Moradia Unifamiliar. Conheça o Atelier aqui!

Moradia Unifamiliar 01

Foi-nos pedido pelo cliente, a criacão de uma moradia contemporânea, situada em Oeiras, com linhas minimalistas e cores simples, integrada num terreno semiplano, e composta por três pisos, um jardim e uma piscina, para uma família de cinco pessoas.
Uma moradia de tipologia T4, com luz natural, interiores em open space e uma comunicação constante com o exterior, abrindo toda a casa a sul e a poente para um jardim que se desenvolve em torno da mesma, com sala de estar com duplo pé direito em comunicação com o andar superior, o dos quartos.
É proposto assim, de acordo com o terreno, uma frente com linhas simples, virada para a rua principal existente, a nascente e o restante desenvolvimento da casa em abertura para sul e poente, deixando os espaços de passagem exteriores e de acesso ao piso -1, em cave, destinado ao estacionamento, resguardados a norte. Dada a localização espacial e geográfica do terreno, a moradia desenvolve-se num formato de “L”, com três pisos: piso -1 (garagem e arrumos), piso 0 e piso 1, deixando o restante espaço para o desenvolvimento mais resguardado do jardim e piscina assim como os restantes espaços exteriores de passagem.
O alçado nascente que corresponde à entrada na propriedade é composto por uma presença simples de dois planos diferentes em altura e composição, distanciados entre si. O plano mais próximo, o de chegada, protege a entrada e é revestido a pedra natural, e o outro plano posterior, branco, o plano da frente da casa, alonga-se de certo modo até se “diluir” em ripas brancas, que permitem apenas um pequeno vislumbre do que acontece por trás, neste caso no jardim, garantindo ao mesmo tempo uma certa privacidade visual.
A entrada é feita à cota 134.62 assimetricamente com a restante volumetria e acontece do lado onde se encontra a rampa de acesso à garagem por motivos funcionais. A partir deste ponto e deste formato, desenvolvem-se os restantes espaços interiores e exteriores.
Ao entrarmos, deparamo-nos com um pequeno Hall envidraçado, comunicante com a escada em direcção ao piso superior e com o corredor interior, definido pelas poucas divisórias existentes que o tornam percetível. A privacidade foi pensada tanto ao nível vertical como horizontal, desenvolvendo-se no piso 0 as divisões mais “comuns” tais como a sala de estar e jantar, a cozinha e lavandaria com um pequeno pátio exterior de apoio, e uma instalação sanitária social à entrada junto ao roupeiro de entrada.
Em frente temos as duas grandes salas e do lado esquerdo a cozinha onde quase não se distingue se há ou não ainda corredor, uma vez que continuando pelo espaço da cozinha, encontramos a sala polivalente / escritório, toda ela projetada para a piscina exterior, assim como todas estas divisões do piso 0 que se encontram em constante comunicação com o jardim e entre si mesmas, através de largos e altos vãos envidraçados que permitem na sala de estar, apesar de interrompido pela varanda superior e exterior, um duplo pé direito interior, enchendo toda a zona de estar não só de luz natural mas de verde também.
O piso -1, onde se acede pela sala de estar, é ocupado pela garagem, áreas técnicas e arrumos, dando lugar a dois veículos no interior e um no exterior. Tem comunicação com o jardim através de uma escada exterior, o que permite percorrer a propriedade e volta da moradia.

Revista Anteprojectos - Outubro 2018 - pg15a

Quanto ao piso 1, dos quartos, é composto por dois quartos e duas suites, todos eles virados a sul e projectados para o lado do jardim e piscina. A suite maior localizada numa das extremidades, tem uma configuração alongada e uma área maior. A divisão começa com um closet de entrada, uma instalação sanitária frente ao duplo pé direito vindo da sala de estar do piso 0, dando lugar depois a uma pequeno jardim de inverno rodeado de vidro e ripas brancas que cobrem 90% da visibilidade de fora, transportando luz indirecta para a zona do quarto e do corredor. A outra suite, desenvolve-se a meio e tal como a suite anterior, tem comunicação com a varanda exterior, projectada para o jardim a sul. Os restantes dois quartos, são de áreas semelhantes, partilhando uma instalação sanitária situada a meio na sua divisão.
Relativamente aos espaços exteriores, diferem de varandas, a zonas impermeáveis e zonas de jardim permeáveis. Entre a moradia e a piscina, escolheu-se um pavimento suave, que transmitisse um certo conforto ao toque, o que permite andar sem qualquer tipo de calçado perto da piscina, dando espaço à restante envolvente de crescer verde e de pintar a restante vista em redor.

Revista Anteprojectos - Outubro 2018 - pg15b Revista Anteprojectos - Outubro 2018 - pg15cA HAZatelier é um gabinete que apresenta uma abrangência total na área de gestão e coordenação de projeto, análises e estudos, avaliações, fiscalização e construção, com uma vasta equipa de técnicos peritos certificados e profissionais qualificados.
Com duas décadas de experiência no mercado de construção e projeto, tem conseguido resultados de que se orgulha em toda a amplitude de vertentes desta área desde Loteamentos, Licenciamentos, Remodelações de moradias, escritórios, apartamentos, clínicas, restaurantes, lares, edíficos de habitação, de comércio e de escritórios, a Levantamentos topográficos, Certificações Energéticas, Avaliações acústicas, Consultoria, Diagnósticos de deformações estruturais e patologias de edifícios, ao Projeto de Arquitectura e respetivas especialidades de Engenharia.

Projectos em carteira:
– Moradia unifamiliar Quinta das patinhas, Cascais
– Clínica dentária em Ouressa, Sintra
– Edíficio de habitação colectiva, Queluz – Sintra
– Escritório de advogados, Telheiras
– Moradia unifamiliar em Albarraque – Sintra
– Edifício de habitação em Benfica – Lisboa
– Restaurante em Alcântara – Lisboa
– Cliníca gastroenterologia, Mem Martins – Sintra
– Remodelação de apartamento na lapa – Lisboa
– Remodelação de HALL de prédio de escritório na Elias
Garcia – Lisboa
– Remodelação de HALL de prédio de escritório na Av. da
Républica – Lisboa
– Moradia unifamiliar em Alcabideche – Cascais
– Moradia unifamiliar em São Domingos de Rana – Cascais
– Moradia unifamiliar em Manique, Sintra
– Moradia Unifamiliar em Abrunheira – Sintra
– Agência imobiliária – Telheiras
– Remodelação de aparatmento Alameda – Lisboa
– Remodelação de paratamento Damaia – Amadora

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.