As soluções de domótica KNX para Hotéis

Revista Anteprojectos - Novembro 2018 - pg28a

O Protocolo KNX é o padrão mundial para automação de edifícios, o qual se baseia numa tecnologia aberta e usada por mais de 430 fabricantes de material eléctrico e de equipamentos para todas as necessidades e funções de qualquer tipo de edifício.

O KNX permite uma gestão inteligente e segura de qualquer edifício, mas vamos centrar-nos nas vantagens do KNX para os HOTEIS (quer para a indústria hoteleira, quer para todo o sector de hospitalidade: hotéis-apartamentos, apartamentos de férias, acomodações turísticas, resorts e ainda restaurantes).

As vantagens das soluções KNX para Hotéis começam logo com a simplificação da cablagem que permite um CONTROLO absoluto do edifício e uma gestão integrada.

Uma vantagem das soluções KNX para Hotéis é o CONFORTO para os Clientes/Hóspedes. Um activo cada vez mais importante e diferenciador na Hotelaria. Gerir todas as funções do Hotel através de automação integrada (controle de temperatura, controle de iluminação, controlo de acessos, controlo de persianas, monitorização em tempo real do consumo de energia, etc.), permite que o total conforto proporcionado aos Hóspedes seja gerido da forma mais eficaz possível, reduzindo custos de operação.

A redução significativa nos custos de operação e manutenção (por exemplo, graças à exibição centralizada dos parâmetros mais importantes do sistema e ao relatório em tempo real de falhas e problemas) é possível graças à gestão centralizada, integrada e optimizada de todos os sistemas utilizando igualmente os programas de software de gestão e supervisão hoteleira.

Uma gestão inteligente de edifícios, graças às soluções de automação KNX garante uma considerável economia de energia, tanto no que diz respeito à iluminação como à utilização dos sistemas de aquecimento e arrefecimento, pontos críticos na gestão de um Hotel.

Revista Anteprojectos - Novembro 2018 - pg28c

A enorme flexibilidade proporcionada pelo KNX, com a capacidade de reprogramar dispositivos – e adicionar facilmente novos – em operação, mesmo muitos anos após a instalação, para responder às necessidades de mudança, actualização e crescimento do Hotel, permite concluir com êxito renovações e extensões.

Tipicamente, a gestão de um Hotel beneficia das soluções e capacidades do KNX para gerir de forma simples e centralizada todas as funções, desde logo ao nível da recepção com o software de supervisão adequado, nomeadamente as operações de check-in / check-out, de programação / cancelamento de cartões, a monitorização do estado da quarto (limpeza, necessidade de reabastecimento de mini-bar, solicitação de manutenção, etc.), controlo de temperatura, entre outras.

Outras funções essenciais na gestão do espaço hoteleiro que beneficiam das vantagens do KNX são, por exemplo, a activação de dispositivos elétricos da quarto (iluminação, TV, etc.) somente quando ocupado pelo Hóspede, a gestão inteligente e optimizada do ar condicionado (activação do modo conforto no check-in e durante a ocupação do quarto), a transição para standby / OFF quando o quarto está desocupado e no check-out). Os benefícios em eficiência energética e na correspondente redução de custos são significativos.

Também no domínio da Segurança as vantagens do KNX se fazem sentir, seja na gestão de acessos (ao quarto, a certos espaços como SPA ou piscina, ao estacionamento ou salas de conferências), na gestão de alarmes e mensagens e no controlo de pagamentos.

O KNX articula-se facilmente com o sistema de Management adoptado pelo Hotel, garantido um controlo e gestão eficaz de todo o edifício sem comprometer o conforto do Hóspede.
Por isso cada vez mais Hotéis e Cadeias Hoteleiras, como por exemplo no plano internacional a Marriot, a Jumeirah, a Conrad, a Movenpick, a Hyatt ou a Doubletree by Hilton, estão a optar por soluções KNX para os seus Hotéis.

Mas também em Portugal cada vez mais Hotéis e outros edifícios relacionados com a Hotelaria, como Apartotéis e Restaurantes, estão a reconhecer as vantagens de gestão integrada do edifício com KNX, em articulação com os seus programas de gestão hoteleira. Isso mesmo ficou bem patente nos Prémios KNX Portugal 2018, em que concorreram vários projectos do sector da Hotelaria e em que dois dos três premiados foram um Hotel – a QUINTA DE LEMOS, e Viseu – e uma cadeia de Restaurantes fastfood – a McDONALD’S.

Revista Anteprojectos - Novembro 2018 - pg28b

Mais informações:

KNX Portugal

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.