Hotel de Charme. Conheça o Atelier aqui!

Revista Anteprojectos - Hotel de Charme  00

Este projecto, na Rua de S.João, nasceu do interesse do Dono de Obra de construir um hotel numa zona de Interesse Patrimonial, classificada como Património da Humanidade, que fosse uma peça original e que se reflectisse num edifício único para hóspedes únicos.
Começou-se por um levantamento exaustivo das características arquitectónicas e patrimoniais.
A escala e localização do imóvel condicionaram as soluções projectuais adoptadas. Procurou-se que o próprio edifício fosse o “Tema” da oferta turística, sendo as suas qualidades enfatizadas pelo novo programa a desenvolver: um Hotel de Charme distinto, em que as suas características originais fossem o principal motivo/tema e a sua adaptação apenas um complemento.
Como características principais e únicas do edifício foram seleccionadas a Porta de Carros à entrada, o Conjunto de Azulejos do Séc XVIII existentes na caixa de escadas e a sua “Clarabóia de Tambor”, e o Oratório/Capela do último piso com os seus Tectos Estucados que serão mantidos originais.
O projecto parte do pressuposto que a edificação deverá manter a mesma relação com o conjunto arquitectónico existente através da manutenção da fachada, telhado e cumeeira existentes e respeitando as construções envolventes, repondo as características originais do edifício, substituindo as caixilharias em madeira, limpeza e reparação de cantarias.
Eliminaram-se os “elementos intrusivos”, nomeadamente o lanço de escadas do Piso 0 ao Piso 1 (alteração em betão com cerca de 60 anos) restituindo a grandeza da caixa de escadas original.

Revista Anteprojectos - Hotel de Charme  02

Recorremos ao restauro dos elementos danificados e adequou-se a compartimentação ao seu novo programa refazendo as infraestruturas existentes às novas exigências regulamentares.
…O resto já lá estava e assim continuará por muitos anos como se deseja…

Revista Anteprojectos - Hotel de Charme  03Revista Anteprojectos - Hotel de Charme  04B229 surgiu da reunião de competências e da sólida experiência do seu sócio-fundador João Figueiroa, na criação de um espaço de reflexão sobre o projecto, a construção e o habitar.
Acreditando no poder de transformação da arquitetura e na sua influência na sociedade e no ambiente, a sua prática assenta na observação crítica e constante procura de soluções a incorporar nos seus projectos.
Da habitação unifamiliar à habitação colectiva, dos serviços à indústria, do mobiliário ao masterplan resultam diversos tipos de projectos de diferentes escalas à qual dedica o mesmo empenho e realismo crítico.
Acompanhando de perto o boom da reabilitação, nomeadamente no Porto, tornou-se num parceiro activo na busca de soluções de investimento e intervenção em património edificado.
Baseado na experiência de Project Management, a B229 oferece serviços de acompanhamento ao cliente desde a génese: Consultoria, Peritagem, Lev. Topográfico, Estudo Prévio, Viabilidade Económica, Projectos de Arquitectura e Especialidades, Fiscalização e Certificação Energética conduzindo o projecto da Concepção à Execução.

Projectos em carteira:
– Hotel na Rua de S. João, Porto
– Aparthotel na Rua de S. João, Porto
– Remodelação de Armazém para Serviços em Barão Forrester, Porto
– Habitação Colectiva em Alves da Veiga, Porto / Sá da Bandeira, Porto / Assunção, -Porto Fontainhas, Porto / Mouzinho da Silveira, Porto / Pilar, Gaia / 1º de Maio, Gaia / Afonso Henriques, Matosinhos / Sousa Aroso, Matosinhos

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.