Moradia unifamiliar “Flor de Oliveira”. Conheça o Atelier aqui!

Moradia unifamiliar 01

O projecto refere-se à proposta para uma moradia unifamiliar, de tipologia T3, a levar a efeito em Oliveira de Frades, distrito de Viseu.
Apresenta-se uma implantação em “L” onde se procura tirar partido do espaço ajardinado de maior privacidade a sul, e de um outro volume adaptado aos limites da parcela, destinado a anexo. Partindo da forma irregular do terreno e do programa que se pretende contemplar na habitação, opta-se por trabalhar a construção em dois pisos: as áreas sociais no rés-do-chão e os quartos no segundo piso. A nível formal, assume-se a distinção entre a materialidade dos dois pisos: no rés-do-chão surge o betão aparente, contrastando com o branco do piso superior. O desencontro de volumes transmite a ideia de movimento entre pisos como se um deles pousasse com suavidade sobre as paredes de betão.
Os acessos à habitação dividem-se entre o acesso pedonal, feito a partir da Av. Dr. Arménio Maia, e o acesso automóvel, tanto para habitação como para o anexo, pelo caminho público a nascente. Percorrendo o primeiro, deparamo-nos com o hall de entrada, de pé direito duplo, onde é feita a distribuição para as diferentes zonas da casa: a área da piscina interior e um quarto acessível à direita, o acesso vertical em frente, caracterizado pela entrada de luz zenital, o escritório e a instalação sanitária de serviço nas laterais e finalmente a área social.

Moradia unifamiliar 02

Entrando pelo estacionamento coberto, sob o volume suspenso do 1º piso, deparamo-nos com o espaço destinado a lavandaria/arrumos, através do qual é possível aceder directamente à cozinha e sala de estar, que se abrem para o jardim, e cuja separação é feita através de um armário a toda a altura. Ao nível do primeiro piso a habitação possui uma sala polivalente em relação directa com a escadaria e o pé direito duplo, uma instalação sanitária comum, dois quartos com closet privativo e uma suite.

Moradia unifamiliar 03Moradia unifamiliar 04Com mais de 20 anos de experiência e já distinguida com a categoria ouro no Prémio Estrela Internacional WQC (World Quality Commitment) em Paris no ano de 2008, a JMB Arquitectos Lda., tem a sua sede em Oliveira de Frades, no distrito de Viseu.
Composto por uma equipa multidisciplinar que conjuga experiência e saber, com criatividade e irreverência, vão assumindo a responsabilidade de materializar os desígnios dos clientes.
Esta equipa de arquitectos e técnicos qualificados vão criando de norte a sul do país os espaços onde se vive, estuda, trabalha, passa os tempos livres…
A JMB ao longo da sua existência tem tido o privilégio de realizar trabalhos com uma grande diversidade, tanto funcional como de escala, designadamente edifícios de habitação, unifamiliar e colectiva, empreendimentos turísticos, equipamentos públicos e privados, complexos desportivos, parques urbanos, etc.
É de máxima importância para nós ir ao encontro das necessidades e do bem-estar do utilizador do espaço, com propostas estudadas e delineadas com rigor, acompanhadas junto das entidades licenciadoras e dos construtores.
Actualmente o Atelier JMB Arquitectos está a desenvolver projectos de âmbito social, nomeadamente um Hotel Sénior e Estruturas Residenciais para Idosos. Destacam-se, ainda, estudos para empreendimentos turísticos com maior evidência para o turismo rural.
Na execução dos trabalhos, concepção, desenvolvimento e pormenorização, contamos com a colaboração de diversas equipas especializadas em engenharia, fiscalização, topografia, design gráfico, fotografia e escultura.
Todos os nossos profissionais têm um grande sentido de responsabilidade perante o cliente, mas é também uma missão apaixonante!
É com este sentimento que vivemos e fazemos arquitectura.Moradia unifamiliar “Flor de Oliveira”

Projectos em carteira:
– Hotel Sénior nas termas de São Pedro do Sul
– Centro Social de Belazaima do Chão
– Estrutura Residencial para Idosos em Benfica do Ribatejo
– Requalificação e ampliação de edifício em Viseu – Av. Cp. Homem Ribeiro
– Requalificação e ampliação de prédio no centro histórico de Viseu
– Quinta do Faleiro – empreendimento turístico
– Quinta da Alagoa – turismo em espaço rural
– Edifício de habitação multifamiliar – Viseu

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.