Empresa portuguesa sobe no Ranking Top 250 International Contractors

Top 250 International Contractors 2018

No Ranking de 2018 da ENR, Engineering News Record do TOP 250 International Contractors, a única empresa portuguesa é a Mota-Engil que viu subir a sua posição de 58ª posição em 2017 para 51ª posição em 2018, com USD 2,29 mil milhões de facturação internacional de um total de USD 2,95 mil milhões, com 78% na área de Infraestruturas de Transportes.
A Mota-Engil é Associada fundadora da PROFORUM Associação para o Desenvolvimento da Engenharia

Nos 10 primeiros pontuam:

1 – ACS, Espanha
2 – Hochtief, Alemanha
3 – CCCC, China
4 – Vinci, França
5 – Strabag, Áustria
6 – Technip FMC, Reino Unido
7 – Bouygues, França
8 – CSCEC, China
9 – Skanska, Suécia
10 – Power Construction, China

A PROFORUM é uma Associação, sem fins lucrativos, criada com objectivo de contribuir para o progresso, fomento e internacionalização da Engenharia Portuguesa.

A Associação resultou do desenvolvimento de uma ideia inicialmente apresentada em fins de 1993 pelo Engº Ilídio de Ayala Serôdio perante o então Ministro da Indústria, Eng. Luís Mira Amaral, em reunião comemorativa dos 30 anos da PROFABRIL.

Em 24 de Janeiro de 1995 foi formalmente constituída a PROFORUM, tendo entre os seus 28 fundadores algumas das principais empresas, escolas de Engenharia e unidades de investigação portuguesas. A distribuição dos Associados da PROFORUM por sectores de actividade é significativa quanto à abrangência dos sectores reunidos nesta iniciativa.

Na Presidência da PROFORUM têm participado várias entidades relevantes nacionais tais como o LNEC, EDIFER, AEP, Lusitânia Gás, Universidade Nova, EDP, REN e PROFABRIL.

A actividade de “Engenharia” pode, e deve, ser entendida como “cluster”, numa forma abrangente, englobando todos os domínios das actividades económicas conexas, designadamente estudos e projectos, execução de obras, fornecimento de bens e serviços associados, englobando também financiamento, e empresas utilizadoras tais como a indústria, utilities e logística.

A Associação tem promovido vários encontros/Conferências em que personalidades marcantes da vida económica portuguesa e governantes têm apresentado e debatido com os participantes temas tais como;
– Engenharia Portuguesa. Que futuro?
– Competitividade Internacional da Engenharia Portuguesa
– PE2020.TI Projecto Engenharia 2020 – Tecnologia e Inovação
– Cidades Inteligentes
– Evento 4.0
– Inovação no evento para a competitividade Económica
– Internacionalização da Engenharia Portuguesas
congregando empresas, personalidades e parceiros estratégicos. O PE2020.TI foi uma iniciativa de base empresarial com o propósito de participar e alinhar com a estratégia 2020 da UE no processo do acordo de Parceria de Portugal, para definir e consagrar as opções estratégicas do País.

Vários membros do Governo têm marcado presença em almoços-debate e têm-se realizado visitas técnicas relevantes a instituições tais como a REN, a MARTIFER, TAP, Porto de Sines, entre outras.

A PROFORUM é actualmente Partner Institute do World Economic Forum e Affiliate Institute do MIT Portugal.

Anualmente e desde 2003 a PROFORUM organiza o EOS (Executive Opinion Survey) do World Economic Forum e faz a apresentação, normalmente em Setembro, dos resultados do Ranking Global Competitiveness em Seminários, de grande participação, com presença de Membros do Governo.

Gabinete:

PCG PROFABRIL CONSULPLANO GLOBAL

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.