Coworking Vilar – Porto. Conheça o Atelier aqui!

Coworking Vilar 01

Edifício inserido na freguesia de S. Ildefonso no Porto nas antigas instalações da Fábrica Vilar ou FNB – Fabrica Nacional de Bicicletas, edifício dos anos 30 de arquitetura industrial e com influência modernista projectada pelos Arq. Alvaro da Fonseca e Alberto Bessa.
Encontra-se totalmente devoluto a mais de 30 anos e em estado avançado de degradação, que põe em causa a salvaguarda do equipamento, como património industrial, da cidade.
A necessidade actual e futura de espaços de trabalho com grandes dimensões com que a cidade do Porto se depara julgamos que este edifico tem todas as condições para ser reabilitado e ir de encontro a estas necessidades.
A proposta visa transformar as antigas instalações da Fábrica Vilar, num Polo de Inovação Criativa e Tecnológica onde se possam sediar empresas da área dos serviços, comércio e restauração. Nesse sentido foi delineada uma estratégia geral estando alicerçado nos seguintes princípios:
Criação de polo de inovação, com espaços de Coworking, zona de comércio de proximidade e restauração.
Utilizar princípios de Sustentabilidade ambiental, reutilizando o edifício existente, tirando partido das energias renováveis assim como na utilização de materiais que propiciam essa mesma eficiência, assim com a introdução de uma cobertura visitável e ajardinada.
Como estratégia económica, para garantir a viabilidade e sustentabilidade do equipamento, propõe-se como principais factores: potenciar o investimento imobiliário na intervenção, para a regeneração urbana, geradora de emprego e competitividade da cidade.

Revista Anteprojectos - Outubro 2018 - pg23- 01

A nossa solução arquitetónica e programática para a intervenção nos 3.000m² tem por base toda a estratégia atrás referida. Desta forma propomos a reutilização do edifício mantendo o seu caracter industrial, mas adaptando às necessidades impostas pelo novo programa que é potenciar as grandes salas anteriormente industriais com pés direitos duplos para aí albergar os espaços de serviços que se desenvolve nos 3 pisos duplos.
No edifico que se relaciona com o espaço publico a cota baixa pretende-se instalar os espaços de comercio de proximidade.
No último piso esta previsto um espaço de restauração apoiado pelo jardim a instalar na cobertura.
Pretende-se com esta intervenção a reabilitação e regeneração do edifício existente dotando-o de condições que propiciem e fomentem a reativação deste polo industrial agora transformado em serviços que se quer inclusivo, partilhado e sustentável.

Revista Anteprojectos - Outubro 2018 - pg23- 02Revista Anteprojectos - Outubro 2018 - pg23- 03

 

 

 

A HA+ARCHITECTURE+ENGINEERING não é apenas mais uma prestadora de serviços de arquitectura e engenharia, é sim um parceiro que sendo especialista em soluções integradas para o sector do turismo, reabilitação, investimento imobiliário e retalho, elabora um processo que tem por base uma visão integrada numa estratégia global de intervenção, isto é, ir ao encontro das expectativas do promotor e do cliente final.
Agimos com eficiência, pragmatismo e perseverança. Onde a Arquitectura e Engenharia é parte integrante de um todo, distinguimo-nos pela paixão e exigência transmitida a cada projecto, tornando-nos competitivos e eficientes, tendo sempre em vista a viabilidade económica da operação pretendida. Somos um parceiro e assessor em todas as etapas do investimento.
A HA+ARCHITECTURE+ENGINEERING é um gabinete que trabalha para ser referência na área do projecto e da consultadoria, no sector da reabilitação. Garantimos uma capacidade de resposta multi-disciplinar e pragmática que resulta da experiência de toda a equipa que constitui a HA+, com um elevado grau de exigência e fortemente motivada nas várias áreas que são vitais para a criação de projectos integrados, conseguindo estabelecer uma relação contínua e profícua de confiança com o cliente (promotor).
Partimos de um estudo aprofundado sobre as expectativas do cliente (promotor), assim como do programa apresentado por este com as suas várias valências, desde económicas a prazos de execução.
A HA+, ao analisar o desafio em toda a sua extensão e estudando as possibilidades de construção, encontra uma solução eficaz e inteligente que viabilize o investimento.
Distinguimos-nos uma vez mais pelo facto de mantermos um fio condutor desde a ideia estratégica, passando pela fase crucial de obra e sua direcção, até a conclusão, pretende-se deste modo que o investimento do promotor ou particular seja o mais eficiente possível.
Elementos como prazos, rigor, excelência e qualidade são princípios basilares na nossa forma de trabalhar. Não vamos ver se fazemos, nós fazemos acontecer.

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.