Centro Cultural Raoul Mesnier. Conheça o Atelier aqui!

Revista Anteprojectos - Novembro 2018 - pg06a

O Centro Cultural Raoul Mesnier, concebido a pedido dos Transportes Urbanos de Braga, procura dar uma resposta contemporânea às novas necessidades da empresa, em termos funcionais, espaciais e programáticos. Desta forma o projecto renova a imagem da empresa indo de acordo com os atuais valores da mesma, aliando a acessibilidade, o conforto, a transparência, a pertença e a partilha de conhecimento.
O Centro terá cerca de 26.000m² ocupando a actual área dos Transportes Urbanos de Braga embora com uma ampliação a norte do lote. Esta localização, é próxima do centro de Braga e situa-se à porta das principais entradas da cidade: a Estrada Nacional Braga-Famalicão/Porto e a Estrada Nacional Braga-Barcelos.
A proposta promove a reunião de autocarros, bicicletas e pessoas integrando um ambicioso plano de regeneração urbana e de (re)construção das oficinas dos TUB. Para isso, o projecto foi concebido tendo em conta o fluxo pedonal e os hábitos do quotidiano, transformando as necessidades infraestruturais em oportunidades de interação social.
O espaço público é o grande impulsionador de toda a estratégia e, por este motivo, a nova praça e o edifício principal promovem o encontro, a permanência e a recepção de inúmeras atividades, conferindo à proposta uma forte identidade cívica.
Para além de articular as várias áreas adjacentes, o projecto é um catalisador urbano que possibilita a constante mudança, oferecendo um espaço flexível para a cidade e para o futuro.

Revista Anteprojectos - Novembro 2018 - pg06b

O edifício principal, arquitetonicamente distinto, desenvolve-se em open-space e o carácter público e multifacetado do piso térreo permite que funcione como uma extensão da praça exterior, adaptando-se a diferentes programas artísticos e culturais. O restante espaço foi desenhado tendo como objetivo o bom funcionamento dos TUB.

Revista Anteprojectos - Novembro 2018 - pg06cRevista Anteprojectos - Novembro 2018 - pg06dAlessandro Pepe Arquitecto é um escritório fundado em 2007, com sede no Porto – Portugal, tem desenvolvido diversos projectos na Europa, Ásia e América do Sul, destacam-se: habitação, planeamento urbano e instalações temporárias museológicas e patrimoniais.
Nossa equipa é formada por arquitectos, engenheiros e designers, formados em Portugal, Espanha, Itália, Brasil, República Checa, Japão, Polónia e Roménia.
Um forte relacionamento com o cliente, a monitorização de todo o processo, desde a concepção à construção, combinada com a investigação e a inovação são os elementos-chave da filosofia da empresa.
O gabinete é liderado e acompanhado pelo Arquitecto Alessandro Pepe, formado pelo Instituto Politécnico de Turim. Antes da criação do seu próprio gabinete, trabalhou para os Arquitectos Balkrishna Doshi e Álvaro Leite Siza Vieira. É membro da Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos e da Associação Italiana de Arquitectos de Turim (OAT). Tem trabalhos publicados em várias revistas de arquitectura entre as quais ArchDaily.com, Archello.com, Divisare.com, PlataformaArquitectura.cl, etc.

Projectos em carteira:
– Casa na Avenida Fernão Magalhães
– Casa Visconde Setúbal
– Casa no Bonfim
– Casa Afonso
– Casa Tetti Banco
– City Lodge 1930

Gabinete:

ALESSANDRO PEPE ARQUITECTO

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.