Rua Nossa Senhora de Fátima 456 a 462 – Porto
Dono de Obra
Miguel Alexandre Dias Nogueira
Data conclusão da obra
Dezembro 2019

Projectos em carteira:
– Prédio em Sá da Bandeira, Porto
– Prédio na rua da Conceição, Porto
– Casa na Comporta, Alcácer do Sal
– Bar na Bica, Lisboa

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.