Habitação Unifamiliar. Conheça o Atelier aqui!

Revista Anteprojectos - Outubro 2018 - pg18- 01

O Projecto responde a um pedido de reabilitação de uma moradia unifamiliar localizada na Foz/Porto inserida numa malha urbana consolidada do tipo unifamiliar, entre duas habitações. Lote estreito e de pouca profundidade, orientação solar Nascente-Poente.

Implantação – Os limites de inserção da área de implantação, bem como, alinhamentos de fachadas e cérceas encontram-se naturalmente definidos.

Acesso – Faz-se ao nível da rua, onde se acede directamente ao Piso 1 que se encontra ligeiramente elevado da cota da soleira.

Conceito – Ao nível da composição formal dos alçados procurou-se intervir o mínimo possível no alçado frontal, por ter uma traça arquitectónica com interesse histórico, enquanto no alçado tardoz por estar bastante adulterado e ser de escassa relevância arquitectónica permitiu reinventar segundo uma linguagem contemporânea.

Revista Anteprojectos - Outubro 2018 - pg18- 02

Piso 1 é o espaço privado da habitação composto por três suites, corredor de circulação e caixa de escadas.
A caixa de escadas e a suite interior são iluminadas e ventiladas através de clarabóias. Pelo acesso vertical descemos para um piso semienterrado.

Piso 0, semienterrado, tem pequenas janelas ao nível do passeio do alçado principal, enquanto o alçado tardoz tem amplos envidraçados. Assim, garantimos ventilação transversal e entrada de luz directa. Este piso é composto pela lavandaria, I.S. de serviço, cozinha e sala comum.

Logradouro localiza-se ao nível do piso 0 e acede-se directamente da sala de estar.

Revista Anteprojectos - Outubro 2018 - pg18- 03Revista Anteprojectos - Outubro 2018 - pg18- 04NRArchitecture é um gabinete jovem sediado em Matosinhos e que surge da vontade dos Arquitectos Nuno Rezende e Marta Brochado.
As áreas de actuação são a Arquitectura, Decoração, Desenho de Equipamento e Outsorcing.
O gabinete procura oferecer soluções que contribuam para a execução e potencialização dos objectivos das entidades a quem presta serviço. Para isso planeia, gere e supervisiona a implementação de soluções, garantindo um resultado final de excelência.
Aposta na melhoria continua, rigor, confiança nas relações pessoais, inovação técnica, profissionalismo e dedicação aos projectos, clientes e parceiros.
Para executar os projectos mediante o seu âmbito e escala, o gabinete recorre a parcerias com outras empresas e/ou especialistas, por forma a garantir um maior número de serviços e soluções chave na mão.

Projectos em carteira:
– Adega Vinícola- Douro
– Reabilitação de 2 Moradias Unifamiliares-Baião/Porto
– 3 Moradias Unifamiliares-Porto/Maia/Matosinhos
– Arquitectura de Int. em 3 apartamentos-Porto/Matosinhos/Ermesinde
– Decoração de Hostel-Porto
– Decoração Apartamentos Turísticos-Porto
– Decoração de Moradia Unifamiliar-Porto

 

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.