Urbo Business Center. Conheça o Atelier aqui!

Revista Anteprojectos - Dezembro 2018 - pg12a

Com uma área total de construção de 25 616,6m², o Urbo Business Center está localizado entre a av. Manuel Teixeira Ruela e as ruas da Virgínia e da Madorninha, em Matosinhos.
O edifício é composto por um total de 8 pisos, sendo a área total de construção acima do solo de 17 672,6m² e a área locável de 16 311,9m2. Os 6 pisos acima do solo concentram os espaços para escritórios, com grandes áreas em open space circundando um pátio central, e os 2 pisos abaixo do solo o estacionamento coberto. No piso -1, em cave, é definida uma área de serviços com espaço de pátio de usufruto independente. O último piso é recuado em relação aos planos de fachada.
A forma de implantação do edifício é muito próxima de um quadrado, com um pátio central encerrado e com altura livre até à cobertura do último piso. Esta grande área comum organiza a dinâmica de circulação vertical e horizontal dos diversos pisos, desde a dupla entrada a norte e a sul. A instalação neste pátio de uma clarabóia em toda a extensão, para iluminação natural dos átrios que distribuem os pisos acima do solo, reforça a dimensão e a importância deste espaço. A concentração das áreas de circulação e infraestruturas no interior permite libertar maior superfície envidraçada e luz natural nas áreas de trabalho.
A construção do edifício, composta por uma estrutura em betão armado nos pisos abaixo do solo e em aço com lajes colaborantes nos pisos superiores, é envolvida por uma pele exterior de ensombramento aos planos envidraçados.

Revista Anteprojectos - Dezembro 2018 - pg12b

Esta pele é constituída por elementos que formam uma malha contínua de pilares e vigas, em compósito de alumínio, com ritmos diferenciados que desenham a fachada e caracterizam a atitude contemporânea na conceção da arquitetura.

Revista Anteprojectos - Dezembro 2018 - pg12cRevista Anteprojectos - Dezembro 2018 - pg12dNuno Ferreira Capa, com atelier em Braga, é licenciado em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto e exerce atividade profissional como arquiteto desde 1998.
Com programas e escalas diferenciadas, convoca para os seus projetos de arquitetura e design a sua gramática contemporânea. Da habitação unifamiliar à habitação coletiva, do edifício de serviços ao industrial, do urbanismo ao mobiliário, o programa e o local definem o projeto explorando-se no seu desenvolvimento a relação entre forma, luz e materiais.

Projectos em carteira:
Liberdade Street Apartments, Braga, Portugal, 1 350m² – 2018 (em construção)
Edifício Habitacional A1, 22 apartamentos, Braga, Portugal, 4 400m² – 2016 (projeto)
Centro de Produções DST SGPS, Braga, Portugal, 2006_2018 (em construção)
Unidade Industrial Bysteel FS, Braga, Portugal, 7 000m² – 2016 (em construção)
Instalações da Junta da União de Freguesias S.Lázaro_S.J.Souto, Braga, Portugal, 1 500m² – 2016 (em construção)
Loteamento 8 habitações, Braga, Portugal, 11 248m² – 2016 (projeto)
Loteamento habitacional Barcelinhos, Barcelos, Portugal, 188000m² – 2014 (licenciado)

Gabinete:

NUNO FERREIRA CAPA | ARQUITETO

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.