CASA DRRA Moradia unifamiliar. Conheça o Atelier aqui!

Revista Anteprojectos - Novembro 2018 - 292 - pg10a

O Projecto de Arquitectura refere-se à proposta para Habitação Unifamiliar sita na Avenida Doutor António Granjo, em Chaves. O terreno integra-se num loteamento situado na zona urbana da cidade, cuja envolvente é caracterizada pela presença de habitação unifamiliar, multifamiliar e serviços.
Depois da análise ao local a intervir, e tendo em conta as regras definidas em loteamento, nomeadamente as condicionantes volumétricas e alinhamentos, equacionaram-se as particularidades do sítio, no que se refere à envolvente, à morfologia do terreno, à exposição solar, acrescentando ainda as exigências programáticas, para a formulação de uma proposta.
O projecto para a nova construção é composto por um volume paralelepipédico de cobertura plana que define a Habitação.
Compõe-se por uma implantação perpendicular à Avenida, com cércea de dois pisos, onde o nível 0 corresponde ao espaço colectivo da casa, que convive com o exterior, e o nível 1 corresponde às zonas privadas de quartos, com acesso a varandas exteriores.
A garagem localiza-se no alçado poente, ladeada em ambos os lados por uma pérgola. Salientam-se do conjunto geral, três elementos, que se destacam da mancha de implantação como “corpos balançados”, definindo no nível 0, uma zona coberta na entrada, e no nível 1, varandas protegidas nos quartos. A criação do pátio interior pretende adicionar ao espaço da habitação, luminosidade e ambiente exterior com carácter intimista. O espelho de água, que surge na continuidade da piscina interior, compõe o cenário de uma área de estar exterior, sob um deck de madeira.

Revista Anteprojectos - Novembro 2018 - 292 - pg10b

Toda a casa tem revestimento único em pedra grampeada, procurando enfatizar as aberturas a poente, sul e nascente, em contraste com a opacidade da fachada norte. Os “corpos balançados” assumem-se em betão armado aparente com guardas em vidro nas varandas, caracterizando de forma diferente os espaços exteriores cobertos. O alçado norte adjacente à Avenida configura o acesso a pé e automóvel à casa, e fecha-se à rua e ao bulício do tráfego automóvel. Em contrapartida, abre-se um grande envidraçado no alçado nascente, na cozinha e sala jantar, onde interiormente se desenha um pé direito duplo, proporcionando assim uma relação mais franca com o exterior.

Revista Anteprojectos - Novembro 2018 - 292 - pg10cRevista Anteprojectos - Novembro 2018 - 292 - pg10dCésar Gonçalves licenciado pela Escola de Arquitectura da Universidade do Minho e Márcia Oliveira licenciada pela Escola Superior Artística do Porto, constituíram-se como equipa em 2012, conjugando metodologias, conhecimento e know how no domínio da arquitectura, para transmitir um contributo mais rico, eficaz, versátil aos serviços que compõem o exercício da profissão. Sentido de responsabilidade, empenho e superação assim como constante aprendizagem pautam o caminho traçado profissionalmente, desde o inicio.
Cada projecto sustém um desafio, cujo objectivo se articula com a satisfação do cliente, o nosso próprio contentamento perante um trabalho bem desenvolvido e materializado e o contributo positivo para a sociedade e para o meio.
Os serviços prestados visam acompanhar todo o processo de projecto, desde o levantamento topográfico, a devida aprovação junto das entidades licenciadoras, a coordenação com as especialidades e o acompanhamento de obra, conduzindo, deste modo, o projecto da Concepção à Construção.
Os projectos desenvolvidos abrangem diferentes usos e funções, contemplando diversas áreas programáticas, nomeadamente a Reabilitação Urbana, a Arquitectura, a Arquitectura de Interiores e Desenho Urbano.

Projectos em carteira:
– Reabilitação de edifícios de habitação, comércio e serviços, no centro histórico em Chaves
– Reabilitação de Moradia Unifamiliar em Nantes
– Projecto de Instalação de Centro Cívico de Chaves
– Projecto de Instalação de Clínica Dentária em Chaves
– Projecto de Reabilitação de Quinta em Montalegre
– Projecto de armazéns industriais no Mercado Abastecedor de Chaves

Gabinete:

CÉSAR GONÇALVES & MÁRCIA OLIVEIRA – ARQUITECTOS

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.