É possível habitar uma casa de vidro em pleno deserto?

Apresentação 1

A Guardian Glass quis saber qual a resposta real a esta pergunta e fez a experiência no terreno. Uma casa feita de vidro pode ser confortável, sustentável e segura, se for construída numa zona árida e sujeita a temperaturas extremas?

A resposta é sim. Esta casa existe. Chama-se “A Casa do Deserto”. Foi criada com o objetivo de funcionar como uma espécie de laboratório para o vidro que a estrutura. Não tem pilares. Não tem uma parede que não seja de vidro. Abaixo da estrutura de madeira do pavimento faz-se uma gestão automática, com recurso a sistema de filtragem de água e produção energética, com ligação a um conjunto de painéis solares fotovoltaicos, colocados na cobertura. No total, são 20m2 onde se distribuem quarto, zona de banho e copa-cozinha, espaço suficiente para ser habitada por duas pessoas.

Está localizada num dos locais mais remotos e adversos da Europa, o deserto de Gorafe, em Granada, Espanha, onde as temperaturas no verão podem ascender aos 40 graus e no inverno descer até 10 graus negativos. O desafio foi criar um espaço que ofereça a comodidade, a temperatura, a eficiência e a segurança de um lar. Ou seja, um ambiente em que o vidro seja suporte, proteção e conforto.

O projeto arquitetónico singular desta casa ecologicamente amiga do ambiente e eficiente em termos energéticos, foi imaginado pelos eslovenos Ofis Architects e construída com os esforços combinados de uma grande equipa de experientes arquitetos, especialistas em vidro, engenheiros e consultores.

Mas o protagonista da” Casa do Deserto” é o vidro. Mais concretamente, o vidro de controlo solar Guardian SunGuard® SNX 60 que, com uma aparência consistentemente neutra e transparente, permite a entrada de 60% da luz natural diurna e apenas 29% do calor solar, garantindo assim um nível muito elevado de isolamento térmico.

É este o segredo da “Casa do Deserto”, por onde têm passado e pernoitado muitos visitantes, interessados na experiência de habitar uma casa de vidro numa localização tão deslumbrante quanto improvável. E poder fazê-lo com toda a comodidade e segurança graças ao vidro Guardian SunGuard® SNX 60.

• Conheça melhor este vidro e suas aplicações em https://www.guardian-possibilities.com/en
• Saiba tudo sobre a Casa do Deserto em www.acasadodeserto.pt
• Acompanhe-nos nas redes sociais em www.facebook.com/janelasadentro e
@seumundojanelasadentro

GuardianGlass_CMYK
Sophie Weckx

[email protected]

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.